Porto Seguro

Onde é melhor se hospedar em Trancoso, Bahia

Tudo sobre hospedagem em Trancoso. Entenda as melhores localizações. Tem pousada boa e barata no Quadrado, tem hotel butique pé na areia, casas de temporada e lugares românticos.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Não tem segredo para escolher onde se hospedar em Trancoso. Ou você fica na região central, perto do Quadrado, onde estão os melhores restaurantes e todo o charme da vila, ou escolhe uma pousada perto das praias. Também tem boas opções de casas pelo Airbnb, o que tem melhor custo-benefício para quem vai em grupo ou família grande. O que vale mais a pena, depende do seu perfil.

Trancoso não é uma cidade. É um povoado de Porto Seguro, com pouco mais de 5 mil habitantes. Fica a 77 km de distância do aeroporto, por estradas asfaltadas, ou a 47 km se preferir encarar uma travessia de balsa e estradas de terra via Arraial d’Ajuda. Indo de carro, pode se hospedar longe do centro (Quadrado) e das praias sem problemas.


O que é o Quadrado de Trancoso

O Quadrado de Trancoso é onde começou o povoado. No alto da falésia, lá estão a igreja (e o cemitério), o mirante com vista para as praias de Trancoso e as casas coloridas dos antigos moradores, que foram praticamente todas convertidas em restaurantes ou pousadas. E o famoso campo de futebol no centro. O lugar é compacto, com cerca de 400 metros de extensão, mas é onde praticamente tudo acontece noite e dia.


Porque é melhor ficar perto do Quadrado

Diferente de Arraial d’Ajuda, que tem um grande centro turístico, a parte realmente interessante de Trancoso é basicamente o Quadrado. Fora dele, a vila não tem charme algum, sendo apenas uma sequência de comércios feios e dezenas de pousadas. Por isso a importância de escolher uma pousada no Quadrado, o que pode custar muito caro, ou pelo menos perto dele. A desvantagem é a distância até a praia mais próxima: cerca de 1 km para a Praia dos Coqueiros (uns 15 minutos de caminhada).


Dicas de pousadas no Quadrado de Trancoso

São poucas as pousadas realmente em frente ao Quadrado ou a poucos passos deles. E a média de preços é elevada. Selecionei as melhores da região, lugares que realmente valem a hospedagem. Pra quem gosta de estar perto de tudo, andar à noite com a máxima segurança e ter os melhores restaurantes à porta de casa, é o melhor lugar onde ficar em Trancoso.


Dicas de pousadas perto do Quadrado de Trancoso

Você não precisar ficar necessariamente no Quadrado. Se prefere pagar menos pela localização privilegiada e mais pelo conforto do hotel ou pousada, pode buscar hospedagem nas ruas próximas. Assim pode ir andando até lá, sem se preocupar com estacionamento.

  • Localização estratégica, entre o Quadrado e a Praia dos Coqueiros → Le Refuge
  • Pousada boa e barata, a 500 metros do Quadrado → Mar Azul
  • Melhor hotel butique com vista pra mar, a 220 metros do Quadrado → Bahia Bonita

Pousadas pé na areia ou perto das praias de Trancoso

Antes de reservar sua pousada em frente ao mar, recomendo ler este artigo sobre as Praias de Trancoso. Entendidas as praias, aqui vão algumas opções. E assim como no Quadrado, não existem muitas pousadas de praia em Trancoso. E elas ficam isoladas, sem comércio e opções de restaurantes próximos. Por isso é importante estar de carro.

  • Pousada estilosa com bom custo-benefício na Praia de Rio Verde → Casa Clube Trancoso
  • Hotel butique de luxo na Praia de Rio Verde (foto acima) → Villas de Aragon
  • Pousada barata para a região, a 150 metros da Praias dos Nativos → Suites Nativas

Dica de pousada na Praia do Rio da Barra

A Praia do Rio da Barra é a mais bonita de Tranco. Longe do Quadrado, ela ficou famosa por ser a praia do Condomínio Terravista e do resort Club Med Trancoso. Mas você pode se hospedar nessa praia sem enfrentar os preços altos e o clima de ostentação. A dica é ficar no Rio da Barra Villa Hotel, que é confortável e tem um visual paradisíaco.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

Aluguel de casas de temporada em Trancoso

Por fim, mas não menos importante, você também pode alugar uma casa em Trancoso. Essa alternativa compensa mais para quem vai em família grande ou com grupo de amigos. No Airbnb tem belas casas na região de Trancoso.

Essa casa no Quadrado é uma das mais disputadas no povoado, pois fica bem em frente à Igreja do Quadrado e acomoda até 4 pessoas nos 2 quartos. Fora a experiência de se hospedar numa das lindas casinhas coloridas.

Agora, se você quer um lugar mais luxuoso e espaçoso (que acomoda até 16 hóspedes), a casa Living Trancoso é muito bem avaliada. Ela tem 5 quartos, 7 banheiros, piscina e é alugada por um “superhost”, como são chamados os melhores proprietários e anfitriãos no Airbnb. Ótimo escolha para juntar os amigos. E se encher a casa, fica com um ótimo preço pra cada um, mais barato do que muito hotel.


Mais dicas de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva

Aqui no Buenas Dicas tem informações completas sobre a Costa do Descobrimento, no sul da Bahia. Além de dicas de hospedagem em Trancoso, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e conhecer o que há de melhor na região. Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários