Onde ficar em Aracaju: 7 melhores praias + dicas de hotéis 2024

Apesar de ser a menor das capitais do Nordeste, Aracaju possui uma das melhores redes hoteleiras da região. Por isso é fácil escolher onde ficar em Aracaju, inclusive se for uma viagem barata.

Selecionei as melhores regiões para hospedagem em Aracaju, com dicas de praias, restaurantes, pontos turísticos e hotéis em diferentes faixas de preço.

Assim, você entende onde é melhor se hospedar na capital de Sergipe de acordo com suas necessidades. E já adianto: Minha viagem superou as expectativas. Escrevo com saudade esse pequeno guia de hospedagem, com tudo o que você precisa saber para escolher seu hotel.

Onde ficar em Aracaju: 7 melhores praias e bairros

  1. Orla de Atalaia – Maior rede hoteleira de Aracaju
  2. Passarela do Caranguejo – Bares e restaurantes
  3. Praia de Aruanã – Melhor praia, melhores barracas e o melhor hotel
  4. Coroa do Meio – Pousadas mais baratas de Aracaju
  5. Centro Histórico – Muita cultura, poucos hotéis
  6. Jardins – Hotéis executivos
  7. Atalaia Nova – O único resort de Aracaju

Os pontos de interesse em Aracaju são próximos, como o Aeroporto, a Orla de Atalaia e as praias mais movimentadas. Aluguei carro (preços aqui) apenas para ir a Mangue Seco. Em Aracaju mesmo circulei de Uber, por ser mais barato e facilitar na chegada às praias. Atenção apenas ao trânsito, que é complicado na ida e volta das praias em finais de semana e feriados.


Onde ficar em Aracaju + Dicas de hotéis

A principal zona hoteleira de Aracaju é ao longo da Praia de Atalaia, que se divide em duas regiões principais: a Orla de Atalaia, uma área mais antiga, onde estão alguns dos melhores hotéis de Aracaju, e a Passarela do Caranguejo, região boêmia com muitos bares e algumas pousadas.

Uma terceira região, melhor para quem prefere ter acesso mais fácil ao mar, é a Praia de Aruanã, onde estão as barracas mais agitadas do litoral aracajuense.

Aqui nas perguntas frequentes sobre onde ficar em Aracaju, tem respostas para as dúvidas mais comuns, para diferentes perfis e orçamentos de viagem.

Fora desse eixo principal, há outras quatro regiões com bons hotéis, embora sejam em localizações menos estratégicas para o turismo.

Para reservar seu hotel, recomendo o Booking.com, onde você consegue quase sempre os melhores preços, bons descontos e muitos hotéis permitem o cancelamento grátis da reserva, além de ser um site muito confiável.

 1. Orla de Atalaia 

Melhor bairro de Aracaju para fazer quase tudo a pé. Ponto negativo: a praia.

É a região mais turística de Aracaju. Ali estão alguns dos maiores hotéis da cidade e pontos turísticos como o Oceanário do Projeto Tamar e a Feira do Turista de Aracaju, um ótimo local para passear e comprar presentes.

Bom lugar para se hospedar e fazer quase tudo a pé, desde sair para jantar a fazer um passeio de bicicleta pela ciclovia da orla. A principal agência de turismo de Aracaju, a Nozes Turismo, também fica na região.

Mas a praia não é das melhores.

Do calçadão até o mar, são quase 500 metros de distância. O acesso é rudimentar e há lixo pelos caminhos. Neste trecho a praia é praticamente deserta e sem nenhuma estrutura. Devido às correntes que chegam com o Rio Sergipe, é uma das menos indicadas para banho.

Melhores hotéis na Orla de Atalaia

Selecionei hotéis que realmente valem a hospedagem nessa que é uma das melhores regiões para dormir em Aracaju.

Hotel da Costa by Nobile Aracaju

Numa das melhores localizações da Orla de Atalaia, o Hotel da Costa possui restaurante e área de lazer com piscinas, inclusive uma para crianças. Alguns quartos contam com vista pro mar. Café da manhã elogiado pelos hóspedes.

Nota no Booking: 8,8 Fotos e preços

Del Mar Hotel

Se você gosta de hotel grande e bem estruturado, o Del Mar é uma das melhores escolhas em Aracaju. Conta com duas piscinas, academia, restaurante e quartos em diferentes padrões e faixas de preços, alguns deles com vista pro mar. Além de ser um dos Melhores hotéis de Aracaju, é uma ótima opção de hospedagem para viagens em família.

Nota no Booking: 8,4 Fotos e preços

Aquarius Praia Hotel

Sem dúvidas um dos melhores hotéis de Aracaju, o Aquarios Praia Hotel tem localização privilegiada na avenida beira-mar. Com instalações modernas e bem avaliadas, fica perto de bons restaurantes e possui piscina com vista pro mar.

Nota no Booking: 8,4 Fotos e preços

Vidam Hotel Aracaju

É o hotel mais moderno dessa área da Orla de Atalaia, e também o mais luxuoso. Antigo Radisson Aracaju, o Vidam Aracaju é um hotel 5 estrelas. Possui quartos com banheira de hidromassagem, varanda e vista pro mar. Conta com piscina, SPA, salão de jogos, academia e restaurante, entre outros serviços.

Nota no Booking: 9,0 Fotos e preços

Voltar ao menu principal


 2. Passarela do Caranguejo 

Região de Aracaju com maior número de bares e restaurantes. Acesso mais fácil à Praia de Atalaia.

Se você olhar no mapa, vai reparar a Passarela do Caranguejo também é endereçada na orla da Praia de Atalaia. Mas é uma região bem diferente da que vimos acima.

Nessa área aqui se concentram muitos bares. Além do maior agito na vida noturna de Aracaju, a Passarela do Caranguejo também possui alguns hotéis, em sua maioria pousadas mais simples e baratas.

Há uma grande vantagens em se hospedar nessa região:

O melhor acesso ao mar. Pois, em frente ao monumento dos Arcos da Orla de Atalaia, está o único acesso urbanizado e bem cuidado até a praia. Nesse ponto há maior presença de banhistas e ambulantes, além de estrutura para passar o dia.

Dicas de hotéis na Passarela do Caranguejo, em Aracaju

Encontre uma pousada nessa região animada de Aracaju, perto do aeroporto e da saída para o litoral sul de Sergipe. Destaco as seguintes pousadas:

Villa Aju

Fique no Villa Aju se você quer se hospedar perto dos melhores bares, mas prefere ter uma distância segura do barulho da orla. A três quadras do calçadão, a pousada tem criativa e diferentes tipos de quartos, incluindo um studio de 2 andares que acomoda até 6 hóspedes.

Nota no Booking: 8,6 Fotos e preços

Transcar Suites

Me hospedei na Transcar Suites e foi uma experiência de altos e baixos. A pousada fica perto dos melhores bares da região e a poucos passos do calçadão. Os funcionários são simpáticos e prestativos. Mas é preciso escolher bem o seu quarto. Prefira ficar no piso superior, onde há mais privacidade, e evite o primeiro quarto, devido ao barulho dos equipamentos de ar-condicionado.

Nota no Booking: 8,8 Fotos e preços

Pousada Encantare

A simpática Pousada Encantare é uma das melhores de Aracaju. Pequena, mas muito bem distribuída, a pousada tem piscina, quartos estilosos e café da manhã incluído na diária, muito bem avaliado pelos viajantes.

Nota no Booking: 8,8 Fotos e preços

Voltar ao menu principal


 3. Praia de Aruanã 

Pra mim, o melhor lugar da cidade. Tem apenas um hotel, mas é um dos melhores de Aracaju.

Testei e gostei. Na minha opinião, a Praia de Aruanã é o melhor lugar onde ficar em Aracaju. Ficando aqui, você está perto da Orla de Atala e do Aeroporto (cerca de 10 minutos) e ainda tem acesso fácil à praia com a melhor infraestrutura da região.

A Praia de Aruanã reúne as principais barracas de praia de Aracaju, como a Paraíso do Baixinho e a Mar da Espanha Beach. Além da estrutura, é uma praia mais limpa e segura para banhistas do que a Praia de Atalaia.

O único porém da região é a pouca quantidade de hotéis. O único realmente em frente à praia é o Aruanã Eco Praia Hotel. As outras opções são pousadas mais simples e baratas: a Pousada Aruanã Praia e a Pousada Acalanto, além de casas de temporada para alugar.

O melhor hotel da Praia de Aruanã

Passei o Carnaval no Aruanã Eco Praia Hotel e foi uma ótima experiência, apesar da lotação devido ao feriado. O hotel possui uma grande área verde, onde circulam sapos e beija-flores. A piscina com bar molhado é o centro das atenções. Seu restaurante, o Sollo, está entre os melhores de Aracaju. O atendimento foi excepcional.

Nota no Booking: 8,5 Fotos e preços

Voltar ao menu principal


 4. Coroa do Meio 

Perto da Orla de Atalaia, mas menos movimentado e com pousadas mais baratas.

O nome do bairro já explica muito. Coroa do Meio fica entre o Centro e a Praia de Atalaia. É uma região sem praias viáveis para banho ou pontos turísticos. Está nas nossas dicas de onde ficar em Aracaju por ter o maior centro de compras da cidade, o RioMar Shopping

Apesar de não ser a melhor região, em termos de atrativos, Coroa do Meio tem muitas pousadas baratas, a poucos minutos da Orla de Atalaia.

Dicas de hotéis hotéis em Coroa do Meio, Aracaju

Fiz esta seleção com as pousadas mais bem avaliadas dessa região estratégica para ficar hospedado em Aracaju e economizar bastante.

Quality Hotel Aracaju

O calor é intenso em Aracaju. Assim como o ar-condicionado do RioMar Shopping, bem ao lado do Quality Hotel. Fique aqui para ter piscina, quarto em padrão executivo e a organização de hotel de uma grande rede. Para ir a qualquer praia, vai precisar de carro.

Nota no Booking: 8,7 Fotos e preços

Hotel Terra do Sol

Mais próximo à Praia de Atalaia, o Hotel Terra do Sol é bem avaliado nos principais sites de viajantes, como Google Maps e Tripadvisor.  Atualmente com ótimo custo-benefício.

Nota no Booking: 8,1 Fotos e preços

Voltar ao menu principal


 5. Centro Histórico de Aracaju 

Muita história e cultura, poucos hotéis.

No Centro de Aracaju estão pontos turísticos importantes, como o Museu da Gente Sergipana, além de bons restaurantes, como a Carne de Sol do Ramiro.

Mas, para o turista, a região tem dois defeitos: fica longe das praias e há pouquíssimos hotéis.

Caso seja uma viagem a trabalho, ou faça questão de se hospedar no Centro de Aracaju, as melhores opções são o Hotel Jangadeiro e o Residencial Bela Vista, ambos mais baratos do que hotéis de padrão similar na Orla de Atalaia.

Independente da sua escolha de hospedagem, não deixe de visitar o Centro Histórico de Aracaju, onde estão atrações bonitas e gratuitas como o Largo da Gente Sergipana, com seus monumentos que contam um pouco do folclore de Sergipe.

Voltar ao menu principal


 6. Jardins 

Ao lado do Centro de Aracaju, Jardins é um bairro bem localizado e com dois bons hotéis.

Além de pequeno, o bairro é ocupado em boa parte pelo Shopping Jardins e pelo Parque da Sementeira, uma grande área verde onde fica o Planetário de Aracaju.

Mas o bairro entrou em nosso guia de hospedagem em Aracaju por ter dois importantes hotéis, que podem ser boas escolhas, por exemplo numa viagem a negócios, ou caso você não faça questão de estar perto do mar.

Para quem prefere tranquilidade, a vantagem é estar numa região pouco movimentada, mas a menos de 10 minutos tanto do Centro quanto da Orla de Atalaia.

Hotéis no bairro Jardins, em Aracaju
  • O NB Hotéis, um hotel dedicado a quem viaja a trabalho para Aracaju. Organizado, tem quartos limpos e modernos.
  • E o Ibis Aracaju, igual a todos os outros hotéis Ibis. Eu gosto, porque sei exatamente o que vou encontrar.

Cheguei a avaliar esses hotéis para minha viagem, pois queria evitar o barulho da orla. Mas acabei desistindo, para não ficar tão distante da praia. Caso você não seja tanto de praia, pode valer a pena ficar nessa região, longe da muvuca turística.

Voltar ao menu principal


 7. Atalaia Nova 

O bairro é muito “roots” e bagunçado. Mas, aqui perto, fica o único resort de Aracaju.

Do outro lado do Rio Sergipe, passando pela bonita ponte João Alves, a região de Atalaia Nova vem ganhando os veranistas. As barracas da praia, como a Du Porto, estavam lotadas no feriado em que passei por lá. O trânsito, muito engarrafado.

A parte urbana do bairro ainda é bem residencial. Entre ruas estreitas e acessos confusos até a praia, estão muitas casas de temporada e algumas pousadas simples. Sem dúvidas um lugar diferente onde ficar em Aracaju.

Uma das melhores casas “tipo Airbnb” em Atalaia Nova é a Chalés Encantos da Ilha, perto da praia e bem avaliada pelos hóspedes.

Se prefere ficar em pousada, com a possibilidade de café da manhã, A Pousada é uma das mais bem estruturadas do bairro, embora também muito simples.

O único resort de Aracaju

Sim, tem resort all inclusive em Aracaju, e fica aqui mesmo em Atalaia Nova, num trecho mais afastado da Praia da Costa.

Makai Resort Aracaju

A 20 km do Aeroporto de Aracaju e um pouco menos da Orla de Atalaia, o Makai é a única opção de resort all inclusive em todo o estado de Sergipe. De frente para o mar e pé na areia, o resort oferece quadras de tênis, piscinas, sauna, spa, academia e atividades de lazer para adultos, adolescentes e crianças.

Na diária, estão inclusos café da manhã, almoço, jantar, serviço de praia, petiscos, lanches e bebidas como água, refrigerantes, cervejas e destilados.

Nota no Booking: 7,9 Fotos e preços

Neste vídeo no Youtube você confere como são a praia, as piscinas e outras áreas do único (e melhor, lógico) resort de Aracaju.

Voltar ao menu principal


Perguntas frequentes sobre onde ficar em Aracaju

Confira a seguir as respostas para as perguntas que mais recebemos aqui no blog sobre hospedagem em Aracaju, e questões relacionadas.

Quantos dias ficar em Aracaju?

Para conhecer os principais pontos turísticos e praias centrais, dois dias inteiros são suficientes. Mas se a ideia é curtir as praias e fazer um roteiro mais completo, recomendo ficar no mínimo 5 noites em Aracaju. Assim poderá conhecer lugares como Mangue Seco e a Croa do Goré.

Qual o melhor lugar para ficar em Aracaju?

Depende do seu objetivo principal. Se prefere estar perto de restaurantes, lojas e pontos turísticos, a Orla de Atalaia é o melhor lugar de Aracaju. Mas se faz questão de ir andando até uma praia boa e bem estruturada, escolha um hotel na Praia de Aruanã.

Onde ficar em Aracaju com crianças?

Muitos hotéis em Aracaju tem estrutura para agradar as crianças, como parquinho, piscina infantil e brinquedoteca. Mas sem dúvidas o lugar com mais atividades para os pequenos é o Makai Resort, o único “all inclusive” de Sergipe.

Onde ficar em Aracaju barato?

Para gastar pouco na viagem, o primeiro passo é se hospedar numa localização central, como a Orla de Atalaia ou a Passarela do Caranguejo, pois poderá fazer muitas coisas a pé. E nessas mesmas regiões estão muitos hotéis e pousadas baratas. Se você não faz questão de ter vista pro mar, há hotéis realmente baratos em Aracaju.

Voltar ao menu principal

Dicas práticas importantes em Aracaju

Evite ao máximo a chance de perrengues na sua viagem a Sergipe. Para isso, tenha atenção a estas informações, que vão ajudar você desde a chegada na capital.

Quando ir

O clima quente garantido em Aracaju o ano inteiro. Mas é importante evitar a época das chuvas, que vai de abril a julho. Desta forma, os meses mais secos e com maior probabilidade de tempo firme em Aracaju, são janeiro, fevereiro, março, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Em janeiro e dezembro o sol é praticamente garantido.

Como chegar e se deslocar

O Aeroporto de Aracaju recebe voos das principais capitais brasileiras. Ele fica perto do Centro e mais ainda da região turística: são apenas 10 minutos até a Praia de Atalaia.

Se for ficar apenas em Aracaju, dá pra circular apenas de Uber entre seu hotel e as praias mais próximas. Dessa forma, você ainda não precisa se preocupar em procurar vaga para estacionar.

Caso queira incluir lugares como a Praia do Saco e Mangue Seco no seu roteiro, aí sim vale a pena alugar carro. A principais locadoras do país tem unidades no aeroporto.

Onde comer

Gostei muito da culinária sergipana, muito semelhante a de outros estados do Nordeste, como a Bahia e a Paraíba. Os melhores restaurantes de Aracaju estão na Orla de Atalaia, mas também há bons lugares para comer no Centro e nas praias.

Em Atalaia, meu preferido foi o Pitú com Pirão da Eliane, onde se come uma excelente moqueca. Na Praia de Aruanã, recomendo o elegante Restaurante Sollo, ótimo lugar para ir em casal. Entre as barracas de praia, se destacam a Âncora Beach e o Paraíso do Baixinho.

Pontos turísticos e o que fazer

Além das praias principais, como a Praia de Atalaia, a Praia de Aruanã e a Praia do Robalo, Aracaju conta com outras atrações importantes:

  • Fundação Projeto Tamar
  • Arcos da Orla de Atalaia
  • Centro Cultural de Aracaju
  • Museu da Gente Sergipana e Largo da Gente Sergipana
  • Feira do Turista de Aracaju

Uma viagem ainda mais completa deve incluir passeios para a Orla do Pôr-do-Sol e Croa do Goré, Praia do Saco, Mangue Seco e Delta do São Francisco.  No guia O que fazer em Aracaju tem mais detalhes e valores dos melhores passeios.


Ainda não sabe onde se hospedar em Aracaju?

Se ainda não sabe onde ficar em Aracaju, ou está em dúvida sobre os hotéis, mande sua pergunta pelos comentários abaixo ou para o e-mail nivaldo@buenasdicas.com. Assim posso ajudar você a escolha a melhor praia para ficar hospedado, de acordo com sua necessidade e orçamento.

E se tem uma dica de hotel, também mande pelos comentários. Assim você ajuda outros viajantes a viverem a melhor experiência possível em Aracaju.

Neste mapa de bairros de Aracaju acima, marquei as localizações dos melhores hotéis da cidade, com links para o site de reservas onde costumo encontrar os melhores preços. Boa viagem.

Voltar ao menu principal

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Boa noite, Nivaldo!
    Vou com meu namorado no mês de julho estou muito em duvida de onde ficar. É nossa primeira viagem de ferias e queria aproveitar bem o lugar pretendo ficar 9 dias e gostaria muito de uma dica de custo e beneficio. Aquele nem barato nem caro mas justo com um bom cafe da manha, e proximo de lugares legal e perto da praia, se tiver piscina é um plus.

    ps. adorei sua materia sobre onde ficar mas confesso que ainda fiquei na duvida.

    1. Oi Vanessa!

      O Hotel da Costa tem todas essas características que você falou. Fica no meio da parte mais turística de Aracaju e pertinho da praia. Mas, não sei se você reparou nas dicas do post, que a Praia de Atalaia, nessa região, tem o acesso ruim.

      Se quer um hotel perto de uma praia realmente boa, aí fique no Aruanã Hotel, afastado do centrinho.

      Uma dica: divida suas bases. Como você tem muito tempo em Aracaju, passe metade dos dias no centro e a outra metade perto da melhor praia.

  2. Olá! Gostaria de saber se o Íbis é uma boa escolha. Desde já agradeço

    1. Bom dia, Debora! Se você gosta do estilo Ibis, já sabe o que vai encontrar no Ibis Aracaju, pois são todos praticamente iguais. Eu particularmente gosto da Rede Ibis, sempre encontrei quartos limpos e confortáveis.

      Sobre a localização dele em Aracaju, acho mais adequado para uma viagem a negócios do que a turismo, pois fica num bairro sem praia e sem atrações turísticas para ir andando. Se o foco é praia e restaurantes, melhor ficar em Atalaia, por exemplo no Del Mar Hotel, muito bem localizado. Boa viagem!