10 comidas realmente típicas da Argentina

pizza fugazzeta buenos aires

Um verdadeiro festival de comidas típicas espera por você na Argentina, um país de alta culinária, mas também de apaixonados pela baixa gastronomia.

A culinária Argentina foi fortemente influenciada pelos colonizadores espanhóis, imigrantes italianos e em menor escala pelos povos nativos. E também tem colaborações de árabes, judeus, franceses e alemães, entre outras nacionalidades.

De carnes a pizzas, de massas a sobremesas, veja a seleção exclusiva com os pratos, doces e petiscos tradicionais da Argentina. Mas antes, um aviso: elaborei a lista de comidas típicas da Argentina com fome, muita fome.

E confira quais são as pizzarias históricas de Buenos Aires e programe-se para conhecer algumas delas.

Comidas típicas da Argentina

Elaboramos esta lista de comidas realmente tradicionais da Argentina, consumidos pelos argentinos no dia a dia, em casa, e também muito comuns nos restaurantes do país.

Confira agora quais são os pratos principais, lanches e doces para provar em Buenos Aires, Mendoza, Bariloche e outros dos melhores destinos de viagem da Argentina, ou para fazer em sua casa.

1. Medialuna

Essencial no café da manhã na Argentina.

Para começar a lista, nada melhor que uma entradinha. Medialunas são basicamente croissants, uma massa em formato de meia-lua, daí o nome em espanhol.

São encontradas em qualquer esquina nos 3 principais sabores: medialuna de manteca (doce), medialuna de grasa (salagada) e recheada (com doce de leite, creme e goiabada).

Peça um pouco de leite para acompanhar e terá um belo café da manhã ou lanche da tarde.

2. Empanadas argentinas

As melhores empanadas da América do Sul.

Bem recheadas e temperadas, as empanadas típicas da Argentina disputam o título de melhor do mundo com as empanadas chilenas.

A diferença entre elas está no recheio: chilenos utilizam muitos frutos do mar e até passas nas suas receitas, já os argentinos privilegiam queijo, cebola caramelizada e, é claro, a carne. Uma comida típica para comer aos montes.

Conheça as Melhores Empanadas de Buenos Aires e inclua esse passeio gastronômico no seu roteiro.

3. Parrillada

O legítimo churrasco argentino.

Assar generosos cortes de carne na parrilla é um verdadeiro ritual na Argentina. Eles assam de tudo, de frango a tapas de cuadril (verão argentina da picanha), passando por embutidos estranhos para nós brasileiros, como a morcilla, uma linguiça de cor preta, por causa do sangue coagulado que leva no recheio.

A maioria dos restaurantes turísticos de Buenos Aires serve parrillada. Lembre-se de pedir sem morcilla, caso não esteja para inovações no seu prato. Confira quais são as 10 melhores Parrillas de Buenos Aires.

4. Choripán

O melhor sanduíche da Argentina.

Um hino à baixa gastronomia, o choripan é o mais legítimo sanduíche argentino, e costuma figurar em listas de melhores comidas de rua do mundo.

Simples, barato e encontrado de norte a sul da Argentina. Consiste simplesmente em um pão recheado com chorizo (uma linguiça “toscana” bem temperada). Pode acompanhar queijo ou vinagrete. Os melhores estão no interior, em cidades com tradicional culinária mata-fome, como Mendoza e Bariloche.

Confira no site Cucinare, em espanhol, dicas de lugares para provar choripán em Buenos Aires.

5. Pizza argentina

Mais robusta e rústica do que a pizza brasileira.

pizza fugazzeta buenos aires

A típica pizza argentina é bem diferente da pizza brasileira e da pizza italiana. Tradicionalmente, tem a massa grossa, crocante e porções generosas de cobertura, especialmente queijo e cebola.

O melhor lugar para prová-la é em Buenos Aires, em suas pizzarias históricas, que nasceram principalmente nos anos 1930, auge da era do tango.

Pizzarias históricas e tradicionais em Buenos Aires

  • Güerrín – Desde 1932, pertinho do Obelisco, no Microcentro;
  • Las Cuartetas – Desde 1932, no Microcentro. Era frequentado por Diego Maradona;
  • El Cuartito – Desde 1934, perto do Teatro Colón, no Centro;
  • Banchero – Desde 1932, perto do Caminito, em La Boca;
  • El Palacio de la Pizza – Desde 1956, , perto do Obelisco, no Microcentro;
  • Los Inmortales – Desde 1952, no Microcentro. Era frequentada por Carlos Gardel;
  • Pirilo – Desde 1932, em San Telmo.

Não espere pizzarias elegantes, como acontece no Brasil. Essas pizzarias portenhas são ambientes informais e às vezes até rústicos.

Os pedaços de pizza são generosos, e costumam acompanhar uma fatia de fainá, uma massa de grão de bico. Entre os diversos sabores de pizzas em Buenos Aires, recomendo que você prove a fugazzeta, de queijo e cebola.

Veja nossa lista com as  As 10 melhores pizzarias de Buenos Aires e escolha algumas para provar na viagem.

6. Milanesa

Prato de carne, a versão argentina do Schnitzel.

Um dos pratos mais consumidos na Argentina é a milanesa. O prato de milanesa mais tradicional, é montado com um bife bovino empanado, acompanhado de purê de batata e fatias de limão.

Nessa milanesa da foto acima, que eu provei no restaurante Perón Perón, em Palermo, o acompanhamento também é um clássico em Buenos Aires: batatas fritas e ovos fritos com a gema mole.

Confira no site argentino VíaPaís, dicas de onde comer milanesa em Buenos Aires.

7. Suprema

Uma milanesa de frango “à parmegiana”

Os argentinos gostam tanto de milanesa, que criaram diversas variações para o prato. Uma delas se tornou tão amada quanto a original.

Se você vir o nome “Suprema” num cardápio, saiba que trata-se de um bife de frango à milanesa, cobertura por uma generosa quantidade de queijo e molho de tomate.

8. Doce de leite argentino

A melhor sobremesa da Argentina.

Mais que uma comida típica, é a sobremesa mais famosa da Argentina e também um dos seus produtos mais exportados, principalmente para o Brasil. Existem variados tipos, texturas e sabores de “dulce de leche”. E como não poderia deixar de ser, existe também uma acirrada disputa com o Uruguai, que compartilha da mesma paixão.

9. Alfajor

Doce legitimamente argentino, que é cara de Buenos Aires.

Não existe nenhum outro doce tão argentino quanto o alfajor, certo? Não é bem assim.

Segundo esse artigo, a receita do alfajor nasceu no Oriente Médio e foi levada para a Espanha, então dominada pelos mouros. Apenas séculos mais tarde os espanhóis se lançaram ao mar e trouxeram essa e outros iguarias para a América Latina.

Esses discos de massa coladas por doce de leite e cobertas por chocolate, são relativamente comuns em país como Chile e México.

Mas, se formos contar por volume de vendas e sabor, o alfajor é puramente argentino. Tanto que se tornou um produto do tipo exportação e muito buscado pelos turistas.

Entre as principais marcas de alfajor na Argentina, estão Jorgito, Cachafaz, Las Anitas e Havanna.

10. Helado

Os argentinos são viciados em sorvete.

Os “helados” da Argentina estão entre os melhores sorvetes do mundo.

Nossos hermanos herdaram dos imigrantes italianos a paixão por sorvetes artesanais e seguem aprimorando a arte e criando novos sabores.

O mais típico, claro, é o sorvete de doce de leite. Mas existem muitos outros sabores que merecem ser provados nas principais sorveterias de Buenos Aires. Aliás, conheça as 5 melhores sorveterias de bairro de Buenos Aires.

O interior do país também guarda seus sorvetes típicos, como o de “Calafate“, da Patagônia.


Mais comidas típicas do mundo

Agora que você conhece as 7 melhores comidas típicas da Argentina, compre sua passagem e boa viagem. E se quiser garantir uma experiência ainda mais completa, faça um tour gastronômico por Buenos Aires, explorando os restaurantes mais amados pelos portenhos.


Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. vc esqueceu da MILANESA A LA NAPOLITANA, uma verdadeira delícia!!!

    na maioria dos restaurantes já vem com batata frita ou pure de batatas…

  2. A foto essa aí e de empanada chilena.
    Experimentem morcilla com pão.
    Bariloche e Mendoza tem nada a ver com choripan… Na interior da provincia (estado) de Buenos Aires vai achar os melhores chorizos. E de lá que a carne vem.
    Em Buenos Aires tem um monte de pizzarias que fazem massa fina em forno a lenha. E só procurar.
    Doce de leite não tem sabores diferentles.Todos eles tem sabor a… doce de leite!!!!!
    Muitos erros nas dicas.

    1. Nicolas, pelo visto você é argentino, então tem uma opinião mais local, aqui o foco é turismo baseado em experiências pessoais. E foi em Bariloche e Mendoza que comi os melhores choripans da Argentina.

      Tem alguma dica de lugar bom pra comer o choripan?