Maiores cidades do Chile – 10 mais populosas

O Chile tem hoje aproximadamente 18 milhões de habitantes, de acordo com a projeção mais recente. Boa parte dessa população vive na capital, Santiago. Mas existem outras grandes cidades no país. Confira aqui quais são as maiores cidades do Chile por população.

Entre as cidades mais populosas do Chile, estão importantes destinos turísticos, distribuídos de norte a sul no extenso e estreito mapa do Chile.

10 cidades mais populosas do Chile

Este ranking é resultado das pesquisas realizadas em 2017 pelo órgão chileno equivalente ao IBGE, o Instituto Nacional de Estadísticas do Chile (INE). A taxa de crescimento anual da população do Chile segue em torno de 1%. Dessa forma, o resultado do último censo ainda está próximo da realidade atual.

1. Santiago – 6,139 milhões de habitantes

Capital do Chile, Santiago também é a cidade mais populosa do país. Segundo o último censo, o município de Santiago tem cerca de 4 milhões de habitantes e sua região metropolitana, a Grande Santiago, ultrapassa os 6 milhões de habitantes. Números que colocam Santiago no quinto lugar entre as maiores cidades da América do Sul, atrás de São Paulo, Lima, Bogotá e Rio de Janeiro.

2. Valparaíso – 935 mil habitantes

A 110 km de distância de Santiago, Valparaíso é a segunda maior cidade do Chile. Considerada capital cultural do país, “Valpo” é a sede do poder legislativo do país. Como parte da população da Grande Valparaíso, estão considerados também os municípios da sua região metropolitana, como Viña del Mar, famoso balneário chileno. Junto a Viña del Mar, Valparaíso é uma das principais regiões turísticas do Chile. Além de grande patrimônio histórico e cultural, a cidade tem praias e lindos mirantes com vista para o mar.

3. Concepción – 719 mil habitantes

A cidade portuária de Concepción, capital da região de Biobío, fica a 500 km de distância de Santiago, no centro-sul do Chile. Em 2010, ganhou os noticiários internacionais por ter sido uma das cidades mais atingidas pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude. Com mais de 700 mil habitantes, a Grande Concepción possui a terceira maior região metropolitana do Chile.

Veja também: 10 maiores terremotos da história da América Latina

4. La Serena – 448 mil habitantes

Também no litoral do Chile, 470 quilômetros ao norte de Santiago, a Região Metropolitana de La Serena é a quarta área mais populosa do país. Seus quase 500 mil habitantes se dividem nas duas maiores cidades, que são Coquimbo e a própria La Serena, um importante balneário de verão, onde estão bonitas praias, como El Faro.

5. Antofagasta – 348 mil habitantes

Capital da província de mesmo nome, Antofagasta é uma das portas de entrada para Deserto do Atacama, estando a 1330 km de distância de Santiago e a 310 km de distância de San Pedro de Atacama. Entre o deserto e o mar, a economia de Antofagasta gira em torno da mineração de cobre, salitre e outros minerais. Não é uma cidade muito visitada, embora tenha um exótico litoral e esteja a apenas 70 km de distância da “Mão do Deserto”, um dos principais pontos turísticos do Atacama.

Outras cidades mais populosas do Chile

Estas são as outras cidades que completam a lista com as 10 maiores cidades do Chile:

6. Grande Temuco – 312 mil habitantes

7. Grande Iquique – 293 mil habitantes

8. Grande Rancagua – 290 mil habitantes

9. Grande Puerto Montt – 238 mil habitantes

10. Talca – 206 mil habitantes

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *