João Pessoa

Onde ficar em João Pessoa – Guia de bairros, praias e hotéis

Gostei muito de João Pessoa, que considero a capital mais simpática do nordeste, além de uma das mais baratas. Essa experiência positiva se deu muito devido à minha escolha de hospedagem. Acho que fiquei no lugar certo, numa das melhores praias e perto do centro. E aqui vou explicar onde ficar em João Pessoa para curtir o melhor da cidade.

Se você já tem uma noção de onde ficar, mas está em dúvida, também vou ajudar nas dúvidas. Por exemplo, Tambaú ou Cabo Branco, Manaíra ou Bessa, Centro ou praias. E também se vale a pena se hospedar no litoral sul, a famosa Costa do Conde, onde estão belos resorts a beira-mar.

Melhores lugares para se hospedar em João Pessoa

Na parte urbana de João Pessoa, essas são as melhores áreas para se hospedar. Principalmente nos bairros da orla, assim você pode escolher um hotel perto de praia, Inclusive há algumas opções de hotéis pé na areia e as praias são decentes. Entenda um pouco mais sobre cada bairro.

Também recomendo assistir este vídeo abaixo, feito por moradores de João Pessoa que visitaram diferentes hotéis. Bom pra entender um pouco melhor as localizações.


Bessa ou “Caribessa”– Bairro residencial, perto de Cabedelo

No litoral norte de João Pessoa, já chegando em Cabedelo, a Praia do Bessa é uma das preferidas dos locais para banho de mar, pois costuma ter menos gente e as águas mais limpas, devido à maior distância da zona central e comercial. Fica próxima à Praia do Jacaré, onde acontece o famoso “bolero de ravel”.

Cobertura do Bessa Beach Hotel | Foto divulgação

Não tem grandes barracas de praia, apenas um ou outro quiosque no calçadão. Na avenida beira-mar e suas travessas estão alguns restaurantes, hotéis e pousadas, a maioria locais simples. Essa é vantagem de ficar no Bessa: ter uma certa tranquilidade em plena capital, com uma grande praia à frente e preços mais baixos. Além de ter  muitos hotéis pé na areia .

A desvantagem, em relação às praias mais centrais, é ficar ainda mais distante do aeroporto, do Centro e do litoral sul de João Pessoa. Dessa forma, recomendo bastante que alugue um carro, senão vai gastar uma fortuna com transporte.

Dicas de hotéis no Bessa

Bom e barato. No Bessa estão os apartamentos de temporada e hotéis mais baratos perto da praia em João Pessoa. Mas é preciso ficar muito atento à qualidade dos locais, pois há muitos apartamentos pouco testados e algumas espeluncas. Um dos melhores do pedaço, sendo um verdadeiro achado, e a preços módicos, é o Numar Hotel, em plena praia.

Melhor custo-benefício. O novo Bessa Golden Flats tem uma linda vista da praia em frente, assim como o Bessa Beach Hotel, provavelmente a hospedagem de mais alto padrão da região.


Manaíra – Bairro com bons hotéis e restaurantes famosos

Um pouco mais central e comercial do que o Bessa, o bairro Manaíra é bem movimentado por turistas. Tem o maior shopping de João Pessoa. A praia é praticamente sem infraestrutura, assim como o calçadão, que tem apenas um grande restaurante, já chegando em Tambaú.

Na avenida beira-mar, aquele comércio típico de praia, com bancos, sorveterias, lojas de açaí, pizzas e doces. Aliás, não sei se é hábito dos locais ou dos turistas, mas  nunca vi tanta sorveteria num lugar só . Na avenida beira-mar e ruas próximas estão boas opções de hospedagem, a maioria pousadas pequenas e alguns hotéis medianos, como o bem avaliado Verdegreen Hotel.

Se quer saber onde ficar em Manaíra, recomendo a região mais próxima a Tambaú, onde estão bons restaurantes, a maior parte dos hotéis e uma das regiões mais movimentadas da orla de João Pessoa.

Dicas de hotéis em Manaíra

Bom e barato. A poucos metros da Praia de Manaíra, já chegando em Tambaú, o Anjos Hotel é novo, tem vista pro mar e preços convidativos. Encontrei valores muito em conta na baixa temporada.

Melhor custo-benefício. Outro hotel recomendado na orla de Manaíra, embora não tão perto do mar, é o Manaíra Executive. Já perto do limite do bairro com o Bessa, em região mais residencial, está o Hotel Manaíra, a poucos metros da praia.

Alto padrão. Num trecho mais tranquilo de Manaíra, em frente à praia, o Hardman Hotel é um 4 estrelas bastante reservado e elogiado pelos viajantes.


Tambaú – Bairro pequeno, onde eu fiquei e recomendo

Me hospedei no histórico Tambaú Hotel, construído nos anos 1970 e um marco arquitetônico em João Pessoa. Fica em localização estratégica. Embora antigo, tem muitos quartos reformados. Tem grande área de lazer interna, com restaurante, bar e piscinas para crianças e adultos. Fiquei num dos quartos velhos, mas a área de lazer e a vista compensaram. Nunca tinha dormido tão perto do mar (se viesse um tsunami, eu seria a primeira vítima na Paraíba).

Estrutura de praia do Tambaú Hotel. Praticamente privativa, passam poucos ambulantes.

O bairro Tambaú também me agradou. Saindo do hotel,  do outro lado da rua tem a Feirinha de Artesanato de João Pessoa  e muitas lanchonetes. E a menos de 10 minutos de caminhada encontrei bons restaurantes.

Sobre a Praia de Tambaú, que foi a que mais frequentei em João Pessoa, gostei mais de olhar do que de entrar no mar. Visual lindo, praticamente sem ondas e com serviço de praia bom do hotel. Mas, na ocasião, tinha muita lama no mar, não tava legal de pisar (frescura? talvez).

Dicas de hotéis em Tambaú

Bom e barato. Pesquisando bem, é possível se hospedar por menos de R$ 200 por dia em Tambaú, sem perrengue. Como no Smart Hotel, a duas quadras da praia. Ainda mais em conta, com diárias possíveis abaixo de R$ 150, recomendo a Pousada Atlântica e o Hotel Filipéia.

Melhor custo-benefício. Aqui enquadro o próprio Tambaú Hotel, que está um pouco acima da média de preços do bairro, mas tem a maior infraestrutura e é o único hotel pé na areia central em João Pessoa. O Atlântico Praia Hotel também vale a hospedagem.

Apartamentos de temporada. Essa é a região com mais apartamentos pelo Airbnb em João Pessoa. Um dos melhores é essa cobertura, que acomoda até cinco pessoa. Também pertinho da praia e ótimo para famílias, esse apartamento fica num bom condomínio.


Cabo Branco – Bairro da praia mais turística de João Pessoa

Alguns dos melhores hotéis de João Pessoa estão em frente à praia de Cabo Branco, na avenida beira-mar. Isso não é à toa. Essa praia tem o calçadão mais movimentado da cidade. A ciclovia é disputada por ciclistas, corredores e patinadores. O calçadão é repleto de quiosques.

Bairro e praia de Cabo Branco – Foto do Littoral Flat

A praia de Cabo Branco é a mais famosa e lotada de João Pessoa, principalmente o trecho próximo a Tambaú. Pra quem gosta de fazer muitas coisas a pé, tipo sair pra jantar ou embarcar num passeio de barco, não tem lugar melhor para se hospedar em João Pessoa do que Cabo Branco.

Já a extremidade sul da praia, que tem mais de 3 km de extensão, é bem mais tranquila. E fica próxima a pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco e facilita a saída para o litoral sul.

Dicas de hotéis em Cabo Branco

Bom e barato. A orla de Cabo Branco é eclética. Se ficar em pousadas menores, como na Pousada Costera, na rua beira-mar, é possível encontrar diárias bem em conta. A menos de 10 minutos de caminhada da praia, o Xiló Design também tem preços competitivos.

Melhor custo-benefício. Perto do trecho mais movimentado da praia, o Littoral Tambaú Flat tem boa estrutura, café da manhã e piscina com vista pro mar no terraço. Apesar do nome, está do lado de Cabo Branco da avenida. É um dos hotéis com melhor custo-benefício na região. Na mesma faixa de preço, o Hplus Beach também vale a hospedagem.


Centro Histórico

A não ser que você viaje a trabalho, não há muitos motivos para se hospedar no Centro de João Pessoa. A região é histórica, tem uma bonita igreja e casarios antigos. Vale um roteiro a pé ou pelo menos uma volta de carro. Mas dá pra ver praticamente tudo em poucas horas.

De qualquer forma, se pensa em fica no Centro, tem alguns hotéis razoáveis e os preços são bem em conta. Afinal, a demanda não se compara à dos hotéis na orla. Mas cuidado para não cair numa espelunca. Por isso, fique atento às avaliações e comentário de outros hóspedes em sites confiáveis de reservas.

Dicas de hotéis no Centro de João Pessoa

Em padrão executivo simples, o Guarany Express e o JR Hotel são os mais bem avaliados do Centro de João Pessoa. Eles são também os  hotéis decentes mais próximos da rodoviária . E você sabe, em praticamente qualquer capital brasileira, é importante ter cuidado em regiões centrais e entornos de terminais rodoviários.


Onde ficar nas melhores praias de João Pessoa (e cidades vizinhas)

Fora da zona central estão as praias mais bonitas de João Pessoa, algumas delas com visual paradisíaco. A desvantagem de se hospedar nessas regiões é ficar longe de serviços e comércios como hospitais, bancos e farmácias. Além de não ter nada pra fazer à noite, além de jantar no próprio hotel, na maioria dos casos.

Por exemplo, na linda praia de Barra do Gramame, tem algumas pousadas de locais, pouco testadas.

Outra praia que bate aquela vontade de se hospedar é Coqueirinho (foto abaixo). De um lado, mar aberto de ondas fortes e cores no pantone caribenho. Do outro lado, um trecho de praia super tranquila, onde dá pra passar o dia sob a sombra das árvores (alerta de possibilidade de farofa). Outra vantagem dessa praia é a fartura de bons restaurantes. No quesito hospedagem, a Pousada Beach House Coqueirinho é a única opção indicada.

Um pouco à frente, a Praia de Tambaba também têm seus entusiastas, principalmente entre os naturistas convictos. Na parte de nudez obrigatória da praia, a Pousada Naturista Tambaba é a única opção de hospedagem. Se prefere tomar café da manhã vestido, o Restaurante e Pousada Arca de Bilú é a outra opção da região.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Buenas Dicas Viagem (@buenasdicas) em

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Fui à Praia De Cabo Branco. Super recomendo o Hotel Natuaran. Um show de bola. Muito bom. Gostei.

    • Nivaldo responder

      Olá, José Paulo. Que bom que gostou da sua estadia em João Pessoa e por acrescentar sua dica de hotel em Cabo Branco. Um abraço!

Comentários