Onde se hospedar em Quioto, no Japão – Melhores regiões e hotéis

Escolher onde ficar em Quioto é muito importante no planejamento da viagem ao Japão. Veja quais são os melhores bairros, com dicas de hotéis bem localizados para facilitar trajetos e passeios turísticos.

Sim, vale a pena se hospedar em Quioto. Apesar de muita gente fazer o cansativo bate e volta de trem-bala a partir de Tóquio, que leva duas horas de viagem o trecho, Quioto merece pelo menos dois dias inteiros do seu roteiro.

Saiba mais: O que ver e fazer em Quioto

Capital do Japão até 1868, “Kyoto” tem mais de 2 mil templos, parques deslumbrantes, termas e uma infinidade de atrações gastronômicas e culturais. Apesar da intenção dos EUA de jogar uma bomba-atômica em Kyoto , ela passou praticamente ilesa pela Segunda Guerra Mundial, sendo hoje uma das cidades mais preservadas do Japão.

Melhores lugares para se hospedar em Kyoto, no Japão

Selecionei os principais bairros de Quioto, lugares onde é mais prático se hospedar.

Também tem dicas de hotéis com ótimo-custo-benefício, incluindo Ryokans, as tradicionais hospedarias japonesas, onde o hóspede deve se vestir à caráter e cumprir todo um ritual.

1. Centro – Para fazer quase tudo a pé em Quioto

Uma vantagem de se hospedar no centro é que, a partir daqui, é necessário atravessar apenas metade do trânsito para se chegar nas atrações a leste e oeste. Não por acaso, a região central de Quioto concentra a maioria dos hotéis e albergues da cidade.

Primeiramente, tem a opção de ficar próximo à Estação de Quioto, pelas facilidades óbvias de transporte.

Região gastronômica

Uma localização favorita no quesito hospedagem é a região de Nikagyo, um pouco ao norte da Estação de Quioto. Aqui ficam o Beco Pontocho e a rua Kiyamachi, que são excelentes para lazer, gastronomia e vida noturna. Essa localização dispõe da facilidade de acesso às principais linhas de trem e ônibus, além de ter lojas, shoppings, restaurantes e museus.

Em Nikagyo, eu fiquei na rua Kawaramachi, uma das principais localidades do “distrito de compras” de Quioto. Nela há grandes lojas de roupas, artesanato e souvenir, além de restaurantes de rede e lojas de conveniência.

O distrito das gueixas

Do outro lado do Rio Kamo, a leste e um pouco menos “central”, está a região de Gion, famosa por ser o “distrito das gueixas”. As ruas são delineadas pelas fachadas de madeira, um deleite para os olhos dos fãs da arquitetura japonesa. Em Gion dá pra encontrar de bons albergues a alguns dos ryokans favoritos dos turistas.

Hotel-cápsula e hostel

Selecionei os melhores hotéis no estilo cápsula e também algumas dicas de hostel em Quioto. Confira estas ótimas opções de hospedagem no melhor bairro da cidade.

The Millenials (centro) – considerado o melhor hotel-cápsula de Quioto, com instalações modernas e soluções automatizadas.  Me hospedei nele e gostei bastante . Adorei a regra de não poder fazer barulho na área do dormitório. Não pode nem falar ao telefone. Mas para quem está viajando em grupo, isso não é muito conveniente. A localização é excelente e o preço acessível.

Comicap Kyoto (centro) – Paraíso dos bookworms. Perfeito se você sonha em dormir dentro das estantes de uma biblioteca ou livraria. Mas não deixa de ser aconchegante. Lembre-se de trocar dicas de leitura com o vizinho de prateleira. Esse hotel também é muito bem localizado.

Hostel Ginkakuji (Sakyo – Nordeste do centro): esse hostel fica próximo ao Caminho do Filósofo, numa  região cheia de templos e santuários . O bairro e a fachada do prédio vão fazer você se sentir dentro de uma animação japonesa. Os hóspedes dormem em futons no quartos de tatame (mais confortável do que parece).

Hotéis convencionais no centro de Quioto

Selecionei também hotéis mais “normais” bem localizados. Confira abaixo estas quatros ótimas opções de hospedagem em Quioto:

  • Tokyu Stay Kyoto Shinkyogokudori (Nakagyo, centro, próximo à área de Pontocho): hotel 3 estrelas, com recepção 24 horas. Localização privilegiada, do lado do distrito de compras.
  • Nest at Nishiki (Nakagyo Ward, centro): menor e com ar mais intimista que os outros hotéis desta lista, esse hotel 3 estrelas tem excelentes avaliações. Fica próximo ao Mercado Nishiki, um mercado a “céu aberto” centenário e atração gastronômica na cidade.
  • Via Inn Kyotoeki Hachijoguchi (Minami Ward, centro, próximo à estação de Quioto): muito bem avaliado. Indicado para quem quer ficar colado na estação de Quioto.
  • Ritz Carlton Kyoto (Pontocho, centro): ok, o Ritz já está em outra categoria, mas eu não resisti. Para quem procura a hospitalidade de rede com o toque da estética japonesa, vale conferir o Ritz de Quioto. O melhor dele é a vista para o Rio Kamo, e a localização: praticamente em cima do Beco Pontocho.

2. Arashyiama – Bairro com a melhor vista de Quioto

Fora do agito do centro, a bucólica região de Arashyiama é também muito procurada pelos viajantes. A região que margeia o Rio Katsura abriga templos, parques e hospedagens com vistas espetaculares, das mais simples às mais luxuosas.

O First Cabin Kyoto Arashyiama, por exemplo, combina o conceito de hotel cápsula com a experiência da hospitalidade tradicional japonesa, que lembra um ryokan. Felizmente, o preço está mais com o primeiro conceito, sendo inclusive mais barato que outros hotéis cápsula do centro. Arashyiama também tem ryokans com banhos termais e refeições incluídas.

Dicas de hotéis na região de Arashyiama em Kyoto

Compilei abaixo algumas opções interessantes de hospedagem, usando o critério de localização e dividindo em estilos. Selecionei apenas os que foram muito bem avaliados no Booking.com e no TripAdvisor, em diferentes faixas de preço.

First Cabin Kyoto Arashyiama (Arashyiama) – como já falado acima, esse hotel cápsula fica em uma região lindíssima da cidade, perto de templos, santuários e parques. Além da vista maravilhosa do terraço, o hotel também tem seu próprio onsen, e serve café da manhã japonês.

Mulan Hostel (Arashyiama): Esse hostel muito bem avaliado fica do outro lado do Rio Katsura (em relação ao centro da cidade), mas ainda a uma distância razoável das regiões mais badaladas. Dispõe de quartos com camas e quartos japoneses (tatame e futon).


Ryokans em Quioto

Este tipo de acomodação é tão especial que mereceria um post separado. O tipo e o preço variam muito, sendo que o preço de partida sempre será um pouco mais caro que o hotel comum. Da mesma forma, cada ryokan é único – alguns não possuem banhos públicos, outros oferecem camas em estilo ocidental, mas  a maioria oferece café da manhã e jantar incluídos na diária .

Vai aqui uma pequena lista de alguns dos melhores Ryokans de Kyoto, todos bem avaliados, de fácil acesso e simples de reservar:

Miyagawacho Yoshii (Gion): um Ryokan com preço mais acessível e localização central, perto da badalação do centro. Os quartos têm camas ocidentais, ao invés de futons, mas a decoração japonesa prevalece. Destaque para a hospitalidade do proprietário. *Nota: o “banho termal” desse ryokan é uma banheira. O mais comum é que o banho seja em piscinas coletivas.

Arashyiama Benkei (Arashyiama): para quem quer seu banho termal com vista para um jardim, sem abrir mão da privacidade, esse ryokan é perfeito. Claro que o preço vem concordar com o luxo dessa acomodação quatro estrelas. O Arashyiama Benkei ganhou o Traveler’s Choice 2019 do Tripadvisor.

Kurama Onsen (Sakyo, a norte da cidade): Esse ryokan de preço intermediário pode não ser o mais conveniente para quem quer bater perna em Quioto, mas é ideal pra quem quer relaxar e curtir a natureza. Ele fica colado no Monte Kurama, com lindas vistas. Oferece transfer gratuito da estação Kurama.

Continue planejando sua viagem ao Japão

Agora que você já sabe onde ficar em Quioto, já pode organizar outros detalhes da sua viagem ao Japão. Por isso, pense também no seu roteiro, em quais cidades pretender passar e o que não pode deixar de conhecer. Se tiver qualquer dúvida, pergunte. A gente responde sempre o mais rápido possível.

Veja também: 11 dicas de viagem ao Japão

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *