Documentos e regras para viajar à Grécia

Até o momento, a Grécia não exige visto de turistas brasileiros. Mas é preciso ter consigo uma série de documentos e comprovantes (mesmo que digitais) para entrar tranquilo no país.

Confira a lista com a documentação necessária para viajar à Grécia, com tudo o que é obrigatório, e também o que pode ser solicitado.

Se você é viajante internacional frequente, já deve saber que raramente o fiscal da imigração confere algum documento além do passaporte. Mas não dê bobeira.

Na Grécia, a fiscalização me pareceu menos rigorosa do que em outros aeroportos da Europa. Mesmo assim, tenha todos os documentos obrigatórios e recomendados com você.

O que NÃO PRECISA apresentar na Grécia:

  • CIVP – Na Grécia não é necessário apresentar o comprovante internacional de vacina contra Febre Amarela.
  • Visto – Até o momento, brasileiros não necessitam realizar a emissão de visto para viajar à Grécia.

Vale a pena viajar à Grécia! Acabei de voltar de Atenas e Santorini, e recomendo muito que você coloque essas duas paradas no seu roteiro.

Documentos obrigatórios e recomendados para viajar à Grécia

Afinal, o que levar para a Grécia para passar sem problemas pela imigração?

A Grécia é parte do Espaço Schengen. Dessa forma, ao entrar no país, você terá livre acesso aos outros territórios membros do acordo, como Itália, Eslovênia, Áustria e Hungria, entre outros.

Organize sua viagem à Grécia e tenha a documentação necessária em local de fácil acesso ao desembarcar em Atenas ou outro aeroporto na Grécia:

1. Passaporte → Obrigatório

Ao desembarcar na Grécia, será preciso apresentar seu passaporte ao fiscal da imigração. Como regra geral de entrada no Espaço Schengen, seu passaporte deve ter no mínimo 3 meses de validade na data da sua saída do território.

Por isso, caso seu passaporte esteja próximo do vencimento, recomendo solicitar um novo documento à  Polícia Federal antes de comprar sua passagem para a Grécia.

2. Seguro viagem na Grécia → Obrigatório

Da mesma forma de outros países da Europa, a Grécia também exige seguro viagem dos turistas brasileiros.

Não é sempre que o comprovante é conferido. Mas, caso você seja selecionado, é preciso apresentar a documentação correta:

O seguro deve oferecer no mínimo 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. O mesmo plano também é válido nos demais países da Europa, então pode fazer apenas um, na duração total da sua viagem.

Compare preços de seguro viagem neste site parceiro do blog, e viaje devidamente segurado para Atenas, Ilhas Gregas e outros destinos no país. Tabela de valores abaixo:

Além de obrigatório e importante, o seguro viagem para a Grécia e Europa em geral é relativamente barato: repare que é possível contratar um plano por menos de R$ 9 por dia, se utilizando de descontos e pagando via PIX ou boleto.

3. Tempo máximo de permanência na Grécia → Regra do Espaço Schengen

Dá vontade de nunca mais voltar das Ilhas Gregas, como Santorini, Paros e Mykonos. Mas saiba que, ao entrar como turista na Grécia, você tem um prazo para ir embora:

  • 90 dias corridos
  • 90 dias dentro de um período de 180 dias.

Essa é uma regra geral dos países do Espaço Schengen e é válida para a permanência total no bloco. Dessa forma, se você passar 10 dias na França, terá “apenas” 80 dias restantes para ficar na Grécia.

4. Comprovante financeiro na Grécia → Recomendável

O Governo da Grécia não específica um valor mínimo que deve ser comprovado por turistas para gastos diários.

Nesse caso, é recomendável seguir a sugestão de outros países do Espaço Schengen, e ter ao seu dispor no mínimo 70 euros por dia de viagem.

Atualmente, não é preciso comprovar esses valores em dinheiro em espécie, pois também são aceitos documentos digitais com saldos bancários e limite no cartão de crédito.

É muito difícil que o fiscal da imigração solicite tais comprovantes. Caso chegue e esse ponto, é provável que você esteja passando por uma inspeção mais rigorosa.

5. Comprovante de hospedagem na Grécia → Recomendável

Nunca viaje sem ter o endereço do seu hotel e de preferência o comprovante de reserva. Caso o fiscal da imigração na Grécia pergunte onde você vai ficar, tenha a resposta e a documentão com você.

Caso vá ficar na casa de algum amigo ou familiar, tenha a “carta-convite”.

Se ainda não definiu sua hospedagem, confira e compare preços de hotéis em Atenas, principal porta de entrada na Grécia, e também preços de hotéis em Santorini, a mais visitada das Ilhas Gregas.

Chip internacional para usar a internet na Grécia

Para ter acesso a todos os seus comprovantes digitais, recomendo desembarcar na Grécia com internet no seu telefone celular.

Já utilizei a O Meu Chip e gostei do sinal durante a viagem. A empresa possui planos de dados e voz válido na Grécia e em outros países da Europa.

Mas, caso seja um roteiro de maior duração, por exemplo acima de um mês, pode compensar mais ativar um pacote de roaming internacional junto à sua operadora. A Claro possui uma boa opção para a Europa. Não sei dizer se Vivo e Tim possuem planos similares.

Continue planejando sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe qual é a documentação necessária para visitar a Grécia, é hora de organizar as outras etapas da sua viagem.

Conte comigo para entender tudo o que for preciso sobre passeios, ingressos e destinos imperdíveis. Mande sua pergunta via comentários, aqui abaixo, ou para o email nivaldo@buenasdicas.com.

Desejo a você uma excelente viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Na imigração preciso mostrar algum comprovante de retorno ao Brasil? Se sim, que documento seria esse visto que as passagens de volta são emitidas depois do check in para voltar ao Brasil?

    1. Olá! Essa comprovação de passagem de volta nem sempre é exigida, mas pode sim ser solicitada. Nesse caso, poderá apresentar o comprovante de compra/reserva de alguma passagem de saída do Espaço Schengen, seja ela um voo para o Brasil ou mesmo uma passagem de ônibus ou trem para outro país europeu que não faz parte do tratado. Não é necessário ter realizado o checkin, até porque as cias aéreas geralmente só liberam essa ação alguns dias antes do voo.