Buenos Aires

As 5 melhores sorveterias de Buenos Aires

Sabe aquele trabalho gostoso de fazer? Fui visitar as principais sorveterias de Buenos Aires, para escolher as melhores.

Ensinados e inspirados pelos imigrantes italianos, os argentinos se tornaram grandes apreciadores e produtores de sorvete. “Helado”, como dizem por lá. Mas quais são as melhores sorveterias de Buenos Aires? Embarquei nessa doce missão e aqui vai o resultado.

Provei sorvetes nas principais redes de sorveterias da Argentina, e também em pequenas lojas de sorveterias artesanais. Não fiz isso tudo de uma vez. Essa lista é resultado de várias viagens a Buenos Aires.

E o ranking foi atualizado em 2020, depois de um retorno frustrante à Freddo, que já foi a melhor “heladería” de Buenos Aires, inclusive com franquias no Brasil, e hoje está longe dos tempos de glória. Outra rede que me decepcionou no retorno e perdeu lugar nessa lista foi a famosa Un’ Altra Volta.

1. Lucciano’s

Eleito por uma revista local como a melhor sorveteria de Buenos Aires, a Lucciano’s, em seu site oficial, informa ter trazido receitas e maquinário diretamente da Itáilia.

Eu fui lá conferir. Gostei tanto que acabei voltando várias vezes e visitei 3 diferentes unidades da rede. Além de sorvetes tradicionais e sabores comuns na Argentina, como de queijo e frutos da Patagônia, também são vendidos picolés que lembram as famosas paletas mexicanas.

Gostei mais da unidade em Palermo Soho. Ambiente refinado e bom atendimento. O que leva a ter preços acima da média. Mas a qualidade geral faz por merecer seu valor.

2. Cadore

Surgida na Itália, a sorveteria Cadore se mudou para Argentina e fez muito sucesso. Tanto que, em 2017, foi eleita como uma das melhores sorveterias do mundo. Temos que provar, né?

A loja principal da Cadore fica na Av. Corrientes, a apenas 5 quadras do Obelisco. Seu sabor mais famoso é o sorvete de doce de leite argentino.

Então, não tenha dúvidas. Ao entrar na Cadore, peça um “helado de dulce de leche”. Mas finja que ainda não se decidiu, assim aproveite para provar outros sabores, sem pagar nada a mais por isso.

3. Persicco

A Persicco já foi a melhor sorveteria de Buenos Aires. Foi também dona dos ambientes mais elegantes do segmento.

A verdade é que as lojas da Persicco andam um tanto caídas, sem comparadas à Lucciano’s. O exemplo mais evidente é em Palermo Soho, onde a Persicco fica praticamente abandonada, quase em frente à lotada concorrente.

Mas, pela tradição e pela histórica qualidade de seus produtos, ela ainda merece ficar em segundo lugar entre as melhores sorveterias de Buenos Aires.

4. Heladeria Gruta

Loja pequena e bem mais simples do que as concorrentes. Mas conquista os clientes com o atendimento simpático e o aroma dos sorvetes, que invade a rua.

Sorvetes realmente artesanais. Como fica fora do eixo mais turístico da cidade, tem um público basicamente de portenhos. E por isso mesmo, os valores são um pouco mais em conta.

Fica pertinho da estação Juramento do metrô, no bairro de Belgrano. Perto também do Barrio Chino, então pode combinar o passeio com um sorvete refrescante depois.

5. Saverio

A loja da Av. San Juan funciona desde 1909, sendo portanto uma das mais antigas sorveterias de Buenos Aires. O que mostra o apreço dos argentinos pela arte do sorvete artesanal e também por essa pequena sorveteria – pequena apenas para o padrão local.

Costuma ter fila no balcão, especialmente nos dias de verão e em horário de almoço. Dizem que era frequentada por ninguém menos do que Carlos Gardel, o maior nome da história do Tango.

Pode comprar o clássico sorvete na casquinha, ou pedir um prato mais requintado, de sorvete com alguma torta da casa. E se gostar muito, pode fazer como os argentinos: peça pra levar e encha o isopor para comer mais tarde no seu hotel.

Outras sorveterias para conhecer em Buenos Aires

Também tem boas sorveterias menores e mais distantes do centro. Selecionei outras sorveterias artesanais de Buenos Aires que são muito saborosas e também merecem um visita.

Monte Olivia

Existe há mais de 45 anos em uma grande sede voltada para a praça da Villa Devoto, um bairro afastado do centro de Buenos Aires. Um dos clássicos da casa é a casquinha de chocolate amargo. Se não é seu sabor de sorvete favorito, não se preocupe: existem mais de 60 sabores igualmente artesanais e deliciosos por lá.

  • Endereço: Rua Fernández de Enciso, 3999

El Piave

Mais uma sorveteria histórica de Buenos Aires. A El Piave conquista gerações de apaixonados por sorvete desde 1955, com sabores originais como ananás com champanhe, arroz com leite e mousse de framboesa. O de dulce de leche casero também é sempre uma boa pedida, afinal une duas das maiores habilidades dos argentinos: fazer doce de leite e fazer sorvete.

  • Endereço: Avenida Mitre, 6282

Peppino di Napoli

Em pleno agito do microcentro de Buenos Aires há 45 anos, milhões de pessoas já experimentaram suas iguarias.  A maioria apenas passa e compra seu sorvete pra comer no caminho, mas, apesar do pequeno espaço para as mesas, vale sentar e saborear com calma um dos deliciosos sorvetes artesanais da casa.

  • Endereço: Avenida Carlos Pellegrini, 787

Vía Toscana

Parada obrigatória para quem vai em Tigre, fica no Paseo Victorica, às margens do rio Luján. Seus sorvetes não são tão criativos quanto na El Piave, nem possuem um sabor tão requintado quanto os da Monte Olivia, mas são o que há de melhor em um dia de turismo intenso pelo delta de Tigre, especialmente se estiver no verão. Aos finais de semana, prepare-se para a fila.

  • Endereço: Paseo Victorica 1648, Tigre – Grande Buenos Aires

Lado Bueno

Seus sorvetes artesanais são deliciosos, mas isso qualquer ótima sorveteria de Buenos Aires oferece. A Lado Bueno está à frente da concorrência mesmo é por oferecer extras no sorvete, como nozes, morangos, MMs e amêndoas acarameladas e tostadas. O sucesso é tanto que em apenas 12 anos de existência já está abrindo suas filiais.

  • Endereço: Rua Artigas, 1802

Sabores de sorvete tradicionais na Argentina

E se você é daqueles que passa minutos empatando a fila até decidir um sabor, aqui vão algumas dicas.

Claro que você pode pedir sabores clássico como chocolate ou pistache. Mas se quiser sabores, digamos, mais locais, a primeira dica é a baunilha. Geralmente um sabor sem graça no Brasil, produtos à base de baunilha são mais saborosos na Argentina.

Outro sabor que recomendo é o sorvete de calafate. Sim, ele tem o mesmo nome de uma das principais cidades da Patagônia Argentina. Isso porque é um fruto típico da região mais gelada da América do Sul.

Pra fechar, não deixe de provar o sorvete de mascarpone, fácil de encontrar nas melhores sorveterias de Buenos Aires. Trata-se de sorvete à base de tipo de queijo, muito cremoso e gorduroso, usado também no preparo de outras sobremesas, como o tiramisù.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários