Bahia

Pousada Calypso: ótimo custo-benefício em Trancoso

Entenda como é se hospedar nesta simpática pousada em Trancoso, com fotos e mais dicas de viagem.

Na última viagem a Trancoso, meu plano era estar perto do Quadrado e ainda ter fácil acesso às praias. Também fazia questão de ter, além de conforto, o estacionamento incluído no valor da diária, pois chegaria de carro. E o mais importante: não queria gastar muito. Resumindo, busquei encontrar a pousada com o melhor custo-benefício de Trancoso.

Demorei a me decidir, pois surgiram várias pousadas com características similares no entorno do Quadrado de Trancoso, todas bem avaliadas. Optei pela Pousada Calypso e, já adianto, ela superou minhas expectativas.

Este post NÃO é patrocinado. A viagem foi toda paga do meu bolso, inclusive a hospedagem na Pousada Calypso. Por isso todas as nossas Dicas de Trancoso são as mais sinceras da internet.

Fiz a reserva aqui pelo Booking, meu site preferido para pesquisar pousadas. Como fui num dia de semana, encontrei um valor relativamente barato. Caso queira comparar preços, a Pousada Calypso também está disponível aqui no Hoteis.com ou pelo site oficial.

Localização da Pousada Calypso

A pousada fica logo ao lado do estacionamento do Quadrado, entrada da região mais nobre de Trancoso, onde está a famosa igrejinha e a vista pro mar. São menos de 5 minutos de caminhada da pousada até os melhores restaurantes da vila.

Apesar de já conhecer Trancoso, e inclusive ter escrito o guia Onde ficar em Trancoso, me surpreendi positivamente com a localização da Pousada Calypso. Em todos os mapas, ela parecia estar numa região meio erma, não tão próxima do Quadrado.

Mas confiei na descrição do Booking.com, de que o Quadrado de Trancoso estaria a apenas 1 minuto da pousada. E deu certo! Achei tranquilo e seguro caminhar pela região, inclusive à noite.

A Praia dos Nativos também está próxima, a cerca de 10 minutos de caminhada, por uma estradinha em meio à mata, bastante movimentada durante o dia.

Descubra quais são as 5 melhores praias de Trancoso e entenda onde compensa passar o dia, de acordo com suas preferências.

Área comum na Pousada Calypso

Ao focar no melhor custo-benefício, precisei abrir mão de um dos luxos de Trancoso: a vista para o mar. Mas a Pousada Calypso, mesmo que não tenha esse visual, oferece um bom contato com a natureza, pois está cercada de mata e possui uma simpática área verde.

Os quartos ocupam pequenos chalés geminados, alguns deles mais afastados, o que garante cerca privacidade.

Em meio ao jardim, possui uma banheira de hidromassagem, que, embora sem custo extra, deve ser reservada. Ao lado dela, estava um pequeno canteiro de obras, onde sendo construída a piscina.

Café da manhã e lanche da tarde na Pousada Calypso

Sempre volto mal acostumado na Bahia. De novo, fui parar numa pousada que oferece chá da tarde. Além de chá, essa cortesia do hotel também conta com bolos, doces e café.

E falando em café, também gostei do café da manhã, servido na mesa, com direito a tapioca feita na hora.  Devido à pandemia, a pousada segue com muitos cuidados de distanciamento e higienização. Mais um ponto positivo.

Suíte da Pousada Calypso

A pousada possui diferentes tipos de quartos. Desde uma suíte dupla de 20 metros quadrados, a um chalé que acomoda até 4 adultos e uma criança.

Optei pelo quarto mais simples e barato na hora de reservar. Mas quando cheguei, fui direcionado para um apartamento maior, de dois quartos, com uma cama de casal em cada e um banheiro espaçoso. Na frente, uma varanda com rede.

O que mais me agradou no quarto foi a qualidade do colchão, dos travesseiros e da roupa de cama. Sem exageros, melhores do que em muitos hotéis 5 estrelas.

Devido às chuvas fortes, o quarto acabou ficando bastante úmido, mas, em parte, consegui resolver com a função desumidificar do ar-condicionado, bem posicionado.

Atendimento na Pousada Calypso

Costumo sem bem atendido na Bahia. Mas a equipe da pousada se superou. Todos os funcionários foram muitos simpáticos e prestativos. Precisei pegar algumas dicas de viagem e conversei bastante com o pessoal. Por exemplo, graças a eles, descobri que as estradas para Caraíva estavam alagadas. Precisei mudar o roteiro, mas fui salvo de ficar atolado.

Os papos ainda contribuíram com informações importantes para as nossas dicas de Réveillon em Trancoso.

Então, também registro aqui os meus agradecimentos, tanto às meninas da recepção, quanto ao rapaz da noite, por todo o atendimento prestado. Me esqueci de alguns nomes, por isso prefiro não citar ninguém nominalmente. Abraço pra vocês, caso leiam esse post.

Vale a pena se hospedar na Pousada Calypso em Trancoso?

Sim!

Gostei bastante da pousada. E ainda bem que estava confortável, pois choveu bastante e acabei passando mais tempo na pousada do que nas praias de Trancoso.

O tempo chuvoso também me fez rever uma opinião: sempre disse aqui no blog que o Quadrado é o melhor lugar para se hospedar em Trancoso. Mas descobri que isso só vale para dias de sol. Com toda aquela chuva, o Quadrado estava cheio de lama, complicado de andar, especialmente à noite. Estar numa pousada fora dele se mostrou uma escolha melhor.

Nas minhas experiências em Trancoso, considerando também outras viagens e lugares que pesquisei, a Pousada Calypso é a pousada com melhor custo-benefício em Trancoso.

Recomendo para casais e também para famílias, pois há apartamentos maiores e em breve terá uma piscina. Para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, estar a poucos passos do Quadrado será útil; Mas, se for o seu caso, evite os quartos duplex, pois a escada é estreita e íngreme. Prefira apartamentos de um único piso.

Desejo a você uma excelente viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários