Relendo meu post sobre onde ficar em Barcelona, achei exagerada minha lista com 10 dicas de bairros. Por isso agora eu vou direto ao ponto: o melhor lugar para se hospedar em Barcelona é o El Born. Sem rodeios, ele é sem dúvidas o melhor bairro de Barcelona, e não é difícil explicar os motivos.

Fiz uma seleção de coisas legais no bairro sem preconceitos e fronteiras. Como o El Born se mistura em certas partes com outro bairro medieval, o La Ribera, vou chamar tudo de El Born. Considerei também pontos turísticos que estão em bairros vizinhos, mas colados ao El Born. Então dá pra fazer tudo o a pé.

 

Dicas de hotéis, hostels e outros lugares para ficar no El Born

Alguns dos melhores hotéis de Barcelona estão dentro dos limites do El Born. Ou muito próximos a ele. O bairro também tem boas opções de hostels e B&B, que são pousadas charmosas.

Durante a semana que passei no bairro, fiquei hospedado num apartamento que aluguei pelo Airbnb. E essa é justamente a forma mais barata de se hospedar no bairro: como os preços de hotéis não param de subir, moradores do El Borb estão se mudando para outras regiões, deixando seus apartamentos para alugar para turistas. (Infelizmente isso é mostra a gentrificação do bairro, ou seja, a expulsão de moradores devido aos altos preços, nesse caso, por culpa do turismo massivo em Barcelona).

Pra economizar muito com hospedagem no El Born, a dica é se hospedar em hostel. O mais barato do pedaço costuma ser o 360 Hostel. Ele está fora dos limites do bairro, mas basta atravessar uma avenida até as ruelas medievais do El Born. Também fica perto do Arc de Triomf e do metrô.

Agora, se você não tá afim de dividir quarto com outras pessoas e busca um hotel com bom custo-benefício, uma das melhores opções é o Hotel Ciutat de Barcelona. Ele tem nota altíssima nos melhores sites de reservas e localização privilegiada, perto do Museu Picasso e de muitos restaurantes. Como de qualquer lugar do El Born, a partir dele é fácil ir andando para o Parc de la Ciutadella, um dos mais bonitos de Barcelona.

 

El Born é mistura de Idade Média com charme contemporâneo

Passei 10 dias hospedado no coração do El Born, na impronuncíavel rua Carrer de Sant Pere Més Baix. Ela cruza o bairro, ligando o Arco do Triunfo ao El Gótic. Parece uma rua medieval, com mercadinhos de frutas, cabeleireiros, restaurantes e sorveterias. Micro bares de tapas completam o inconfundível clima espanhol (ou seria catalão?).

Rua para pedestres no El Born | Foto de David Palleja
Mercado de frutas em rua do El Born | Foto de lluriPhoto
Loja de bebidas no El Born | Foto de Rosa G.

Pra se ter uma ideia da idade do bairro, sua maior igreja começou a ser construída em 1329, quando os portugueses ainda nem sabiam construir caravelas. As ruas do El Born são labirintos que fazem a gente se sentir numa viagem no tempo, mas com as vantagens do mundo moderno.

 

Pontos turísticos do El Born

Um bairro tão antigo quanto o El Born, guarda algumas das histórias e construção mais antigas de Barcelona, como a Igreja de Santa Maria do Mar, construída no século XIV. Além das ruas medievais, vale a pena conferir outros pontos turísticos do El Born:

• Palácio da Música Catalã – inagurado em 1908, a inusitada obra do arquiteto Lluís Domènech i Montaner é bonita por dentro e por fora.

• Museu Picasso – dedicado ao Cubismo, tem obras de grandes mestres do gênero como Jaume Sabartés e Pablo Picasso.

• Mercat del Born ou Centre de Cultura i Memoria – confesso que não entendi esse lugar quando visitei, um impactante galpão modernista, cujo interior abriga canteiros de descobertas arqueológicas. Li no PassaporteBCN que o local já foi até uma feira de verduras. Mesmo se não entender, vale ir lá tirar umas fotos.

Mercat del Born | Foto de Philipp Engelmann

• Atrações coladas no El Born: bem na fronteira do bairro, estão outros importantes pontos turísticos de Barcelona, que são o Arc de Triomf, Parc de la Ciutadella a a Cascada Monumental. Em poucos minutos de caminhada, você também chegar à Sagrada Família e às ramblas no El Gótic.

 

Gastronomia e dicas de restaurantes no El Born

Nessa mistura de Idade Média com as facilidades contemporâneas, é fácil encontrar restaurantes legais, bares, bodegas e lanchonetes que valem um tapa no El Born. À noite, pequenos pubs são o maior charme do bairro. Pra quem não quer gastar muito, tem pizzarias a preços razoáveis. Algumas dicas de lugares para comer e beber no El Born.

A Plaza Santa Maria del Mar concentra o maior número de bodegas e restaurantes do El Born | Foto de Trazus

Rubí Bar: pequeno, acolhedor e com uma boa carta de vinhos e coquetéis.

Alsur Café: cafeteria super descolada, estilo hipters modernete. Boas sobremesas.

La Pizza del Born: pizzas e empanadas a preços não abusivos. Bom pra passar e petiscar antes da balada.

Nap Antic: pizzaria ao estilo napolitano, muito gostosa. Preços justos e atendimento ruim como na Itália.

Cuines Santa Caterina: comida gourmet e pratos catalães não muito caros. Ambiente tipo chique descolado.

 

Fotos do El Born no Instagram

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários