10 maiores cidades do Peru – População por município em 2023

Com 33,7 milhões de habitantes, o Peru é o quarto país mais populoso da América do Sul, atrás de Brasil, Colômbia e Argentina.

Mas quais são as maiores cidades do Peru? É disso que vamos falar agora, apresentando as cidades mais populosas do país.

Cidades mais populosas do Peru

Esta lista foi elaborada com base nos dados divulgados pelo INEI, o Instituto Nacional de Estadística e Informática, órgão do Governo do Peru, semelhante ao nosso IBGE.

Num país tão bonito e histórico como o Peru, não é de se estranhar que algumas das maiores cidades são importantes destinos turísticos.

1. Lima – 10 milhões de habitantes

A maior cidade do Peru é sua capital, Lima , que também figura como a segunda cidade mais populosa da América do Sul, atrás apenas de São Paulo.

Com 10.092 milhões de habitantes, Lima é a mais importante metrópole do país, localizada às margens do Oceano Pacífico.

Além de ser a porta de entrada para destinos como o Lago Titicaca e Machu Picchu, Lima possui suas próprias atrações, como sua alta gastronomia e um centro histórico preservado.

2. Callao – 1.1 milhões de habitantes

Parte da Grande Lima, Callao é a segunda maior cidade da região metropolitana. Está conurbada com a capital, sendo o município do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, mais conhecido como Aeroporto de Lima.

Callao é uma das cidades com maior crescimento populacional. No censo de 2017, contabilizou 994 mil habitantes, e sua população projetada hoje é de 1.171 milhões de pessoas.

Veja nossas dicas de como ir do Aeroporto de Lima para o bairro de Miraflores, e chegue ao Peru com mais conforto e tranquilidade.

3. Arequipa – 1.1 milhões de habitantes

No sul do Peru, Arequipa tem hoje uma população estimada em 1.157 milhões de habitantes.

O Centro Histórico de Arequipa, com sua rica e preservada arquitetura, é Patrimônio Cultural da Humanidade.

A estrada entre Arequipa e Chivay passa pelo exuberante Vale do Colca, com mais de 4 mil metros de profundidade.

4. Trujillo – 1 milhão de habitantes

Localizada no Noroeste do Peru, às margens do Rio Moche, Trujillo tem uma população estimada em 1.034 milhões de habitantes em 2023, sendo assim a quarta maior cidade do Peru.

É também uma cidade histórica, fundada em 1535, e com casarios coloniais preservados ao redor da sua Plaza Mayor.

5. Chiclayo – 612 mil habitantes

Pouco mais de 200 km depois de Trujillo, também no Noroeste do Peru, Chiclayo é uma cidade menos exuberante e um pouco menos populosa. Foi fundada em 1559, pela Ordem Franciscana.

Fica a apenas 14 km da Playa Pimental, uma das melhores praias do Peru, conhecida por suas ondas boas para o surfe e pelas Caballitos de Totora, os milenares caiaques de palha.

6. Piura – 574 mil habitantes

Também no Noroeste peruano, acima de Chiclayo, a cidade de Piura é a capital da província de mesmo nome.

Quando foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, se chamava San Miguel de Tangarará. Hoje, com 574 mil habitantes, está em sexto lugar entre as maiores cidades do Peru.

7. Huancayo – 555 mil habitantes

A leste de Lima, Huancayo está numa região de transição entre a Cordilheira dos Andes e a Floresta Amazônica.

Atualmente com 555 mil habitantes, a cidade foi fundada em 1572. Um dos seus principais pontos turísticos é a Catedral de Huancayo, no centro histórico da cidade.

8. Cuzco – 484 mil habitantes

A exuberante Cuzco, aportuguesada para Cusco, é um dos principais destinos turísticos da América do Sul.

Sua Plaza de Armas é um dos lugares mais visitados do Peru. Além de ser um importante local cívico desde os tempos do Império Inca.

Além de ser a porta de entrada para Machu Picchu, a pouco mais de 100 km de distância, Cusco está cercada de atrações da mais prolífica civilização pré-hispânica, como as ruínas de Sacsayhuaman.

9. Iquitos – 454 mil habitantes

Maior cidade da Amazônia peruana, Iquitos está localizada às margens do Rio Amazonas. Assim como muitas cidades brasileiras, foi fundada pela Ordem dos Jesuítas.

O setor do turismo se destaca em sua economia, pois Iquitos é uma excelente base para quem vai fazer passeios pela floresta, ou seguir viagem até Letícia, cidade colombiana na tríplice fronteira com Brasil e Peru.

10. Pucallpa – 419 mil habitantes

Pra fechar a lista de maiores cidades do Peru, chegamos a Pucallpa, também na selva amazônica, na margem do Rio Ucayali. Está localizada a 728 km de distância de Lima.

Em Pucallpa, não deixe de experimentar as comidas tradicionais da região, como a doncella frita, um peixe local típico, servido com acompanhamentos regionais.

Hora de planejar sua viagem ao Peru

Agora que você já sabe quais são as cidades mais populosas do Peru, chegou a hora de ir conhecer pessoalmente os lugares mais bonitos do país.

Pra começar seu planejamento, leia nossas Dicas viagem a Lima, a linda capital peruana, que é a principal porta de entrada do país e parada obrigatória antes de você seguir para as montanhas, praias e desertos do Peru.


Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *