Até pouco tempo atrás, as agências de turismo e intercâmbio dominavam o mercado de seguro viagem. Era normal comprar um pacote e já contratar um seguro, sem saber muito bem o que estava comprando e sem ter muitas opções de empresas, planos e orçamentos. Ainda bem que não é mais assim.

Hoje as agências e bancos continuam comercializando seguro viagem, mas nós viajantes temos mais opções, muitas delas melhores e mais baratas. Devemos isso à evolução da internet, onde podemos cotar seguro viagem no site das próprias seguradoras ou em comparadores de preços e planos. Viva a internet. ❤️

 

Opção 1. Direto nos sites das empresas de seguro viagem

As principais empresas de seguro viagem do mundo operam no Brasil e têm site em português. Diferente do que acontecia anos atrás, quando esses sites eram complicados e não serviam pra muita coisa, hoje é possível fazer a cotação e comprar o seguro totalmente on-line. Bom que dá pra entender todos os detalhes, comparar coberturas e tirar dúvidas. A seguir, sites das principais seguradoras presentes no Brasil:

Assist Card – assistcard.com/br

Travel Ace – travelace.com.br

Vital Card – vitalcard.com.br

Porto Seguro: portoseguro.com.br

World Nomads – worldnomads.com.br

→ Mondial Assistance – mondialtravel.com.br | Essa é uma das empresas preferidas dos brasileiros e geralmente uma das mais baratas. Fiz um artigo mostrando como conseguir descontos na Mondial Assistance.

GTA – não encontrei um site oficial da empresa, apenas agências de turismo e blogs comercializando o produto. Outra forma de contratar esse seguro é nas empresas que comparam preços, que vou falar a seguir.

Recomenda alguma outra? Listei apenas as seguradoras mais conhecidas e indicadas na internet. Se você conhece algum outra que tenha um bom site e seja de confiança, manda a dica pra gente.

 

Opção 2. Nos comparadores de preços de seguro viagem

Em vez de pedir orçamentos em cada uma das empresas acima, gerando dezenas de planos para comparar, é possível utilizar os comparadores de preços de seguro viagem. Os comparadores são úteis principalmente para quem busca o seguro viagem mais barato possível, porque dá pra ordenar por preço e encontrar opções realmente em conta. Mas também é possível pra ver detalhes dos planos, valores e coberturas no contrato sem dificuldade. E dá pra finalizar a compra direto pelo comparador.

Sai mais barato utilizar os compradores?

Sim e não. Já fiz muita cotação de seguro viagem, comparando preços dos sites oficiais com os preços mostrados nos compradores. É possível encontrar um pouco mais caro, um pouco mais barato ou exatamente no mesmo valor. A variação não é grande. Outra vantagem dos comparadores é que, em cima do preço final, você pode conseguir descontos razoáveis se utilizar algum destes códigos de desconto que as empresas oferecem para os leitores do Buenas Dicas.

Real Seguros – foi a primeira empresa de comparação de preços de seguro viagem que conheci. O site é bonito (adoro a velhinha viajante que usa uma roupa pra cada destino) e fácil de utilizar. Mostra planos das principais seguradoras do Brasil.

Seguros Promo – atualmente o site mais indicado por viajantes e blogueiros de viagem, porque tem um conteúdo completo sobre seguros e assistências. Lá mesmo você pode descobrir qual o seguro mais recomendado para seu destino ou tipo de viagem. E como é um site parceiro do Buenas Dicas, você ganha 5% de desconto se usar o código BUENASDICAS5

 

Opção 3. No site do seu banco ou no seu cartão de crédito

Lucrativo como é, o seguro viagem também é vendido por diferentes bancos e cartões de crédito. No Banco do Brasil, por exemplo, se você comprar a passagem com determinado cartão de crédito, pode receber um plano de seguro viagem gratuito. Cliente do cartão Bradesco também pode receber um seguro viagem automático de acordo com seu cartão, ou também pode comprar no débito ou crédito.

No Santander os planos também estão atrelados aos cartões de crédito. A Caixa Econômica Federal oferece planos de seguro viagem criados especialmente para utilização na Europa, mas que podem ser utilizados em outras parte do mundo. Já no Itaú, independente do cartão de crédito, o cliente pode contratar um plano direto pelo site, indicando apenas período da viagem e destino. (Encontrei informações sobre o assunto nessa matéria do Jornal O Globo. Pra saber detalhes, procure no site do seu banco ou entre em contato com eles diretamente)

Minha experiência com o Itaú: a caminho de Barcelona , descobri de última hora que seguro viagem é obrigatório na Espanha. Sem saber dos comparadores de preço, vi no aplicativo do banco que dava pra contratar ali. Foi muito fácil e recebi na hora a documentação. Achei mais caro do que a média, mas foi a solução mais rápida no momento.

 

Opção 4. No seu plano de saúde

Algumas empresas de plano de saúde oferecem cobertura em caso de viagem internacional. Quando era cliente da Amil, contratei algumas vezes o plano para atendimento no exterior, porque era muito barato na época, em 2015. A inclusão do seguro não é simples. Tive que imprimir alguns documentos, marcar opções em letras miúdas, escanear (ainda existe isso) e enviar de volta pra empresa. Depois, veio um prazo de semanas até eles aprovarem e enviarem pra mim o contrato pra uso no exterior, exatamente nos limites mínimos permitidos para a Área de Schengen.

Também é possível encontrar planos de saúde que oferecem o seguro viagem de forma automática, sem necessidade de aviso ou pagamento de valor extra.

Recomendo ler com atenção o site do seu plano de saúde ou ligar para descobrir se você tem ou não tem seguro viagem no seu plano. Ou se existe pelo menos a possibilidade de contratar.

 

E você, tem alguma dica de onde comprar seguro viagem?

Estamos sempre buscando novas dicas e informações pra conseguir viajar mais e melhor. E em caso de viagens para o exterior, o gasto com seguro viagem pode pesar no orçamento, porque quanto mais longa a viagem, mais caro ele pode ficar. Por isso é importante ter diferentes alternativas e informações de onde comprar seguro viagem com desconto e com as melhores coberturas possíveis. Se você tem alguma dica, empresa ou comparador de preço pra indicar, é só deixar o seu comentário aqui embaixo.

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)

Escreva seu comentário