Como é se hospedar na Pousada Corsário, em Paraty
Escolhi a Pousada Corsário para passar meus três primeiros dias em Paraty. Gostei tanto que prolonguei a estadia. Entenda agora meus motivos para escolher essa pousada e porque a hospedagem valeu a pena.
Antes que me perguntem, não foi uma viagem patrocinada. Eu paguei pelas minhas diárias na Pousada Corsário e por todos os outros gastos em Paraty.
Onde reservar
Nas datas da minha viagem, foi mais barato fazer a reserva pela página da pousada no Booking do que pelo site oficial da Pousada Corsário.
Localização da Pousada Corsário em Paraty
A pousada fica na região central de Paraty, mas está fora do Centro Histórico. Ocupa um grande terreno às margens do Canal de Paraty. Essa vista para o rio e a Serra do Mar foi um dos motivos que me fez reservar.
Para chegar às bonitas ruas de pedras do Centro Histórico, é preciso caminhar cerca de 500 metros. Fiz o trajeto dezenas de vezes, inclusive à noite, e me pareceu seguro. Inclusive porque boa parte do caminho é pela avenida principal de Paraty, onde estão muitos restaurantes e agências de turismo.
À beira do rio, a pousada possui estrutura para que o hóspede embarque ali mesmo nos passeios. Mas depois da última temporada de chuvas, o leito do rio está mais raso, impossibilitando o acesso de barcos maiores. Apenas lanchas e canoas pequenas passam por ali atualmente.
Veja mais dicas de pousadas no guia Onde ficar em Paraty, onde tem tudo sobre as melhores localizações da cidade.
Piscina e lazer na Pousada Corsário em Paraty
Repleta de jardins, a Pousada Corsário possui também uma bela piscina, num deque construído sobre o canal. Fui no início do inverno e a água estava gelada. No local bate sol o dia todo, perfeito para quem gosta de pegar um bronzeado.
O piscina fica em frente o restaurante, onde é possível pedir bebidas e petiscos.
A área de lazer da Pousada Corsário também conta com um salão de jogos, com mesas de sinuca e pebolim. Possui ainda uma brinquedoteca para crianças.
Veja também como é o passeio com guia turístico no Centro Histórico de Paraty, uma atividade que você escolhe quanto pagar.
Quartos na Pousada Corsário de Paraty
Estão disponíveis para reservas 3 padrões principais de quartos. Escolhi a suíte intermediária, pois, pelas fotos, me pareceu ter a melhor varanda com rede.
A escolha foi certeira. Me colocaram num quarto bem em frente ao canal, no térreo. Então, da varanda, podia ficar acompanhando o vaivém de barcos no rio, além das visitas de animais como garças e até um capivara.
Minha suíte, do tipo “Superior”, possuía frigobar, cama de casal, uma cama de solteiro, varanda com rede e um banheiro realmente muito grande, com chuveiro elétrico.
Há quartos maiores, com camas extras, caso vá com crianças. Uma opção de luxo é a “Suíte VIP”, que possui um jardim privativo à beira do canal. Antes de reservar, entenda quantos dias ficar em Paraty e se planeje melhor.
Valor da diária na Pousada Corsário
Escolhi a Pousada Corsário devido ao custo-benefício, por ter piscina, vista pro rio com a Serra do Mar ao fundo e uma varanda com mesa, possibilitando o trabalho remoto.
Minha ideia inicial era ficar dentro do Centro Histórico, mas as pousadas na região, na faixa de preço que eu buscava, me pareceram pouco confortáveis.
Resolvi abrir o leque de opções, e na beirinha do centro, encontrei a Pousada Corsário. Encontrei diárias relativamente baratas pois viajei em dias de semana e na baixa temporada: reservei por cerca de R$ 400 a diária. No final de semana, o valor sobe para uma média de R$ 700.
Por valores similares, e até gastando um pouco menos, é possível se hospedar em boas pousadas do Centro Histórico, como a Pousada do Cais e a Casas do Pátio. Mas como eu fazia questão da piscina, escolhi a Pousada Corsário.
Vale a pena se hospedar na Pousada Corsário
Como falei no início, minha ideia era dividir a estadia em Paraty entre duas ou três pousadas, principalmente para ter maior repertório na hora de fazer o guia de hospedagem na cidade.
Mas gostei tanto da Pousada Corsário, que resolvi passar a semana toda, evitando assim uma possível decepção com outra pousada, além do trabalho para trocar de hotel.
Outro fator que me fez ficar foi o estacionamento, muito amplo. Li reclamações sobre estacionamentos apertados de outras pousadas, então preferi facilitar minha mobilidade na hora de sair.
Caso você também goste de pousadas espaçosas, com varanda, vista bonita e boa área de lazer, vale muito a pena escolher essa pousada. Inclusive se estiver sem carro em Paraty, pois são apenas 10 minutos de caminhada até a melhor parte do Centro Histórico.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.