Quando ir para Aracaju

Saber quando ir para Aracaju é o primeiro passo para planejar a viagem. Indo nos meses certos, você tem sol garantido. Calculando melhor ainda, você também pode aproveitar épocas mais tranquilas e mais baratas na capital de Sergipe.

Analisando os dados de chuvas e temperaturas, junto ao calendário de feriados e temporadas, chegamos às melhores épocas em Aracaju.

Aqui no blog tem dicas de onde ficar em Aracaju, para você conhecer quais são as melhores praias e bairros recomendados para hospedagem, com dicas de hotéis e pousadas escolhidas a dedo.

Índice:

Quando ir para Aracaju

Primeiro, a resposta. Depois, vamos aos dados da análise geral.

Na minha opinião, a melhor época para ir a Aracaju é o mês de novembro, porque é o menos chuvoso do ano, além de não ser mês de férias. Atenção apenas para o caso dos feriados de 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República) caírem colados ao final de semana.

Por razões similares, também recomendo que você viaje para Aracaju nos meses de fevereiro, março, agosto, setembro e outubro.

Temperaturas em Aracaju

Uma coisa é certa: faz calor o ano inteiro em Aracaju. De janeiro a dezembro, as temperaturas oscilam em média de 22 ºC a 34 ºC.

Frio em Aracaju? Praticamente impossível. A temperatura mínima histórica ocorreu em 30 de agosto de 1966, quando os termômetros marcaram 14 ºC.

O calor dá uma pequena aliviada no inverno, entre junho e setembro, quando as temperaturas máximas ficam por volta de 28 ºC. Assim, fica fácil preparar as malas.

Chuvas em Aracaju

  1. Janeiro – 43 mm
  2. Fevereiro – 66 mm
  3. Março – 73 mm
  4. Abril – 153 mm / Terceiro mês mais chuvoso do ano
  5. Maio – 226 mm / Mês mais chuvoso do ano
  6. Junho – 198 mm / Segundo mês mais chuvoso do ano
  7. Julho – 149 mm / Quarto mês mais chuvoso do ano
  8. Agosto – 97 mm
  9. Setembro – 61 mm
  10. Outubro – 56 mm
  11. Novembro – 38 mm
  12. Dezembro – 24 mm

Quando NÃO ir para Aracaju: se puder, evite viajar para Aracaju nos meses de abril, maio, junho e julho. Segundo o INMET, esses são os meses com maior índice histórico de chuvas no litoral de Sergipe. Pode ter sol? Lógico. Depende da sua sorte. Lembrando apenas que em épocas de chuvas o mar fica ainda mais barrento e ocorrem muitos dias de céu nublado. Péssimo para as fotos.

Alta temporada em Aracaju

Dezembro e janeiro são os meses mais movimentados do ano em Aracaju. Eles combinam sol garantido, férias escolares e os feriados de Natal e Ano Novo. Nessa época, hotéis e passagens aéreas ficam muito mais caros.

Fique atento também aos feriadões, como o Carnaval. Para os dias de folia, é preciso reservar seu hotel com bastante antecedência, e se preparar para os engarrafamentos em direção às praias.

Mas, se você quer mesmo é festa, praias lotadas e bares animados pra curtir a vida noturna, essa é a melhor época em Aracaju para sua viagem-folia.

Baixa temporada em Aracaju

Você viu acima que a temporada das chuvas vai de abril a julho. Mas nem todos esses meses podem ser considerados de baixa temporada: a exceção é julho, devido às férias escolares.

Então, se você quiser economizar com passagem aérea e hospedagem, sem se importar em pegar alguns dias de chuva e céu nublado, vá para Aracaju em abril, maio ou junho.

Melhor época em Aracaju

Na minha opinião, a chamada “média temporada” é a melhor época para visitar Aracaju. São considerados meses de média temporada: março, agosto, setembro, outubro e novembro.

Nesses meses, o clima é de ideal para conhecer as praias de Aracaju, como a charmosa Praia de Aruanã, onde estão os melhores bares da orla. E como não são meses de férias ou feriadões mais festivos, o movimento não é tão grande.

Quanto ao clima, atenção apenas se for viajar no final de março ou no início de agosto, quando a probabilidade de chover é um pouco maior.

A tabela acima também demonstra os registros históricos de chuvas em Aracaju.

Mais dicas de Aracaju

Agora que você já sabe qual a melhor época em Sergipe e quando ir para Aracaju, já pode planejar outras etapas da sua viagem. Aqui no blog tem posts que são verdadeiros guias de viagem, como estes:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *