Alguns tipos de cartão de crédito oferecem seguro viagem grátis aos portadores, cônjuges e dependentes. Um deles é o Mastercard Platinum, que tem entre seus benefícios o “Masterassist Seguro Médico em Viagens”. Entenda agora como solicitar, valores e tipos de coberturas, horários de atendimento, se vale a pena e outras dicas.

Então, se você pretende solicitar o seguro viagem do Mastercard Platinum, leia com atenção antes de comprar a passagem. Porque esse é o detalhe mais importante. Eu mesmo, confiando que teria esse seguro grátis, já precisei contratar outro plano às pressas, para não chegar sem no Espaço Schengen.

Seguro viagem ou seguro do cartão?

Depende. No caso do seguro viagem do Mastercard Platinum, as coberturas são muito restritas a questões médicas e hospitalares. Ele não cobre atraso de bagagem e cancelamento de viagem, por exemplo. Coisas que podem gerar enormes gastos. E esses itens estão presentes na maioria dos seguros de viagem de outras seguradoras. Pra quem tem o Mastercard Platinum, que já oferece um bom seguro médico internacional grátis, recomendo também contratar um seguro viagem básico em outra empresa, que cubra essas questões mais técnicas. Se vai comprar um seguro por fora, recomendo utilizar comparadores de preço. Listei os melhores no post onde comprar seguro viagem. Vale a pena dar uma olhada.

Quem tem direito seguro viagem do Mastercard Platinum

O seguro pode ser solicitado apenas por proprietários do cartão de crédito Mastercard Platinum. No caso de acompanhantes, as coberturas são válidas também para cônjuge e dependentes de até 18 anos de idade. Mas não basta ter o cartão para ter o direito do solicitar o seguro. É preciso ter comprado as passagens por ele. Isso aí: só pode solicitar o seguro viagem do Mastercard Platinum se tiver utilizado o respectivo cartão na compra do transporte que levará você ao destino. Então lembre-se de comprar a passagem, seja de trem, ônibus, barco ou avião, com o ser cartão de crédito platinum da Mastercard. Se a passagem for comprada com milhas, é válido somente se elas forem acumuladas pelo próprio cartão. Resumindo:

  • Válido para o proprietário do cartão.
  • Válido para cônjuge e filhos de até 18 anos.
  • Válido somente para viagem em que a passagem tenha sido comprada com o próprio cartão.

Em palavras técnicas do site oficial: “Somente estarão cobertos os eventos ocorridos após a emissão do Bilhete de Seguro em viagens que tenham sido adquiridas com seu cartão de crédito Mastercard elegível ao benefício. Serão considerados para fins de indenização as coberturas e os capitais segurados relacionados ao tipo de cartão Mastercard utilizado para a compra da passagem do Transporte Público Autorizado.”. 

Instituições emissoras do cartão Mastercard Platinum

Atualmente, os seguintes bancos e instituições financeiras emitem o cartão Mastercard Platinum: Citybank, BRB, Banco do Brasil, Inter, Original, Siccob, Banpará, Banrisul, Bradesco, BV, Caixa, Credicard, Itaú, Nubank, Porto Seguro, Santander, Sicredi e Uniprime.

Onde e como solicitar o seguro viagem do Mastercard Platinum

A primeira forma que encontrei para solicitar o seguro é por telefone. Todos os números estão informados no site oficial. Como estou no Brasil, fiz uma ligação gratuita para o 0800 891 3294. Como é uma central geral da empresa, são mostradas diversas opções de atendimento, real ou virtual. O único setor em que consegui falar com uma pessoa de verdade foi na área de Concierge. Fui atendido rapidamente e o profissional estava entendido do produto. Tirou todas as minhas dúvidas e em seguida enviou por e-mail o link para a contratação do seguro viagem.

O link que recebi leva para o site da 180AIG, a seguradora dos cartões Mastercard Platinum e Black. É nessa página que se deve inserir o número do cartão. Na página seguinte, é preciso cadastrar, se houver, cônjuge e dependentes que viagem viagem como acompanhantes do proprietário do cartão. Apesar de não ter encontrado essa página de cadastro pelo Google, imagino que seja possível solicitar o seguro totalmente online por ela, sem a necessidade de ligar na central. De qualquer forma, achei útil tirar dúvidas com o concierge do cartão.

No e-mail que recebi, informaram que em caso de dúvidas ou pedidos extras, teria que entrar em contato com o departamento responsável pelo telefone 0800 725 2025, na opção 4. Atende de segunda a sexta, das 10h às 20h, horário de Brasília.

Coberturas do seguro viagem do Mastercard Platinum

Para despesas médicas e hospitalares, achei que o seguro é completo. Entre as coberturas, estão incluídos itens essenciais, como:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (3) em viagem ao exterior (Acidente ou Doença) (DMHO)
  • Traslado Médico (Remoção Médica)
  • Regresso Sanitário (Repatriação Médica)
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária)
  • Prorrogação de Estadia
  • Retorno de Menores / Idosos
  • Acompanhante em Caso de Hospitalização Prolongada

Os valores das coberturas das são razoáveis. O total para despesas médicas no exterior é de 25 mil Dólares. Se a necessidade ocorrer em algum dos Países Membros do Espaço Schengen, esse valor sobe para 30 mil Euros, que é o mínimo permitido para ingressar na área. Para quem fez a compra pelo cartão Mastercard Black, o seguro oferece mais coberturas e os valores são mais altos. Por exemplo, o cartão do tipo Black também cobre despesas com atraso de bagagem, hospedagem de animal de estimação, perda de bagagem, atraso de embarque e cancelamento de viagem, itens que não são considerados no seguro viagem do Cartão Mastercard Platinum.

Países cobertos pelo seguro viagem do cartão Mastercard Platinum

O seguro do cartão é válido da grande maioria dos países do mundo. Por exemplo, é válido para viagens destinos como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, França, Malta, Itália, Espanha e centenas de outros territórios em todos os continentes: América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania.

Ele somente  NÃO É VÁLIDO  nos seguintes países:

  • Cuba
  • Síria
  • Sudão
  • Irã
  • Coreia do Norte
  • Região da Crimeia

Por quanto tempo é válido o seguro viagem do Mastercard Platinum

Segundo o contrato, o seguro é válido para viagens de no máximo 31 dias. Em palavras técnicas: “A cobertura é válido por até 31 dias consecutivos a partir da data de embarque de cada viagem.”. E o bilhete tem vigência de 12 meses a partir da data emissão. Ou seja, é preciso que esses 31 dias ou menos aconteçam antes de 11 meses.  Lembrando que esse período de 31 dias deve estar compreendido “dentro” das passagens compradas com o cartão Mastercard Platinum.

Mais informações sobre o seguro viagem do Mastercard Platinum

Seguros, de viagem ou não, são sempre cheios de detalhes e regras. Por exemplo, esse seguro não cobre viagens em aeronaves furtadas, suicídio ou tentativa, furacões, atos ilícitos, entre outros, que obviamente ou não, não são cobertos. Para saber todos, veja o PDF oficial ou o contrato que vai receber assim que solicitar o seu seguro.

Quando fazer o seguro viagem, do cartão ou não

Só quem já teve que cancelar uma viagem em cima da hora, sabe a dor de cabeça e o prejuízo que isso dá. Já me aconteceu e eu ainda não estava segurado, pois costumava fazer o seguro em cima da hora. Pois isso, desde então passei a contratar o seguro, seja esse grátis do cartão ou pela Seguros Promo, assim que compro a passagem. Afinal é um gasto muito baixo, principalmente em caso de viagens curtas, que pode poupar muito em caso de cancelamento.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários