Depois de anos passando pelo Eixo Monumental, finalmente parei para conhecer o Memorial dos Povos Indígenas, que funciona em simpática estrutura desenhada por (adivinha) Oscar Niemeyer. Fica em frente ao Memorial JK, e é simples combinar as duas visitas com outros pontos turísticos de Brasília. Tirei muitas fotos do memorial, um passeio grátis que, a seguir, vou avaliar se vale a pena ser feito na Capital Federal, seja por moradores ou por turistas.

O nome correto é mesmo Memorial dos Povos Indígenas. Estou dizendo isso porque eu mesmo sempre preciso jogar no Google pra lembrar o nome, porque sempre me vem à cabeça Museu do Índio, o que é errado. Então continuem acertando comigo.

Recomendo também seguir o @memorialdospovosindigenas no Instagram, onde tem boas fotos, vídeos e informações atualizadas sobre as mostras e eventos.

Vale a pena visitar o Memorial dos Povos Indígenas?

Está longe de ser uma galeria em padrão europeu, mas o memorial tem um acervo permanente que merece ser conhecido, com armas indígenas originais, instrumentos musicais, bancos de madeira dos Yawalapiti e Juruna, máscaras e outros acessórios de tribos do Alto Xingu e Amazonas, conforme dica do site do governo do DF. Foi inaugurado em 1987.

Além de ser grátis, o memorial permite tirar fotos de tudo lá dentro, incluindo artesanatos indígenas, fotos de tribos, acessórios históricos e painéis com imagens e textos explicativos, que são bem úteis pra gente entender o significado e a importância dos índios brasileiros.

E se você é fã de arquitetura, o interior do prédio é ainda mais legal do que o lado de fora. Entre e veja a simulação, by Niemeyer, do pátio central de uma oca indígena.

Além de ser em pleno Eixo Monumental, em frente ao Memorial JK, perto da Torre de TV e no caminho da Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Itamaraty, o que facilita muito em termos de logística com esses e outros pontos turísticos de Brasília.

Vale sim a visita.

Minhas fotos do Memorial dos Povos Indígenas

Tirei muitas fotos do interior do Memorial, mas vou postar só algumas, assim você também tem o que descobrir lá dentro, senão estrago a surpresa da visita. Além do que, minhas fotos ficaram péssimas, então saiba que lá dentro é melhor do que as imagens abaixo, beleza?

Tanga de Miçangas
Pátio central do Memorial dos Povos Indígenas de Brasília
Lanças e armas de caça e guerra dos índios brasileiros
Colar de Tucum

Horários de funcionamento:

Contatos do Memorial dos Povos Indígenas

  • Telefones: (61) 3344 1155 e (61) 3306-2874

Para agendar visita escolar, de instituições e saber mais informações, mande um e-mail para agendamento.mpi@gmail.com

Continue planejando sua viagem a Brasília

Aqui no blog você encontra Dicas de Brasília para planejar cada passo da sua viagem, desde a compra da passagem até os passeios que merecem ser incluídos no seu roteiro. Então não perca tempo e comece a organizar seus dias na Capital Federal. Caso tenha alguma dúvida, basta perguntar. Boa visita e boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários