Sempre que estou em Brasília, viajo para Caldas Novas. Em busca do melhor caminho, já testei várias estradas. Veja o comparativo e  entenda agora as diferenças entre os dois principais trajetos entre Brasília e Caldas Novas.

Se vai alugar carro, recomendo comparar preços nesse site, que é parceiro do blog e costuma ter boas ofertas.

Bom, chega de papo e vamos falar de estrada. Veja em detalhes os dois principais caminhos de Brasília a Caldas Novas e pense bem em qual estrada vai escolher pra sua viagem.

Posto da Polícia Rodoviária na chegada a Caldas Novas.

>> De Brasília a Caldas Novas – Via Goiânia <<

  • Distância: 399 km
  • Tempo de viagem de carro: 4h40
  • Última viagem e atualização: julho de 2021

 

estrada brasilia caldas novas morrinhos
Pista dupla depois de Goiânia, já chegando em Morrinhos.
Pista dupla na chegada a Caldas Novas, em julho de 2021.

Esse trajeto sempre foi possível, mas passou a ser mais utilizado após a duplicação total da BR 060 entre Brasília e Goiânia. Com a estrada duplicada, o trânsito pesado agora flui bem melhor. Além da pista dupla, nos últimos anos foram feitas várias obras para melhorar o trecho e diminuir o tempo de viagem entre Brasília e Goiânia, como:

  • Viaduto no trevo para Santo Antônio do Descoberto
  • Trevo para o Gama
  • Viadutos em Anápolis
  • Radares de velocidade, principalmente em trechos urbanos

Além da estrada melhor e mais segura, o imenso fluxo de veículos trouxe boas paradas para o caminho. Antes o Jerivá reinava absoluto, mas hoje o restaurante especialista em comidas típicas de Goiás precisa dividir as atenções dos motoristas com grandes concorrentes, como Route 60 e Outlet Premium Brasília, que tem na sua preça de alimentação inclusive McDonald’s, Giraffas e o próprio Jerivá. No sentido contrário, a melhor parada é a Lanchonete Ficus, na subida de Anápolis para Abadiânia.

Resumo da viagem:

(reserve aqui seu hotel em Caldas Novas)

pista dupla goiânia caldas novas brasília

De Brasília a Goiânia, as principais cidades pelo caminho são Alexânia, Abadiânia e Anápolis.

A partir de Goiânia, você tem duas escolhas:

Entre no trevo para Bela Vista de Goiás. A estrada até lá também é quase toda duplicada. Após Bela Vista, entre à direita no trevo para Piracanjuba. Essa estrada é pequena e mal cuidada, mas muito pouco movimentada. Depois de Piracanjuba, siga na única estrada possível até Caldas Novas. Passando por aqui, a distância total da viagem é de 371 km.

Seguir reto na estrada, totalmente em pista dupla, até o trevo de Morrinhos. De Morrinhos até Caldas a estrada está em obras, com pista única a maior parte do caminho. No total, são 399 km.

Vantagens do caminho

jeriva parada caldas novas brasilia

  • Maior trecho de pista dupla
  • Cidades grandes pelo caminho
  • Mais lugares para comer e esticar as pernas

Desvantagens do caminho

  • Maior distância e tempo de viagem
  • Tráfego mais intenso e com presença de mais caminhões
  • Pedágios entre Brasília e Goiânia e entre Goiânia e Hidrolândia

>> De Brasília a Caldas Novas – Via Luziânia <<

  • Distância: 309 km
  • Tempo de viagem de carro: 4h

estatua estrada brasilia caldas

É o caminho mais curto e rápido entre Brasília e Caldas Novas. Isso se você for um motorista experiente e atento às placas, porque é preciso entrar em vários trevos, passar pelo centro de algumas cidades do interior de Goiás e fazer ultrapassagens. Como a pista é única do início ao fim, com muitas curvas depois de Luziânia, você pode passar algum tempo atrás de um caminhão. E não se esqueça de respeitar a sinalização e olhar bem antes de cortar um veículo.

Quem precisa parar a todo hora pra fazer xixi e esticar as pernas também pode ter um problema. Esse caminho não é rico em lanchonetes e postos bacanas, embora existam algumas boas paradas:

  • O Costelão, em Vianópolis: churrascaria e restaurante de quilo na saída da cidade, pra quem vai no sentido Brasília-Caldas Novas. Preços bom e churrasco de primeira.
  • Lanchonete e Pastelaria L & F, em São Miguel do Passa Quatro: também fica na saída da cidade e no fluxo dos veículos rumo a Caldas Novas. Lugar simples e pastel caprichado.
  • Posto Entre Trevos: posto grande, com lanchonete e banheiros. Tem um monumento/chafariz estranho. Fica logo depois de Cristianópolis.

Resumo da Viagem

trevo-caldas-novas-5
Atenção ao Trevo de Caldas Novas. Melhorou em 2021, mas segue longe do ideal.

Saia de Brasília e pegue a estrada de Valparaíso de Goiás. O tráfego é pesado, intenso, repleto de radares, retornos perigosos e gente atravessando a pista. Tenha muita atenção.

Na entrada de Luziânia, siga as placas para não se perder. Depois de atravessar a cidade, siga por 105 km na GO 010 até Vianópolis. É o trecho mais pacato e isolado da viagem. Estrada simples, mas bem conservada.

Na saída de Vianópolis, entre no trevo para São Miguel do Passa Quatro, GO 139. A estrada está bastante esburacada.

Depois de Passa Quatro, siga até o trevo e continue na GO 139, sentido Cristianópolis.

Logo após Cristianópolis tem mais um trevo. Vire na direção indicada para Caldas Novas e siga até o trevo de Caldas. Atenção, depois de Cristianópolis, um trecho de mais ou menos 22 km está todo esburacado. Estrada em péssimas condições. Atenção total aos buracos.

Essa estrada já é bem mais movimentada, pois concentra quem vem de Goiânia para Caldas Novas. Siga até o próximo trevo.

Finalmente chegamos ao trevo de Caldas Novas. Infelizmente ele tem uma obra abandonada há anos pelo Governo, se tornando mais perigoso que o normal. Entre com atenção e siga para a esquerda, no sentido de Caldas Novas.

Logo após o trevo tem um posto da Polícia Rodoviária, conhecido por verificar cada detalhes dos veículos que param. E eles param muitos carros! Então tenha a certeza de que está tudo em ordem com seu carro, desde a documentação até os cintos de segurança.

Vantagens do caminho

  • Cerca de 90 km a menos
  • Em média, a viagem é 40 minutos mais rápida
  • Não tem pedágio
  • Paisagens mais bonitas do interior de Goiás

Desvantagens do caminho

estrada brasilia caldas novas

  • Pista simples e muitas curvas
  • Muitas mudanças de estrada
  • Pistas com buracos num longo trecho depois de Cristianópolis
  • Passagens por trechos e vales isolados, sem sinal de celular

Afinal, qual é a melhor estrada de Brasília a Caldas Novas?

Escolher a melhor estrada vai de acordo com o perfil de cada motorista. Se você não é bom em ultrapassagens e tem medo de ficar empacado atrás de um caminhão, vá por Goiânia. Se não tem hora pra chegar, gosta de fazer umas paradas legais pra comer na estrada e não se importa em pagar pedágio, também vá por Goiânia.

Preço do pedágio entre Brasília e Goiânia: em Alexânia, R$ 4,20. Em Goianápolis, R$ 3,20. (Fonte)

Agora, se você pretende gastar menos gasolina e chegar mais rápido, mesmo com buracos na estrada, escolha a estrada que passa por Luziânia. Apesar de ser pista única, o trânsito é mais leve em dias de semana, o que deixa a viagem menos tensa que pela BR. Em finais de semana e feriados, a estrada também tem trechos movimentados.

Veja todas as dicas de Caldas Novas

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

81 Comments

  1. Luciene Fernandes responder

    Olá…Espero que estejam bem.

    Estou indo amanhã pra Caldas, já fui muitas vezes por Luziânia mas como passageira, porém será amanhã a 1a vez como motorista. Já optei ir por Goiânia por causa da pista dupla e tal e pq estou indo com 3 crianças e uma irmã tbm motorista, mas nunca foi dirigindo tbm. Tenho uma dúvida chegando em Goiânia é só ir reto na BR, terá placas indicando esse trajeto por BoaVista-Piracanjuba? Espero que visualize antes de amanhã, rsrsrs… Agradeço desde já!!!

    • Nivaldo responder

      Olá, Luciene.

      A cidade do trajeto é Bela Vista, não Boa Vista. Como ando muito pela região, nunca reparei em placas. É preciso fazer um trevo sim.

      O lugar onde vira pra Bela Vista é pouco depois do Estádio Serra Dourada, que estará à sua direita. Passe pelo estádio e já fique esperta para descer à direita, num viaduto tipo as tesourinhas de Brasília. A primeira coisa que você vai ver é um museu feito pelo Niemeyer, branco e vermelho. Passando por ele, é só seguir reto na estrada, que está toda duplicada até pouco depois de Bela Vista. Depois do trevo para Piracanjuba, é pista simples, atualmente em boas condições, mas mal sinalizada.

Comentários