Os 5 principais passeios para fazer em Aracaju (2024)

Aracaju é daqueles destinos em que o melhor está ao redor. Descubra agora quais são os melhores passeios para fazer a partir de Aracaju, com muitas dicas, fotos e vídeos para você se planejar.

Enquanto as praias de Aracaju não seguem o “padrão de beleza” de outras partes do litoral do Nordeste, os rios e ilhas próximas à capital proporcionam os melhores passeios.

Vale a pena fazer os passeios de carro ou com agência de turismo? Eu preferi alugar um carro (preços aqui) e realizar as visitas por conta própria, dedicando mais tempo a cada lugar. Mas, se você prefere só agendar e fazer tudo no modo excursão, também tem muitas opções de em Aracaju.

Melhores passeios para fazer a partir de Aracaju

De Aracaju, é possível fazer excelentes passeios de um dia, do tipo bate e volta. Como algumas dessas viagens podem ser cansativas, você também pode optar por dormir uma noite em outro destino.

Nestas dicas de passeios em Aracaju, você entende o que vale a pena fazer, onde compensa dormir e o que é realmente indispensável para o seu roteiro.

1. Passeio à Crôa do Goré

  • Distância de Aracaju: 18 km
  • Por que fazer: piscinas naturais bem perto de Aracaju

A Crôa do Goré é um banco de areia quase na foz do Rio Vaza-Barris, a apenas 18 km da Praia de Atalaia. Nessa pequena ilha, onde se formam piscinas naturais apenas por 6 horas por dia, estão cadeiras e guarda-sóis, junto a um bar flutuante.

Para chegar na Crôa do Goré, é preciso fazer a travessia em lancha, com embarque na Orla do Pôr-do-Sol. Do local também saem passeios de catamarã, que percorrem o leito do rio.

Estive lá num feriado de Carnaval e estava muito lotado, então preferi não passar o dia. Mas neste relato no Viaje na Viagem tem todas as dicas caso você queira ir por conta própria.

É um dos passeios mais vendidos pelas agências de turismo em Aracaju e pode ser combinado com outras atrações. Por exemplo, neste pacote “Passeio pela Croa do Goré + Ilha dos Namorados“, que inclui transporte de ida e volta desde o hotel e também na embarcação no rio.

2. Passeio à Praia do Saco

  • Distância de Aracaju: 72 km
  • Por que fazer: é a praia mais calma e bonita na região de Aracaju

O nome não é dos melhores, mas a Praia do Saco é uma das mais bonitas de Aracaju. Com águas calmas e limpas, ela conta com bares animados, alguns com aquelas charmosas redes penduradas sobre a água. É uma das melhores praias para banhistas em Sergipe.

Além de ideal para passar o dia, da Praia do Saco partem lancha que fazem a travessia para Mangue Seco. Então fica fácil combinar o dois passeios.

Também devido ao grande movimento do feriadão, com som alto por todos os lados, preferi não passar muito tempo e segui logo para o destino seguinte do meu roteiro, que é a nossa próxima dica de passeio em Aracaju.

Outro lugar que pode ser combinado com a Praia do Saco, é a Lagoa dos Tambaquis. Inclusive existe um pacote já montado, o que facilita muito o roteiro: “Excursão à praia do Saco + Lagoa dos Tambaquis“. Mas, se estiver de carro, é um passeio fácil de fazer por conta própria.

3. Passeio a Mangue Seco

  • Distância de Aracaju: 72 km + 15 minutos da travessia de barco
  • Por que fazer: o passeio de buggy nas dunas é imperdível

O vilarejo de Mangue Seco é mais conhecido por ser a terra-natal de Tieta do Agreste, personagem de Jorge Amado, interpretada por Sônia Braga no filme de mesmo nome.

Mas esqueça a ficção. O passeio vale a pena mesmo é pelas incríveis paisagens naturais. A estreita península, entre o mar e o Rio Real, é recheada com dunas, de onde se tem vistas panorâmicas.

Foi o passeio que mais gostei na viagem a Aracaju. Em pleno Carnaval, as ruas estavam tranquilas, com turistas que preferiam caminhar do que incomodar os outros com som alto.

Mangue Seco fica no litoral norte da Bahia. Mas é mais perto de Aracaju do que de Salvador. Eu fui de carro até o embarque nas lanchas que fazem a travessia. No post Como chegar em Mangue Seco tem todos os detalhes.

No post O que fazer em Mangue Seco você encontra tudo sobre o passeio de buugy, a praia e o centrinho da vila, incluindo preços e uma dica de roteiro.

4. Passeio ao Delta do São Francisco

  • Distância de Aracaju: 110 km
  • Por que fazer: Praias e passeios no Velho Chico

Sim, o incrível delta do Rio São Francisco pode ser visitado num passeio de um dia saindo de Aracaju. O destino é a cidade de Brejo Grande. Se for de carro, a viagem de 110 km leva em média 2h30 de duração. Chegando lá, ainda é preciso fazer os passeios de barco pelo leito do rio.

Por ser um passeio cansativo para um dia só, se você for de carro, recomendo dormir pelo menos uma noite em Brejo Grande. As melhores pousadas da cidade são a Marinas Club e a Pousada Carapeba.

É relativamente barato ir com agência de turismo, por exemplo nesta “Excursão ao Rio São Francisco“, passeio que inclui transporte desde seu hotel em Aracaju, almoço e passeio de barco do Rio São Francisco, em 11 horas de duração.

5. Passeio ao Cânion do Xingó

  • Distância de Aracaju: 205 km
  • Por que fazer: visual incrível e a chance de nadar no Rio São Francisco

Um dos lugares mais bonitos de todo o Rio São Francisco é o Cânion do Xingó.

Para chegar lá, são 205 km desde Aracaju, na viagem com média de 4 horas de duração. Essa distância praticamente inviabiliza ir e voltar de carro no mesmo dia. Por isso, é melhor dormir pelo menos uma noite na região, onde há bons hotéis, como o Xingó Parque, próximo aos locais de embarque nos passeios.

Mas o jeito mais barato de conhecer o Cânion do Xingô, principalmente se você viaja sozinho, é nas excursões que saem de Aracaju. Por exemplo, nesta “Excursão ao Cânion do Xingó” já estão incluídos transporte, guia de turismo e ingresso para um passeio de barco, em 13 horas de duração.

Continue planejando sua viagem a Aracaju

Você está no blog certo! Tive a oportunidade de conhecer os lugares mais interessantes de Aracaju e escrevi posts que são verdadeiros guias de viagem para a capital de Sergipe e região.

Ao ler esses dois artigos, você entenderá um pouco mais de Aracaju e poderá partir para dicas de locais específicos, por exemplo sobre a Praia de Atalaia, que é a principal região gastronômica, hoteleira e turística de Sergipe.

Se tiver qualquer dúvida, pergunte nos comentário aqui abaixo. Eu mesmo respondo, sempre o mais rápido possível e com dicas personalizadas para você. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *