10 comidas típicas da Argentina
A culinária argentina foi moldada principalmente por três grupos: os colonizadores espanhóis, os imigrantes italianos e, em menor escala, os povos nativos. E também tem influências de árabes, judeus, franceses e alemães, entre outras nacionalidades.
Ao longo dos séculos, os argentinos desenvolveram e adaptaram inúmeros pratos, em especial à base de produtos abundantes no país, como a carne bovina e o queijo.
É por isso que, nesta lista com as principais comidas típicas de Argentina, você vai notar a grande presença desses elementos, tanto em lanches e sobremesas, como nos pratos principais mais consumidos do país.
Comidas típicas da Argentina
Elaboramos esta seleção de comidas realmente tradicionais da Argentina, consumidas pelos argentinos no dia a dia, em suas casas, mas que também são facilmente encontradas nos restaurantes do país.
E prepare-se para o excesso: a gastronomia argentina é conhecida pela fartura. O tamanho dos pratos muitas vezes impressiona, principalmente pela quantidade de queijo e dimensão dos cortes de carne.
Confira a seguir quais são as comidas típicas da Argentina, incluindo dicas de preparo, curiosidades e onde prová-las nas maiores cidades do país, como Buenos Aires, Mendoza, Bariloche.
1. Medialuna
Essencial no café da manhã na Argentina.
Para começar a lista, nada melhor do que uma entradinha. Medialunas são basicamente um croissant, e são uma comida típica da Argentina indispensável no café da manhã.
Têm esse nome pois são em formato de meia-lua, ou seja, “medialuna”.
São encontradas em qualquer esquina de Buenos Aires nos 3 principais sabores: medialuna de manteca (doce), medialuna de grasa (salagada) e recheada (com doce de leite, creme e goiabada).
Dica: peça um pouco de leite para acompanhar sua medialuna e terá um belo café da manhã ou lanche da tarde.
2. Empanadas argentinas
As melhores empanadas da América do Sul.
Praticamente todos os países hispânicos da América Latina têm a empanada entre suas comidas típicas. Afinal, apesar de ter origem persa, a empanada foi incorporada à culinária espanhola, e ganho as Américas com os colonizadores.
Mas a empanada se desenvolveu de formas diferentes em cada país. Por exemplo, no Chile, as empanadas se tornaram maiores e se destacam recheios com frutos do mar e passas.
Já na Argentina, as empanadas são menores e os recheios mais tradicionais são à base de carne e queijo.
Hoje a empanada é uma das principais comidas típicas da Argentina e pode ser encontrada em qualquer lugar do país, sendo um lanche bom e barato para se fazer a qualquer hora.
Conheça as Melhores Empanadas de Buenos Aires e inclua esse passeio gastronômico no seu roteiro.
3. Parrillada
O legítimo churrasco argentino.
Assar generosos cortes de carne na parrilla é um verdadeiro ritual na Argentina. Eles assam de tudo, de frango a tapas de cuadril (verão argentina da picanha), passando por embutidos estranhos para nós brasileiros, como a morcilla, uma linguiça de cor preta, por causa do sangue coagulado que leva no recheio.
A maioria dos restaurantes turísticos de Buenos Aires serve parrillada. Lembre-se de pedir sem morcilla, caso não esteja para inovações no seu prato.
Entre as principais comidas típicas da Argentina, a parrillada tem um lugar especial no coração dos portenhos.
4. Choripán
O melhor sanduíche da Argentina.
Um hino à baixa gastronomia, o choripan é o mais legítimo sanduíche argentino, e costuma figurar em listas de melhores comidas de rua do mundo.
Simples, barato e encontrado de norte a sul da Argentina. Consiste simplesmente em um pão recheado com chorizo (uma linguiça “toscana” bem temperada). Pode acompanhar queijo ou vinagrete. Os melhores estão no interior, em cidades com tradicional culinária mata-fome, como Mendoza e Bariloche.
5. Pizza argentina
Mais robusta e rústica do que a pizza brasileira.
A típica pizza argentina é bem diferente da pizza brasileira e da pizza italiana. Tradicionalmente, tem a massa grossa, crocante e porções generosas de cobertura, especialmente queijo e cebola.
O melhor lugar para prová-la é em Buenos Aires, em suas pizzarias históricas, que nasceram principalmente nos anos 1930, auge da era do tango.
Pizzarias históricas e tradicionais em Buenos Aires
- Güerrín – Desde 1932, pertinho do Obelisco, no Microcentro;
- Las Cuartetas – Desde 1932, no Microcentro. Era frequentado por Diego Maradona;
- El Cuartito – Desde 1934, perto do Teatro Colón, no Centro;
- Banchero – Desde 1932, perto do Caminito, em La Boca;
- El Palacio de la Pizza – Desde 1956, , perto do Obelisco, no Microcentro;
- Los Inmortales – Desde 1952, no Microcentro. Era frequentada por Carlos Gardel;
- Pirilo – Desde 1932, em San Telmo.
Não espere pizzarias elegantes, como acontece no Brasil. Essas pizzarias portenhas são ambientes informais e às vezes até rústicos.
Os pedaços de pizza são generosos, e costumam acompanhar uma fatia de fainá, uma massa de grão de bico. Entre os diversos sabores de pizzas em Buenos Aires, recomendo que você prove a fugazzeta, de queijo e cebola.
Veja nossa lista com as As 10 melhores pizzarias de Buenos Aires e escolha algumas para provar na viagem.
6. Milanesa
Prato de carne, a versão argentina do Schnitzel.
Um dos pratos mais consumidos na Argentina é a milanesa. O prato de milanesa mais tradicional, é montado com um bife bovino empanado, acompanhado de purê de batata e fatias de limão.
Nessa milanesa da foto acima, que eu provei no restaurante Perón Perón, em Palermo, o acompanhamento também é um clássico em Buenos Aires: batatas fritas e ovos fritos com a gema mole.
7. Suprema
Uma milanesa de frango “à parmegiana”
Os argentinos gostam tanto de milanesa, que criaram diversas variações para o prato. Uma delas se tornou tão amada quanto a original.
Se você vir o nome “Suprema” num cardápio, saiba que trata-se de um bife de frango à milanesa, coberto por uma generosa quantidade de queijo e molho de tomate.
8. Doce de leite argentino
A melhor sobremesa da Argentina.
Mais que uma comida típica, o doce de leite é a sobremesa mais famosa da Argentina e também um dos seus produtos mais exportados, principalmente para o Brasil.
Existem variados tipos, texturas e sabores de “dulce de leche”. E como não poderia deixar de ser, existe também uma acirrada disputa com o Uruguai, que compartilha da mesma paixão.
- Entenda melhor: As 10 melhores marcas de doce de leite da Argentina.
9. Alfajor
Doce legitimamente argentino, que é cara de Buenos Aires.
Não existe nenhum outro doce tão argentino quanto o alfajor, certo? Não é bem assim.
Segundo esse artigo, a receita do alfajor nasceu no Oriente Médio e foi levada para a Espanha, então dominada pelos mouros. Apenas séculos mais tarde os espanhóis se lançaram ao mar e trouxeram essa e outros iguarias para a América Latina.
Esses discos de massa coladas por doce de leite e cobertas por chocolate, são relativamente comuns em país como Chile e México.
Mas, se formos contar por volume de vendas e sabor, o alfajor é puramente argentino. Tanto que se tornou um produto do tipo exportação e muito buscado pelos turistas.
Entre as principais marcas de alfajor na Argentina, estão Jorgito, Cachafaz, Las Anitas e Havanna.
10. Helado
Os argentinos são viciados em sorvete.
Os “helados” da Argentina estão entre os melhores sorvetes do mundo.
Nossos hermanos herdaram dos imigrantes italianos a paixão por sorvetes artesanais e seguem aprimorando a arte e criando novos sabores.
O mais típico, claro, é o sorvete de doce de leite. Mas existem muitos outros sabores que merecem ser provados nas principais sorveterias de Buenos Aires. Aliás, conheça as 5 melhores sorveterias de bairro de Buenos Aires.
O interior do país também guarda seus sorvetes típicos, como o de “Calafate“, da Patagônia.
Mais comidas típicas do mundo
Agora que você conhece as 7 melhores comidas típicas da Argentina, compre sua passagem e boa viagem. E se quiser garantir uma experiência ainda mais completa, faça um tour gastronômico por Buenos Aires, explorando os restaurantes mais amados pelos portenhos.
- 10 comidas realmente típicas de Goiás
- 10 comidas realmente típicas de São Paulo
- 5 comidas realmente típicas do Chile
- 7 comidas realmente típicas da Colômbia
- 10 comidas realmente típicas da Inglaterra
- 5 comidas típicas de rua da América do Sul
Texto escrito integralmente por mim, baseado em minhas experiências gastronômicas na Argentina e em restaurantes argentinos pelo mundo. Dados históricos de pizzarias de Buenos Aires obtidos nos sites Gazeta do Povo , Clarín e Hola. A imagem em destaque é de Wally Gobetz (CC). Utilizamos fotos do acervo do blog, com direitos autorais protegidos por lei, e imagens de bancos gratuitos.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Muito bons essas coisas delícias da escola…
vc esqueceu da MILANESA A LA NAPOLITANA, uma verdadeira delícia!!!
na maioria dos restaurantes já vem com batata frita ou pure de batatas…
Boa dica, Paulo! Em breve vou acrescentar, junto com outras comidas que acabaram fora da lista. Obrigado.
A foto essa aí e de empanada chilena.
Experimentem morcilla com pão.
Bariloche e Mendoza tem nada a ver com choripan… Na interior da provincia (estado) de Buenos Aires vai achar os melhores chorizos. E de lá que a carne vem.
Em Buenos Aires tem um monte de pizzarias que fazem massa fina em forno a lenha. E só procurar.
Doce de leite não tem sabores diferentles.Todos eles tem sabor a… doce de leite!!!!!
Muitos erros nas dicas.
Nicolas, pelo visto você é argentino, então tem uma opinião mais local, aqui o foco é turismo baseado em experiências pessoais. E foi em Bariloche e Mendoza que comi os melhores choripans da Argentina.
Tem alguma dica de lugar bom pra comer o choripan?