Fim de ano é altíssima temporada em Florianópolis, principalmente na semana do ano novo. Para evitar o temido trânsito da ilha, tanto a caminho das praias quanto para onde vai curtir a virada, a dica é se hospedar em localização estratégica, onde você possa ir a pé ou de táxi (sem gastar demais) para onde precisar.

Por isso mesmo, recomendo que você fique perto das melhores festas do Réveillon de Floripa. Apesar de ter festas espalhadas de norte a sul da ilha, a maior concentração de eventos acontece no Centro e em Jurerê, especialmente na parte emergente chamada de Jurerê Internacional. Entenda onde se hospedar nesses bairros para ficar perto das melhores festas no dia 31 de dezembro, e também com fácil acesso às melhores praias de Floripa.

→ Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional (perto das festas VIP mais bombadas)

No norte da ilha, a praia de Jurerê é a preferida de ricos e famosos de todo o Brasil. No bairro de classe alta que cerca a praia, muitas mansões, hotéis de luxo, pousadas charmosas, bons restaurantes e lojas de grife. Não vi muita diferença entre Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional. É basicamente um mesmo bairro, frequentado pelos mesmas pessoas, com mesmo padrão de casas e comércio.

A maior concentração de gente é no Open Shopping, um longa rua comercial exclusiva para pedestres, onde estão sorveterias gourmet, padarias, a loja do Mormaii e o bar da Eisenbahn, entre outras coisas. Só em altíssima temporada o Open Shopping ganha vida, principalmente na véspera do réveillon. No restaurante do ano, o lugar fica às moscas.

Réveillon no Jurerê:  como falei no post réveillon em Florianópolis, as melhores baladas de Jurerê estão na praia, no final das principais avenidas do bairro: Donna, La Serena, 300 Cosmo, Café de La Musique e Acqua Plage.  As três primeiras ficam na parte “Internacional” do bairro. Só a Acqua Plage está mais para o lado do Jurerê Tradicional. De Jurerê, você também pode dar uns pulos em Canasvieiras e esticar um pouco mais até o agito da Praia Brava.

Onde se hospedar em Jurerê: dica de pousada e hotel

 Minha base em Jurerê foi a charmosa Pousadas dos Chás (foto acima), pertinho da praia e de onde fui andando para todas as boates indicadas acima. Ela fica em uma rua residencial super tranquila, próxima de bons restaurantes e da estrada que leva à praia vizinha de Canasvieiras. No centro de Jurerê Internacional, o Beach Village é outra boa escolha.

 

→ Centro de Florianópolis (perto da maior festa grátis e outras baladas)

Não pense no centro de Floripa como o centro de qualquer capital brasileira. Afinal, o que eles chamam de centro, é onde fica a cidade de fato, já que os bairros praianos são dominados principalmente por turistas. O centro é um bairro limpo e seguro, que permite a maior mobilidade possível em Florianópolis.

Geograficamente no centro da ilha, o centro fica a meia distância das super turísticas praia do norte, como Jurerê e Canasvieiras, e também das tranquilas praias do sul, como Lagoinha, Campeche e Solidão. Mais perto ainda estão a praia Mole e a Joaquina. Especialmente na altíssima temporada de réveillon, evite passar de carro pelo congestionado bairro da Lagoa da Conceição. A menor distância até o aeroporto é outra vantagem do bairro.

Réveillon no centro de Floripa: no bairro acontece a principal festa grátis de réveillon em Florianópolis, na Beira Mar Norte, perto do Trapiche. Muitos hotéis e restaurantes do bairro terão ceias e festas particulares, não divulgadas por grandes site, por isso vale a pena chegar alguns dias antes e descobrir lugares interessantes.

Onde se hospedar no centro: dica de hostel e hotel bem localizado

Minha base foi o barato hostel Eco Box, que é uma versão tropical dos famosos hotéis-cápsula do Japão. Foi uma experiência interessante ficar lá, além da boa localização, perto da rodoviária e da parte boa do centro. Como assim parte boa? Sem dúvidas, o melhor lugar do centro de Floripa é ao redor do Beira Mar Shopping, onde estão os melhores restaurantes e cafés da cidade, além de bons hotéis, como o BlueTree e o Novotel (ambos pertinho do Trapiche, então na noite de réveillon o trânsito vai estar bem louco).

Calçadão na orla central de Florianópolis. Não tem praia limpa, mas é um ótimo lugar para pedalar, tomar uma água de coco e a localização é estratégico, com fácil acesso ao aeroporto e a meia distância das melhores praias, além de ter boas opções de festas e restaurantes para a noite de réveillon.

Agora que você já sabe onde ficar em Floripa para curtir o melhor réveillon do sul do Brasil, é hora de planejar seu ano novo, do início ao fim. Boa viagem, boa virada e feliz ano novo!

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)

Escreva seu comentário