Mapa de velocidade de internet na Europa, mapa de IDH no Brasil, mapa de destinos turísticos, mapas de imigração, mapas-mundi doidões e ZÁS e ZÁS! Todos com comparativos muito fáceis de entender. Essa é a fanpage I Fucking Love Maps no Facebook.

Se você é como eu e adora mapas, também vai gostar pra ca@#al$o dessa fanpage que descobri ontem no rede social do Zuckeberg.

Eles ainda tem menos de 70 mil likes, o que é nada se comparado ao número de fãs do Luan Santana (Mais de 14 milhões). Mas a cada dia eles mostram mais mapas, que são peneirados de centenas de sites na internet. Afinal, dá pra mapear tudo, por exemplo:

Mapa de renda per capita na Itália

É na sola da bota que fica o calcanhar de Aquiles da economia italiana. Na verdade, da batata da perna pra baixo a coisa já piora, como dá pra ver nesse interessante mapa (aliás, pra quem é fã de mapa, todo mapa é interessante).

mapa renda itália

 

Mapa completo e com zoom aqui direto na fonte.

Mapa-mundi dos gastos com comida

A interpretação deste mapa é muito complexa, afinal gastar a maior parte do orçamento com comida pode significar coisas muito distintas: os alimentos podem ser caros, o população pode ser do tipo gourmet, ou, no pior dos casos, a pessoa é tão pobre que precisa gastar quase todo seu dinheiro com comida.

mapa mundi gastos alimentação

 

Mapa completo e com maior resolução aqui.

Mapa-mundi do turismo

A França poderia ser o maior país do mundo. Isso se o mapa fosse feito com relação ao número de turistas que cada país recebe. Nesse caso o Brasil ficaria bem pequeno, talvez até menor que a Argentina, olha só.

mapa mundi turismo

Mapa grande e fonte, aqui.

Mapa do Brasil – Estados x países do mundo

Já parou pra pensar que os estados do Brasil podem ter o mesmo tamanho de países da Europa e outros continentes? Eu já, e antes de ver este mapa tinha o maior trabalho procurando a área dos estados e dos países na wikipedia para comparar.

mapa brasil estados europa

Este mapa é do Roberto Rocco, que também mostra outros comparativos no seu flickr.

Mapa de safadinhos do Ashley Madison

Sabe o Ashley Madison, aquele site de encontros entre pessoas casadas que foi invadido e os hackers divulgaram os nomes dos usuários? Fizeram um mapa até pra isso, mostrando onde no mundo se concentram mais puladores de cerca.

mapa nomes ashley madison

Mapa direto da fonte e com zoom caprichado aqui.

Mapa do desemprego no mundo

Nesse mapa fica evidente a crise em países como Espanha e Grécia, além da probreza na África subsaariana, com índices de desemprego que chegam a mais de 80% da população economicamente ative. Nota-se também que a crise brasileira ainda não nos colocou no vermelho, pelo menos não no mapa.

mapa mundi desemprego

Esse mapa foi tirado da wikipedia.

Mapa de raios ultravioleta na Austrália

Mostra a incidência de raios UV em toda a Austrália. Legal ver que as regiões mais populosas e com as praias mais famosas do país, como Sidney, Canberra e Adelaide, apresentam os índices menos alarmantes. Agora, se você vai surfar no norte ou se aventurar pelo Outback, melhor caprichar ainda mais no protetor solar e se prevenir melhor do câncer de pele.

mapa uv australia

Veja esse mapa da Austrália em alta resolução direto na fonte.

Mapas com as pinturas mais caras de cada país

Quem teve a ideia de fazer estes mapas também é um artista. Repare na Noruega o famoso quadro expressionista “O Grito”, de Edvard Munch. No mapa da Áustria, dá pra ver o cantinho do famoso “O Beijo”, de Gustave Klimt. No mapa da Espanha, prevalece a obra “Mulheres de Alger”, do cubista Pablo Picasso. Aliás, a obra do Espanhol é a mais cara do mundo, após ser vendida por 179 milhões de dólares em maio deste ano.

mapas pinturas mais caras do mundo

Quer saber qual é o quadro mais caro do Brasil? Olha aqui no mapa de pinturas valiosas da América do Sul e outros continentes.

Mapa da inflação mundial

Agora sim, nesse mapa dá pra ver que a coisa está preta aqui na terra do samba. A inflação do Brasil está no mesmo patamar de países mergulhados na crise há anos, como a Argentina. Além da América do Sul, outra grande mancha preta no mapa-mundi da inflação é a Rússia. Parece que Estados Unidos e Europa se reencontraram e os Estados ditos “emergentes” estão afundando outra vez.

mapa mundi inflação

Este mapa, que está no Business Insider, foi feito pelo banco HSBC, que inclusive está deixando de operar no Brasil.

Mapa-mundi do custo de vida

Este é meu mapa favorito e que eu consulto antes de cada viagem. Ele não foi colocado na fanpage, mas é o mais importante de todos para quem gosta de viajar barato, considerando preços de restaurantes, supermercados, cinema, cerveja, aluguel etc. Quanto mais vermelho, mais caro o custo de vida. E quanto mais verde, mais barato. Olha como Buenos Aires está se tornando a cidade mais cara da América do Sul.

mapa custo de vida

Pra dar zoom à vontade nessa beleza de mapa, clica nele aqui no site numbeo.

Mapa com os nomes mais comuns nos países da Europa

Homens – Olha só como é moda batizar os filhos de Lucas. Ou melhor, Lukas (Áustria), Luca (França) e Luka (Eslovênia e Croácia).

mapa nomes europa homens

Mulheres – No caso das meninas, Emma e Maria são a última moda na Europa. Além de Sofia, é claro, com as variações Sophie (Irlanda e Holanda) e Sofija (Estônia).

mapa-nomes-mulheres

(Fonte)

Mapa do Brasil em 1822

Repare no tamanho dos estados de Goiás e Mato Grosso, que ainda não tinham originado Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Pará, Amazonas e Amapá ainda formavam o Grão-Pará. Pernambuco avançava por boa parte do que hoje é Bahia. Paraná e Sergipe também não existiam. Brasília ainda estava longe de ser construída. E repare lá embaixo que o Uruguai ainda era nosso. Ou melhor, ainda era o estado da Cisplatina.

mapa antigo do brasil

(Fonte)

Mapas, mapas e mais mapas!

O pessoal do I Fucking Love Maps também achou muitos outros mapas. E eu segui o exemplo e também encontrei alguns mapas. Vou colocar o link para a fonte original deles aqui:

  • Mapa das religiões predominantes no mundo (aqui)
  • Mapa de quando o México ainda era dono da California e outros estados ianques (aqui)
  • Mapa de IDH de São Paulo (aqui)
  • Mapa de startups de São Francisco (aqui)
  • Mapa das estações de metrô mais criticadas de Madrid (aqui)
  • Mapas inserindo o comprimento do Chile em outros territórios (aqui)
  • Mapa de importações do Brasil (aqui)
  • Mapa style de densidade populacional na Europa -Parece coisa de Game of Thrones (aqui)
  • Mapa com onde mais caem meteoros no planeta (aqui)

Resumindo (pra não perder a chance do trocadilho), é o mapa da mina dos mapas! Só falta acharmos MAPA MUNDI GIGANTE, desses de encher a parede, pra eu poder imprimir e colar na sala de casa.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
        • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
        • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
        • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
        • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
        • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários