Praia do Forte

Como são as 5 praias de Praia do Forte

Praias de ondas fortes, praias com piscinas naturais, praias com bares, passeios de barco e infraestrutura para famílias. Tem praias para todos os gostos em Praia do Forte. Conheça as melhores.

Praia do Forte, na Bahia, não é só uma praia. O que se chama de “Praia do Forte” na verdade é uma vila do município de Mata de São João. Perto da vila estão diferentes praias, a maioria acessível a pé, sem necessidade de carro. Selecionei aqui as 5 melhores praias de Praia do Forte.

Entenda como é cada uma das principais e melhores praias de Praia do Forte, como a Praia do Porto de Cima (praia principal do centrinho turístico), a famosa Praia do Lord (onde estão as Piscinas do Lord), a Praia Papa Gente, a Praia do Porto de Cima (Praia do Tivoli) e a Praia do Iberostar, essa mais distante da vila, em frente aos hotéis da rede espanhola.

Sem grandes obstáculos naturais, o litoral norte da Bahia é praticamente uma praia só. Na região de Praia do Forte, esses são os 5 trechos mais conhecidos da praia. Clique aqui pra navegar pelo mapa.

 

1. Praia do Porto de Cima

É a praia central de Praia do Forte. Fica em frente à igrejinha de São Francisco, perto também do Projeto Tamar. Como o nome já diz, nela está um pequeno porto de pescadores, com barcos ancorados. Apesar do mar calmo, protegido pelos corais, não é uma praia perfeita para banho, exatamente pelo mesmo motivo: corais na parte rasa e barcos amarrados. Não tem bares pé na areia com grande infraestrutura, mas é possível armar seu guarda-sol e comprar bebidas e comidas de vendedores ambulantes que estacionam suas bancas aqui durante do dia. Então, não espere uma praia paradisíaca, mas uma praia quebra-galho, perto de muitas pousadas, restaurantes e da Alameda do Sol, a rua do turismo em Praia do Forte.

Como chegar: no final da Alameda do Sol, o acesso fácil e direto pela praça da igreja, no centrinho turístico, perto também da entrada do Projeto Tamar (localização)

 

2. Praia do Porto de Baixo ou Praia do Tivoli

Em mais ou menos 10 minutos de caminhada pela areia, atravessando a Praia do Porto de Cima, se chega ao Tivoli Ecoresort. Em frente a ele, está uma das praias mais simpáticas da vila. De mar geralmente calmo, ocupa um pequeno trecho sem corais no raso, por isso é boa para banho. A Praia do Porto de Baixo é mais conhecida pelos locais como Praia do Tivoli. Foi dela que embarquei para a Observação de Baleias. Também não conta com infraestrutura de grandes barracas de praia, mas tem vendedores ambulantes que preparam bebidas e comidas, inclusive peixe assado. O Point do Folha é referência no local e especialista em carangueijo assado.

Como chegar: para quem está hospedado em Praia do Forte, o melhor caminho é pelas areias da praia. Se acessar pela Praia do Porto de Cima, basta virar à direita e caminhar mais ou menos 10 minutos pela areia, sentido sul geográfico. (localização)

 

3. Praia do Lorde e Piscinas do Lorde

Para observação de vida marinha, não tem lugar melhor em Praia do Forte. É melhor ir na maré baixo, assim as águas estarão calmas e transparentes, com os corais à vista. Também não tem infraestrutura fixa, mas é possível alugar máscara de mergulho, respirador, cadeira e guarda-sol.

Como chegar: Para chegar à Praia do Lorde, é preciso andar num pouco mais após o Projeto Tamar, no sentido oposto ao centro, por mais ou menos 10 minutos.

 

View this post on Instagram

 

Piscinas naturais com corais em toda parte e água quentinha👌 – – #praiadolord

A post shared by Mɩɭɭa Mɷɾaҽى (@camillamoraiz) on

 

4. Praia Papa Gente

Não se assuste com o nome. Papa Gente é uma praia de águas geralmente calmas, também com corais e piscinas naturais, boa para observação de peixes e vida marinha em geral. Se quiser mergulhar, é melhor levar seus óculos e snorkel, pois nem sempre tem equipamento para alugar. Cuidado ao andar nas pedras. Recomendo caminhar sempre de sandálias ou sapatilhas de borracha.

Como chegar: dá pra ir de carro e parar quase em frente à praia, aproveitando a grande oferta de táxi e uber em Praia do Forte. Se estiver de carro, saiba que é difícil encontrar vaga para estacionar. Se preferir ir caminhando, é possível ir pelas ruas de paralelepípedo por entre condomínios da vila, ou pelas areias da praia do Lorde.

 

5. Praia do Iberostar

Essa praia sim deveria se chamar Papa Gente. De mar aberto e ondas fortes, é frequentada principalmente pelos hóspedes dos hotéis Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte. Para quem vem de fora, a estrutura é zero. Não tem barraca de praia, não tem ambulante, não tem banheiro. Por essas e outras razões não vale a pena se abalar de Praia do Forte até aqui. Mas, para quem está nos hotéis acima, é um paraíso praticamente selvagem, com a vantagem de ter um all-inclusive a poucos passos da areia.

Como chegar: até os hotéis Iberostar é possível ir de carro. São menos de 20 minutos de viagem desde Praia do Forte. Também é possível seguir caminhada pela areia depois de passar pela Praia do Papa Gente. Mas não recomendo ir andando sem um guia local, pois a maré pode subir e estragar o passeio, além de ser um trecho selvagem, entre o mar e a mata, e não sei como é a segurança na região.

Alguma dúvida ou dica sobre as praias de Praia do Forte?

Moradores de vila e quem vai sempre à Praia do Forte pode ter dicas ainda mais específicas. Se você tem alguma dica de praia mais desconhecida e que vale a pena visitar, compartilhe com a gente aqui pelos comentários. E se tem alguma dúvida sobre as praias acima, que são as principais e, porque não, melhores praias de Praia do Forte, mande sua pergunta. Eu respondo sempre o mais rápido possível.

E boa viagem para Praia do Forte!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários