El Calafate

Melhor época em El Calafate: clima e quando ir

Apesar de ser famosa pelos grandes glaciares e a caminhada no gelo, El Calafate não é um destino de inverno. Entenda quando é melhor viajar para essa paraíso na Patagônia Argentina.

Não tem neve o ano todo em El Calafate, muito menos pistas de esqui. O que tem mesmo é gelo. E é possível andar sobre ele, em glaciares como o Perito Moreno. Visitei a cidade em duas estações do ano e conferi históricos de clima e outros relatos de viagem para chegar à conclusão de quando ir e qual a melhor época em El Calafate. Entenda.

Veja também, na tabela de temperaturas e chuvas abaixo, como é o clima em El Calafate o ano inteiro. Assim dá pra se programar melhor e ajuda também a decidir o que levar. Já adianto que, se for no inverno para fazer trekking, é preciso levar casaco corta vento, calça impermeável e bota.

Sobre El Calafate

  • Distância de Buenos Aires: 2.770 quilômetros
  • População: 21 mil habitantes
  • Atrações mais visitadas: Glaciar Perito Moreno, Lago Argentino e Glaciar Upsala
  • Como chegar
  • Onde se hospedar

Quando é melhor visitar o Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Principal atração de El Calafate e, na minha opinião, um dos lugares mais bonitos da América do Sul, o Glaciar Perito Moreno pode ser visitado o ano todo. Mas nos meses de verão (dezembro, janeiro, fevereiro e março) o espetáculo é maior. Isso porque os desprendimentos de gelo, que caem no lago fazendo fortes estrondos, são mais frequentes.

Os passeios de trekking no gelo, em que turistas caminham sobre o glaciar, sempre com guia, podem ser feitos no verão, na primavera e no outono. No auge do inverno, em julho e agosto, as agências mais responsáveis suspendem o passeio, por ser perigoso devido à possibilidades de tempestades de neve, além do frio intenso. Se a estrada fica assim, imagine no glaciar.

Eu visitei o Perito Moreno em abril e estava um frio suportável, por volta de 5 ºC. Tinha bastante gente, mas foi possível comprar na hora o passeio de barco e percorrer as passarelas à beira do glaciar sem muvuca. Em dezembro e janeiro, meses de férias, costuma ser lotado.

 Melhor época: dessa forma, a conclusão é que a melhor época para visitar o Perito Moreno é nos meses de fevereiro e março , em seguida os meses e outono e primavera.

Quando tem neve e é possível esquiar em El Calafate

Sim, neva em El Calafate. Geralmente a primeira nevada do ano acontece em junho, primeiro mês do inverno. Mas, na própria cidade, é mais comum nevar em julho e agosto. Se por um lado nesses meses não tem como andar no Perito Moreno, por outro, é possível esquiar fazer esportes de neve.

Em 2013 foi inaugurado o primeiro e único centro de esqui de El Calafate, o Calafate Mountain Park, que agora se chama Miloutdoor. Entrei em contato com a empresa e disseram  o esqui está suspenso . Outras atividades na neve ainda podem ser realizadas, como  tubing, caminhada com raquetes de neve e moto de neve . O centro fica no Cerro Huyliche, a 15 km do centro de El Calafate e também oferece atividades o restante do ano.

Estação de esqui em El Calafate, o Calafate Moutain Park – Foto de Miloutdoor

Clima e temperaturas em El Calafate

Numa área de transição entre os climas denominados Frio Úmido e Árido Patagônico, em El Calafate faz frio o ano todo e chove pouco. No inverno, é possível fazer temperaturas negativas de até –7ºC. No verão, não espere máximas acima de 20 ºC.

  • Meses mais frios: junho, julho e agosto, quando as temperaturas variam entre –3ºC e 8ºC. Em junho ocorre a maior precipitação de neve.
  • Meses mais quentes: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, com temperaturas entre  5ºC e 18ºC.
  • Meses mais e menos chuvosos: chove mais entre abril e julho, e menos entre novembro e março.

Melhores atividades em El Calafate

Fora esportes de neve,  possíveis somente no inverno, as outras atrações de El Calafate são melhor aproveitadas em outras épocas do ano. Por isso prefira meses menos frios e sem neve para curtir esse pedaço da Patagônia. Por exemplo:

  • Passeio de barco e caminhada no Glaciar Perito Moreno
  • Visita ao Glaciar Viedma e a El Chaltén
  • Mirante Balcon de Calafate
  • Passeios a cavalo, de bicicleta e quadriciclo
  • Trilhas na Laguna Nimez
  • Caiaque e rafting
  • Glaciarium, o bar de gelo

Afinal, quando ir para El Calafate?

Além do melhor clima para as atividades pretendidas, recomendo ficar atento também aos meses de alta temporada, que são dezembro e janeiro, especialmente na semana do réveillon, quando a cidade fica mais lotada e é preciso reservar hotel com bastante antecedência. Possível alta de preços. Atenção também aos feriados nacionais e internacionais. Por causa das férias e atividades na neve, julho também é um mês concorrido.

Resumindo, na minha opinião, os melhores meses em El Calafate são aqueles em que é possível praticar as melhores atividades e ainda encontrar a cidade mais vazia e os hotéis mais baratos. Prefira fevereiro, março, abril, outubro e novembro.

O grande glaciar Perito Moreno, a maior geleira em extensão horizontal do mundo. Apesar do aquecimento global, ela é uma das poucas que está em crescimento, ao invés de reduzir. Foto de @Roi-Dimor
Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários