A uma altitude de 3.152 metros, o Cerro Monserrate é cartão-postal, ponto turístico, destino de trilhas e peregrinações, mirante natural e sem dúvidas um dos melhores pontos turísticos de Bogotá. Além de ser o ponto mais alto da cidade. Eu subi até o topo, de teleférico, e agora vou contar tudo desse passeio, com fotos, valores e dicas de melhores horários, entre outras informações.

Já adianto que vale a pena fazer esse passeio. Mesmo com frio e chuva. Digo isso porque eu quase não fui, com medo de encarar a subida de 500 metros em teleférico, ainda mais porque chovia sem parar há 3 dias. Pesquisei muito sobre segurança e acidentes com teleféricos e funiculares, haha. Convencido de que era tranquilo, mesmo com frio na barriga, lá fui eu montanha acima.

(Infelizmente houve um acidente com 25 feridos no teleférico em dezembro de 2018. Espero que redobrem as medidas de segurança para que nunca mais aconteça nada do tipo)

Subida de teleférico ao Monserrate

Dicas e como chegar na entrada do funicular

• Não confie nos horários no Google Map e no site oficial. Estavam completamente errados nos dias da minha visita. Abaixo transcrevi os horários mostrados no guichê.

• A entrada do teleférico fica perto de La Macarena(localização), mas não vale a pena ir a pé. O caminho não é amigável e em frente tem uma pista rápida complicada para atravessar.

• Fui de Uber, pelo preço de  12 mil COP entre a Zona Rosa e a estação funicular . Na volta, o táxi/van que fica na porta da estação cobrou 13 mil COP até La Macarena, que é muito mais perto. Resolvi encarar esse valor mais caro porque a avenida em frente é tipo marginal, difícil pra motorista de aplicativo estacional.

• De teleférico a vista é mais bonita do que de funicular. E, pelo menos pra mim, a sensação de segurança é maior.

Horários e preço do teleférico

Funcionamento: segunda a sábado, do meio-dia à meia-noite. Domingos, das 10h às 16h30, com venda de ingressos somente até 17h30. Fechado apenas em feriados.

Preço: o ingressos do teleférico custa 10 mil o trecho. Ou seja, 20 mil COP ida e volta. Grátis para crianças abaixo de 1 metro de estatura.

Horários do funicular

Funcionamento: segunda a sexta, das 6h30 às 11h45. Sábados das 6h30 às 16h. Domingos das 6h30 às 18h30. Nos feriados, das 7h às 18h30.

Horários para trilha

Segundo a placa no topo do Monserrate, de quarta a segunda, o “Sendero Peatonal” (trilha para pedestres) abre às 5h da madrugada e a subida é permitida somente até 13h. A descida fecha às 16h. Às quartas o acesso é proibido. Aos domingo e feriados, a descida pode ser feita só até 16h30. Os horários são limitados por questões de segurança, portanto a trilha só fica aberta quando há proteção policial.

O que ver e fazer na visita ao Monserrate

Lá do alto se tem um vista impressionante de Bogotá. Apesar de ter subido sob chuva, quando cheguei ao topo ela deu uma trégua e quase não tinha nuvens no céu. Acho que cheguei no melhor horário, por volta de 17h. Assim pude ver a cidade durante o dia e depois à noite. O pôr-do-sol foi bonito, mas nada espetacular.

Foi legal ficar procurando os lugares que já tinha conhecido em Bogotá. Vi La Candelaria, com a imensa Plaza Bolívar, e Parque de La Independencia, em La Macarena. Mas sem dúvidas o que mais chama atenção é a Torre Colpatria, prédio mais alto de Bogotá e da Colômbia, com 200 metros de altura.

Noite em Monserrate. O prédio rosa é a Torre Colpatria.
Foto da foto no topo de Monserrate

Além de curtir a vista, tem outras atividades possíveis em Monserrate. Pra quem é religioso, lá está a Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate. E pra se render ao pecado das compras, lá não faltam lojas de artesanatos, produtos típicos e souvenires. Atrás da área das lojas, tem alguns restaurantes baratos.

Também é possível observar as aves locais. Segundo as placas,  em Mosnserrate é possível avistar espécies como Colibrí Paramuno, Colibrí Picoespada, Cometa Coliverde, Metalura Coliroja e Colibri Chillon. Passei mais de duas horas lá e consegui ver apenas um pássaro, logo um que não estava listado.

Se tiver uma moeda sobrando, jogue na poço dos desejos, quem sabe algum deles se realize. Eu pedi pra sobreviver à volta no teleférico. HAHA. Brincadeira, não pode contar o desejo. ;)

 

Café e restaurantes em Monserrate

Além dos restaurantes populares próximos às lojas de artesanato, Monserrate tem cafés e restaurantes com mais estilo. O Casa San Isidro está entre os melhores de Bogotá, e ainda tem mesas com uma vista incrível da cidade. Um pouco mais simples, o Café Santa Clara permite o mesmo visual. Foi lá que lanchei. Não gostei da comida, mas, com aquela vista, não dá pra reclamar de nada.

Montserrat de Barcelona ou Monserrate de Bogotá

Antes de visitar Monserrate, tive o privilégio de conhecer também a montanha “original”, em Barcelona. Inclusive fiz este post com dicas de Montserrat. Foi o monte catalão que inspirou o nome da versão colombiana. E, cá entre nós, a vista em Bogotá é muito mais bonita. A vantagem da versão espanhola são os atrativos no topo, como a feira de produtos regionais.

E você, tem alguma dúvida ou dica de Monserrate?

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a visita a Monserrate, é só mandar nos comentários abaixo. E se já foi ao local e tem alguma dica extra, também é só comentar. Assim mais viajantes aproveitem melhor esse que é, literalmente, o ponto mais alto de Bogotá.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Olá,após a notícia do acidente estou com medo de fazer o passeio,mas você só fala coisas boas que não da vontade de perder,o acidente foi no teleférico,que outra opção temos para subir?

    • Nivaldo responder

      Olá, Carina. Pois é, muito triste esse acidente. Como comentei no post, eu subi com medo, pois tenho certo “receio” de altura. Por enquanto o teleférico segue fechado e há duas alternativas para subir: a pé, no caminho chamado Sendero Peatonal, e de funicular. Aqui no post tem horários de funcionamento. Não sei se, com o fechamento temporário do teleférico, vai funcionar com tempo extendido ou algo assim pra ajudar no fluxo.

  2. E aí Nivaldo, tdo bom?

    Cara, é possivel subir de teleferico e descer de funicular ou msm o inverso?

    • Fala Douglas. É possível sim, de acordo com os horários de funcionamento, que variam durante a semana. Por exemplo, em dias úteis de segunda a sexta, o funicular funciona pela manhã e o teleférico à tarde e à noite. Nesse caso, tem que fazer o caminho inverso, subindo de funicular e descendo de teleférico.

      No post tem todos os horários, dá uma olhada pra ver como você pode fazer.

Comentários