Onde ficar em Porto de Galinhas – Dicas de hotéis e resorts

Diferente de outras vilas de praia no nordeste, o melhor lugar para se hospedar em Porto de Galinhas não é no centro. A região central é prática, mas não tem charme e muito menos tranquilidade. Entenda aqui onde ficar em Porto de Galinha com segurança e em localizações estratégicas.

Selecionei aqui as melhores regiões para se hospedar em Porto de Galinhas, explicando como é a praia de cada um dos principais lugares, com vantagens e desvantagens. Descubra onde é bom ficar em Porto de Galinhas!

Em qual praia ficar em Porto de Galinhas – Melhores lugares

  1. Muro Alto – Na parte do piscinão. Bons condomínios, acesso complicado, praia estranha.
  2. Muro Alto – Na parte com pedras. Bons condomínios, praia ruim.
  3. Pontal do Cupe – Piscinas naturais e pousadas com ótimo custo-benefício.
  4. Praia do Cupe – Praia extensa, de mar aberto e com muitas opções de hospedagem.
  5. Centro de Porto de Galinhas – De onde partem as jangadas. Me decepcionou.
  6. Maracaípe – Do outro lado da vila, tem pousadas mais simples.

Vou comentar tudo de acordo com minhas experiências pessoais, mas também com as vantagens e desvantagens de cada lugar, considerando perfil das praias e dos tipos de hospedagem em cada uma, além de facilidade de transporte.

De mesma forma que eu não gostei do centrinho de Porto de Galinhas, tem muita gente que gosta e recomenda. Então pergunte e veja também outros relatos para escolher sem erro onde ficar em Porto de Galinhas, seja em família, com grupo de amigos e, porque não, sozinho.

Importante! Tem muitos condomínios, com apartamentos de temporada, que são divulgados pelos proprietários como sendo “resorts”. Não se confunda. Esses lugares são mais baratos, mas não oferecem café da manhã incluso na diária, o serviço é básico e cada um tem suas políticas próprias de cobranças. Alguns cobram do hóspede até a energia elétrica consumida! Então cuidado e atenção às letras miúdas.

 1. Muro Alto (a parte do piscinão) 

O nome oficial da região é Muro Alto. Mas como tem duas partes bem diferentes entre si, chamei essa primeira de piscinão. Isso porque é uma praia represada na foz do rio. Nada de onda, nada de pousadas, quase nada de barracas de praia.

O que manda nessa praia são os grandes hotéis all-inclusive e condomínios de luxo. Pensando no melhor custo-benefício, eu me hospedei no Nannai Residence, que fica num trecho praticamente privativo de praia. E essa é uma das vantagens de se hospedar em Muro Alto, pois como não tem atrativos e fica relativamente distante do centro, vão poucos “diaristas” até a praia. Dessa forma, ela fica mais tranquila e segura do que as demais.

Apesar de ser quase uma praia privativa dos condomínios e de ser muito elogiada por algumas famílias com crianças, a praia está longe de ser perfeita. Fiquei incomodado com tratores de obras na praia e sujeira sendo jogada no mar. E a total falta de ondas faz o lugar nem parecer uma praia.

Não tem uma vila ou região comercial com restaurantes. Se ficar aqui, vai depender basicamente do seu condomínio ou hotel. Ou precisará se deslocar de carro.

Os principais condomínios e hotéis nesse trecho da praia são os seguintes:

 2. Muro Alto (a parte da praia com pedras) 

Continuação de Muro Alto, mas com a praia bem diferente. Aqui, o paredão está perto da areia, com as pedras dificultando qualquer tentativa de acesso ao mar. Dessa forma, não é uma praia para banhistas.

Tem alguns grandes condomínios com apartamentos de temporada nessa região da praia. Então, se for se hospedar num deles, terá muita tranquilidade e belezas naturais para admirar, mas não terá que andar alguns minutos se quiser um trecho decente de mar para entrar.

A vantagem de ficar nessa região é o acesso, pois a estrada é melhor até aqui, além de ser um pouco mais perto de Porto de Galinhas.

Os condomínios desse trecho da praia são os seguintes:

 3. Pontal do Cupe (onde tem piscinas naturais) 

O Pontal do Cupe é onde estão as piscinas naturais “grátis” de Porto de Galinhas, acessíveis sem a necessidades de jangada. A região também é um pequeno centro comercial, onde estão a igrejinha, o Restaurante Pirajuba e o grande Bar do Pontal do Cupe.

Então, apesar de não ser um bairro ou localidade importante, o pontal tem um estilo próprio. O mar é um dos melhores para banho, pois a estreita barreira de corais faz com que a região tenha, muito próximos, a região das piscinas naturais e os trechos de mar aberto.

Então, dependendo do hotel escolhido, vai poder ir andando até as piscinas naturais e terá boas opções de restaurantes nas redondezas.

As melhores opções de hospedagem nessa região, perto das piscinas naturais, são as seguintes:

Do outro lado, já na Praia do Cupe, perto do pontal, estão pousadas mais simples e econômicas, como a hospedaria Pedaço de Bom e o Hotel Pontal de Ocaporã, que tem uma bela piscina em frente ao mar.

 4. Praia do Cupe 

De mar aberto e ondas fortes, a Praia do Cupe é uma das melhores regiões para se hospedar em Porto de Galinhas. É aquela praia com movimento intermediário, devido ao grande número de pousadas e condomínios da região, sendo que a maioria oferece sua própria estrutura de praia.

E dependendo de onde você estiver, pode ir a pé até o centrinho de Porto de Galinhas pela praia mesmo. Por exemplo, do Armação Resort até o centrinho da vila, são cerca de 30 minutos de caminhada.

Trata-se de uma região eclética. De pousadas baratas ao hotel mais luxuoso de Porto de Galinhas , na Praia do Cupe você tem dezenas de opções de hospedagem.

As melhores opções de pousadas e resorts na Praia do Cupe:

 5. Centro de Porto de Galinhas 

Antes de viajar, eu li no Viaje na Viagem que a vila de Porto de Galinhas havia sido descaracterizada, que estava longe de ter o charme de Arraial d’Ajuda, por exemplo. Torci para ser exagero, mas tive impressões ainda piores.

O que de fato pode se chamar de “centrinho” de Porto de Galinhas se resume a três ruas, sendo a principal delas a  Rua Esperança, que desemboca na Praça Central. É nessa região que estão os principais restaurantes de Porto de Galinhas e o maior número de lojas, mercadinhos e outras facilidades para turistas, além de boas pousadas, como a Ecos Beach Pousada, uma das melhores da zona central.

Mas é uma região quase sempre muito lotada. Não é agradável para andar como outras vilas do nordeste, como Arraial d’Ajuda ou Jericoacoara, por exemplo. A poluição sonora é imensa, com shows de músicas regionais competindo com cultos evangélicos e artistas de rua. A comida é cara e tem mais churrascarias ditas gaúchas do que restaurantes de culinária pernambucana. Todos os lugares que fui me decepcionaram.

Por outro lado, a grande vantagem de se hospedar no Centro de Porto de Galinhas, é ter fácil acesso às agências de turismo e saídas dos principais passeios. Para quem vai estar sem carro, é o melhor lugar para se hospedar. Também é uma boa escolha para quem pretende gastar pouco, pois terá facilidade para fazer compras e visitar mais lugares a pé. Por exemplo, a Praia das Piscinas Naturais, o famoso letreiro de Porto de Galinhas e o Projeto Hippocampus, entre outros atrativos centrais de PDG.

 6. Maracaípe 

Do outro lado de Porto de Galinhas, a cerca de 4 km de distância do Centrinho, a vila praiana de Maracaípe é uma boa alternativa de hospedagem.

A vila fica no final da praia, já chegando ao Pontal de Maracaípe. E é isso que justifica a hospedagem aqui, pois trata-se de uma das praias mais bonitas da região, devido às longas faixas de areia na foz do rio.

É um bom lugar para quem está com o orçamente apertado. Em Maracaípe as pousadas são mais baratas. Inclusive dá pra encontrar boas pousadinhas pé na areia por preços razoáveis, como por exemplo a Pousada dos Coqueiros.

Mais opções de pousadas para se hospedar na Praia de Maracaípe:

Em qual pousada ou resort ficar em Porto de Galinhas?

Se mais do que entender as praias, você também quer dicas de pousadas e resorts, vou indicar lugares de acordo com os principais perfis de viajantes, considerando os principais resorts, condomínios de praia e resorts em Porto de Galinhas.

  • Vai com crianças pequenas ou bebês e busca o máximo de serviços e infraestrutura, inclusive com serviço de babá: escolha o Enotel Spa.
  • Se os filhos são adolescentes, o all inclusive Enotel Aqcua Club tem um ótimo parque aquático e fica em frente à praia.
  • Quer uma pousada com bom custo-benefício e pé na areia numa ótima praia: veja a Pousada Ecoporto.
  • Quer praia calma, muitas piscinas e não quer gastar muito. Então escolha um condomínio em Muro Alto, como o Marupiara Suite.
  • Para ficar pertinho das piscinas naturais do Pontal do Cupe, com economia, confira a pousadinha Pedaço de Bom.

Ainda não escolher onde ficar em Porto de Galinhas?

Confesso que não achei Porto de Galinhas um bom destino. Por isso mesmo, reparei bem nas principais opções de hospedagem na região. Assim, se precisar voltar ou alguém me perguntar onde ficar, vou saber responder melhor.

Por isso, se precisa de uma dica de hospedagem em Porto de Galinhas específica para você, é só perguntar. Por exemplo, se vai viajar com idosos, ou com crianças pequenas, ou com pessoas com mobilidade reduzida. Ou se prefere regiões mais tranquila, ou mais animadas, ou pra fazer tudo a pé.

E para um consultoria ainda mais personalizada, fale comigo também pelo e-mail nivaldo@buenasdicas.com. Por exemplo, para saber se fica em hotel ou resort, ou mesmo numa das raras pousadas baratas de Porto de Galinhas, é só entrar em contato.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *