Largo da Gente Sergipana: o que é, onde está e dicas para visitar

No Centro Histórico de Aracaju, o Largo da Gente Sergipana é um dos passeios que não podem faltar no seu roteiro. E o melhor: o local é público, gratuito e perfeito para fotos.

Inaugurado em 2018, o Largo da Gente Sergipana fica na margem do Rio Sergipe e pode ser visitado a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Lá estão instaladas esculturas gigantes, que me lembraram os bonecos de Olinda.

Além de gratuito, o passeio é rápido e fácil de fazer. Pode ser encaixado, por exemplo, numa ida à praia ou se for almoçar na região central.

O que é o Largo da Gente Sergipana

O Largo da Gente Sergipana é um pequeno complexo composto por 8 esculturas, que representam as seguintes manifestações folclóricas da Sergipe:

  • Lambe Sujo e Caboclinhos – Festa que remonta as lutas pela liberdade de escravos em Sergipe;
  • Chegança – Representação da luta entre cristãos e mouros;
  • Cacumbi – Dança ligada ao surgimento dos cordões no Carnaval;
  • Taieira – Dança folclórica de origem africana;
  • Bacamarteiro – Atirador que usa pólvora seca na arma conhecida como Bacamarte;
  • Reisado – Folguedo do Ciclo Natalino, de influência portuguesa;
  • São Gonçalo e Parafuso – Com origem na cidade de Lagarto, Parafuso remete aos escravos em fuga, que usavam as anáguas das sinhás. Se apresentam aos pulos, em movimentos circulares.

É um ótimo lugar para fotografar e guardar lembranças de uma Aracaju que vai muito além das praias. Além das esculturas, o local é uma espécie de píer, que avança sobre o rio, com vista para a Ponte João Alves.

Sobre o Museu da Gente Sergipana

  • Inauguração: 2018
  • Horário de funcionamento: é um espaço público a céu aberto, então pode visitar a qualquer hora. Mas recomendo ir entre terça e sábado, para conhecer também o museu logo em frente.
  • Como chegar: se estiver em Atalaia, a corrida de Uber custa a partir de R$ 15
  • Estacionamento:  há um pequeno recuo para carros no local, com vagas rotativas. Caso esteja lotado, pode utilizar o estacionamento do museu, do outro lado da rua.
  • Boa acessibilidade: possui guias e textos em braille para deficientes visuais.
  • Vale a pena conhecer: sim!

Passeios para combinar com o Largo da Gente Sergipana

Do outro lado da avenida, está o Museu da Gente Sergipana, um dos mais importantes de Aracaju. A entrada é gratuita e o museu funciona de terças a sábados, somente das 10h às 15h.

Outra atração próxima é a Ponte do Imperador Dom Pedro II, inaugurado em 1860. O local também ocupa um pequeno píer no Rio Sergipe e abriga o Museu de Rua da Ponta do Imperador.

Mais fotos do Largo da Gente Sergipana

Organize sua viagem para Aracaju

Leia, aqui no blog, as dicas mais sinceras para planejar sua viagem para Aracaju. Além da visita ao Largo da Gente Sergipana, já escrevi também sobre pontos turísticos, passeios imperdíveis, hotéis e restaurantes, entre muitas outras coisas.

Então, antes de viajar, leia também:

Desejo a você uma excelente viagem para Aracaju, uma das capitais mais agradáveis e organizadas do Nordeste.

Se estiver com preguiça de ler tudo, vá direto para as Dicas de Aracaju, um artigo que resume tudo o que você precisa saber para preparar cada detalhe da viagem.


Todas as fotos acima, do Largo da Gente Sergipana, são de propriedade da marca registrada © Buenas Dicas. Caso queria utilizar alguma delas, de forma gratuita, solicite via e-mail para [email protected] e utilize corretamente os créditos para esta página. Texto escrito 100% por um ser humano, sem uso de ferramentas de inteligência artificial. As fotos também são reais e não sofreram edição, montagens ou intervenção de IA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *