Quando ir a João Pessoa: melhor época, chuvas, temperaturas, horas de sol

Qual é a melhor época em João Pessoa para curtir as lindas praias da Paraíba com sol praticamente garantido? É disso que vamos falar agora, com relatos de viagens em diferentes meses e dados históricos.

Saiba como é o clima em João Pessoa de janeiro a dezembro, com médias de temperaturas mínimas e máximas, chuvas e também quando é alta e baixa temporada, o que influencia diretamente nos preços dos voos e hotéis.

ÍNDICE

A capital da Paraíba está no ponto mais oriental das Américas e do Brasil continental. É onde o sol nasce primeiro e brilha muito em boa parte do ano. Mas é importante prestar atenção ao clima, para não escolher justamente uma época chuvosa para viajar.

Quando ir a João Pessoa

Cada mês em João Pessoa tem suas particularidades, e vamos falar disso logo abaixo. Mas, de forma bem resumida, a dica é evitar a temporada das chuvas, de abril a julho. Prefira viajar a João Pessoa entre setembro e janeiro, meses de clima seco e sol garantido praticamente todos os dias.

Confira as médias históricas de temperaturas médias mínimas e máximas em João Pessoa, na tabela abaixo:

Dados climatológicos de João Pessoa pesquisados nos sites Climatedata e Inmet.

Melhor época em João Pessoa: poucas chuvas e muito sol ☀️

Setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro

Quer um clima perfeito para pegar praia? Vá a João Pessoa entre setembro e janeiro.

Nesses meses de primavera e verão, a chance de chover é muito pequena. E por mais que aconteça, dificilmente será um temporal duradouro, então no máximo vai refrescar o dia. Entre esses meses, em novembro e dezembro a probabilidade de chuva é ainda menor.

Por outro lado, esses também são os meses mais quentes do ano, ainda mais em tempos de El Niño. Temperaturas acima de 30 ºC são comuns, então capriche no protetor solar, beba muita água e não exagere no tempo de exposição.

Além de chuvas e temperaturas, pra aproveitar melhor sua viagem, é importante escolher bem onde se hospedar em João Pessoa, para ficar num lugar perto da praia e que combina com você.

Clima moderado em João Pessoa ⛅

Agosto, fevereiro e março

Nem tantas chuvas, nem tanto sol. Historicamente, agosto, fevereiro e março são meses de clima moderado em João Pessoa.

Se puder escolher entre esses meses, vá em fevereiro, que geralmente tem mais dias de sol do que agosto e março.

Uma vantagem de viajar nessa época são os preços. Como é média temporada, é possível encontrar boas promoções de voos e hotéis mais baratos, inclusive na orla de Tambaú, região mais buscada de João Pessoa.

Pior época em João Pessoa: temporada de chuvas 🌧️

Abril, maio, junho e julho

Quando não ir a João Pessoa? O clima chuvoso de abril a julho não combina nada com férias na praia.

Nesses meses de outono e inverno, costuma chover em mais da metade dos dias. Evite principalmente viajar em junho e julho. Exemplo: este temporal em João Pessoa, em 2023, ocorreu num mês de julho.

Por outro lado, se você não faz tanta questão de praia, saiba que essa época tem temperaturas mais agradáveis em João Pessoa, com mínimas que podem ficar abaixo de 20 ºC em algumas noites.

É garantido que vai chover? Nem sempre. Se você tem flexibilidade, pode conferir a previsão do tempo em João Pessoa e viajar em caso de uma sequência de dias de sol nesses meses.

Afinal, quando ir a João Pessoa

  • Vai chover: evite viajar principalmente entre o final de abril e o início de julho, época mais chuvosa em João Pessoa. Mas saiba que são meses de baixa temporada, com promoções em voos e hotéis.
  • Vá, o clima é perfeito: a estação seca entre setembro e janeiro é a melhor época para viajar a João Pessoa. São meses de alta temporada, especialmente dezembro e janeiro, quando passagens aéreas e diárias no hotéis estão mais caras. Reserve tudo com antecedência.
  • Talvez: para combinar uma boa chance de clima bom, com preços razoáveis, fevereiro, março e agosto são uma boa alternativa para viajar a João Pessoa.

Horários do nascer e do pôr do sol em João Pessoa

Quem disse que o dia é curto em João Pessoa? Na verdade, ele só começa muito mais cedo. Afinal, é onde o sol nasce primeiro no Brasil. Se você quer aproveitar bem o dia, a dica é madrugar.

Confira na tabela abaixo os horários do nascer e do pôr do sol no dia 1º de cada mês:

MÊS Nascer do sol ↑ Pôr do sol ↓
Janeiro 05:08 17:37
Fevereiro 05:21 17:44
Março 05:25 17:37
Abril 05:23  17:23
Maio 05:21  17:11
Junho 05:26  17:08
Julho 05:32  17:13
Agosto 05:32  17:19
Setembro 05:21  17:17
Outubro 05:05  17:13
Novembro 04:53  17:12
Dezembro 04:54  17:22

Informações de 2023. Podem ocorrer pequenas variações a cada ano. Fonte: INMET

Repare que o sol nasce por volta das 5 horas da madrugada em todos os meses do ano, e se põe sempre antes das 18h em João Pessoa.

Na minha viagem a João Pessoa, em dezembro, demorei a me atentar a esse detalhe, e perdi muito tempo de praia. Estava acordando às 7 horas nos primeiros dias, e quando olhava pela janela, o sol já estava alto no céu.

E aí, quando chegava 16h, o astro rei já começava a se esconder no horizonte, acabando com o dia de praia. Então, repito, se quer pegar praia e aproveitar o dia e fazer mais passeios em João Pessoa, acorde com as galinhas, no máximo às 6h.

Agora que você já sabe quando ir a João Pessoa, aproveite e veja mais dicas de viagem aqui no blog. E se tiver qualquer dúvida sobre clima e chuva, entre outras, é só perguntar.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *