Sempre que estou em Brasília, viajo para Caldas Novas. Em busca do melhor caminho, já testei várias estradas. Veja o comparativo e entenda agora as diferenças entre os dois principais trajetos entre Brasília e Caldas Novas.
Se vai alugar carro, recomendo comparar preços nesse site, que é parceiro do blog e costuma ter boas ofertas.
Bom, chega de papo e vamos falar de estrada. Veja em detalhes os dois principais caminhos de Brasília a Caldas Novas e pense bem em qual estrada vai escolher pra sua viagem.
>> De Brasília a Caldas Novas – Via Goiânia <<
- Distância: 399 km
- Tempo de viagem de carro: 4h40
- Última viagem e atualização: julho de 2021
Esse trajeto sempre foi possível, mas passou a ser mais utilizado após a duplicação total da BR 060 entre Brasília e Goiânia. Com a estrada duplicada, o trânsito pesado agora flui bem melhor. Além da pista dupla, nos últimos anos foram feitas várias obras para melhorar o trecho e diminuir o tempo de viagem entre Brasília e Goiânia, como:
- Viaduto no trevo para Santo Antônio do Descoberto
- Trevo para o Gama
- Viadutos em Anápolis
- Radares de velocidade, principalmente em trechos urbanos
Além da estrada melhor e mais segura, o imenso fluxo de veículos trouxe boas paradas para o caminho. Antes o Jerivá reinava absoluto, mas hoje o restaurante especialista em comidas típicas de Goiás precisa dividir as atenções dos motoristas com grandes concorrentes, como Route 60 e Outlet Premium Brasília, que tem na sua preça de alimentação inclusive McDonald’s, Giraffas e o próprio Jerivá. No sentido contrário, a melhor parada é a Lanchonete Ficus, na subida de Anápolis para Abadiânia.
Resumo da viagem:
(reserve aqui seu hotel em Caldas Novas)
De Brasília a Goiânia, as principais cidades pelo caminho são Alexânia, Abadiânia e Anápolis.
A partir de Goiânia, você tem duas escolhas:
Entre no trevo para Bela Vista de Goiás. A estrada até lá também é quase toda duplicada. Após Bela Vista, entre à direita no trevo para Piracanjuba. Essa estrada é pequena e mal cuidada, mas muito pouco movimentada. Depois de Piracanjuba, siga na única estrada possível até Caldas Novas. Passando por aqui, a distância total da viagem é de 371 km.
Seguir reto na estrada, totalmente em pista dupla, até o trevo de Morrinhos. De Morrinhos até Caldas a estrada está em obras, com pista única a maior parte do caminho. No total, são 399 km.
Vantagens do caminho
- Maior trecho de pista dupla
- Cidades grandes pelo caminho
- Mais lugares para comer e esticar as pernas
Desvantagens do caminho
- Maior distância e tempo de viagem
- Tráfego mais intenso e com presença de mais caminhões
- Pedágios entre Brasília e Goiânia e entre Goiânia e Hidrolândia
>> De Brasília a Caldas Novas – Via Luziânia <<
- Distância: 309 km
- Tempo de viagem de carro: 4h
É o caminho mais curto e rápido entre Brasília e Caldas Novas. Isso se você for um motorista experiente e atento às placas, porque é preciso entrar em vários trevos, passar pelo centro de algumas cidades do interior de Goiás e fazer ultrapassagens. Como a pista é única do início ao fim, com muitas curvas depois de Luziânia, você pode passar algum tempo atrás de um caminhão. E não se esqueça de respeitar a sinalização e olhar bem antes de cortar um veículo.
Quem precisa parar a todo hora pra fazer xixi e esticar as pernas também pode ter um problema. Esse caminho não é rico em lanchonetes e postos bacanas, embora existam algumas boas paradas:
- O Costelão, em Vianópolis: churrascaria e restaurante de quilo na saída da cidade, pra quem vai no sentido Brasília-Caldas Novas. Preços bom e churrasco de primeira.
- Lanchonete e Pastelaria L & F, em São Miguel do Passa Quatro: também fica na saída da cidade e no fluxo dos veículos rumo a Caldas Novas. Lugar simples e pastel caprichado.
- Posto Entre Trevos: posto grande, com lanchonete e banheiros. Tem um monumento/chafariz estranho. Fica logo depois de Cristianópolis.
Resumo da Viagem
Saia de Brasília e pegue a estrada de Valparaíso de Goiás. O tráfego é pesado, intenso, repleto de radares, retornos perigosos e gente atravessando a pista. Tenha muita atenção.
Na entrada de Luziânia, siga as placas para não se perder. Depois de atravessar a cidade, siga por 105 km na GO 010 até Vianópolis. É o trecho mais pacato e isolado da viagem. Estrada simples, mas bem conservada.
Na saída de Vianópolis, entre no trevo para São Miguel do Passa Quatro, GO 139. A estrada está bastante esburacada.
Depois de Passa Quatro, siga até o trevo e continue na GO 139, sentido Cristianópolis.
Logo após Cristianópolis tem mais um trevo. Vire na direção indicada para Caldas Novas e siga até o trevo de Caldas. Atenção, depois de Cristianópolis, um trecho de mais ou menos 22 km está todo esburacado. Estrada em péssimas condições. Atenção total aos buracos.
Essa estrada já é bem mais movimentada, pois concentra quem vem de Goiânia para Caldas Novas. Siga até o próximo trevo.
Finalmente chegamos ao trevo de Caldas Novas. Infelizmente ele tem uma obra abandonada há anos pelo Governo, se tornando mais perigoso que o normal. Entre com atenção e siga para a esquerda, no sentido de Caldas Novas.
Logo após o trevo tem um posto da Polícia Rodoviária, conhecido por verificar cada detalhes dos veículos que param. E eles param muitos carros! Então tenha a certeza de que está tudo em ordem com seu carro, desde a documentação até os cintos de segurança.
Vantagens do caminho
- Cerca de 90 km a menos
- Em média, a viagem é 40 minutos mais rápida
- Não tem pedágio
- Paisagens mais bonitas do interior de Goiás
Desvantagens do caminho
- Pista simples e muitas curvas
- Muitas mudanças de estrada
- Pistas com buracos num longo trecho depois de Cristianópolis
- Passagens por trechos e vales isolados, sem sinal de celular
Afinal, qual é a melhor estrada de Brasília a Caldas Novas?
Escolher a melhor estrada vai de acordo com o perfil de cada motorista. Se você não é bom em ultrapassagens e tem medo de ficar empacado atrás de um caminhão, vá por Goiânia. Se não tem hora pra chegar, gosta de fazer umas paradas legais pra comer na estrada e não se importa em pagar pedágio, também vá por Goiânia.
Preço do pedágio entre Brasília e Goiânia: em Alexânia, R$ 4,20. Em Goianápolis, R$ 3,20. (Fonte)
Agora, se você pretende gastar menos gasolina e chegar mais rápido, mesmo com buracos na estrada, escolha a estrada que passa por Luziânia. Apesar de ser pista única, o trânsito é mais leve em dias de semana, o que deixa a viagem menos tensa que pela BR. Em finais de semana e feriados, a estrada também tem trechos movimentados.
Veja todas as dicas de Caldas Novas
-
-
- Booking: hotéis, resorts e apartamentos de temporada
- Get Your Guide: passeios, ingressos e traslados
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Wise ou C6: melhores cartões de viagem em Dólar e Euro
- Aluguel de carro: saiba como alugar mais barato
-
Descontos para economizar na viagem
-
-
-
-
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha 15% de desconto usando o cupom CHIPMAISBARATO
-
-
-
81 Comments
Olá…Espero que estejam bem.
Estou indo amanhã pra Caldas, já fui muitas vezes por Luziânia mas como passageira, porém será amanhã a 1a vez como motorista. Já optei ir por Goiânia por causa da pista dupla e tal e pq estou indo com 3 crianças e uma irmã tbm motorista, mas nunca foi dirigindo tbm. Tenho uma dúvida chegando em Goiânia é só ir reto na BR, terá placas indicando esse trajeto por BoaVista-Piracanjuba? Espero que visualize antes de amanhã, rsrsrs… Agradeço desde já!!!
Olá, Luciene.
A cidade do trajeto é Bela Vista, não Boa Vista. Como ando muito pela região, nunca reparei em placas. É preciso fazer um trevo sim.
O lugar onde vira pra Bela Vista é pouco depois do Estádio Serra Dourada, que estará à sua direita. Passe pelo estádio e já fique esperta para descer à direita, num viaduto tipo as tesourinhas de Brasília. A primeira coisa que você vai ver é um museu feito pelo Niemeyer, branco e vermelho. Passando por ele, é só seguir reto na estrada, que está toda duplicada até pouco depois de Bela Vista. Depois do trevo para Piracanjuba, é pista simples, atualmente em boas condições, mas mal sinalizada.