Como é a Praia de Atalaia, em Aracaju

A Orla de Atalaia é a região mais turística de Aracaju. Mas a Praia de Atalaia está longe de ser a melhor da cidade. Apesar de ser uma praia urbana, há pouca infraestrutura e raros pontos de acesso.

Com cerca de 4 km de extensão, a Praia de Atalaia está na principal região hoteleira e gastronômica de Aracaju. É famosa por seu calçadão, onde estão restaurantes, parques e monumentos que se tornaram importantes pontos turísticos, como os Arcos da Orla de Atalaia, o Letreiro Eu Amo Aracaju e a estátua da Passarela do Caranguejo.

Prefere uma praia mais bonita e melhor estruturada? Vá para a Praia de Aruanã, a menos de 10 minutos de carro da Praia de Atalaia. Ou vá direto para o nosso guia completo com as melhores regiões e dicas de hotéis: onde se hospedar em Aracaju.

Aspecto e condições para banho

A balneabilidade da Praia de Atalaia não é preocupante, geralmente figurando como própria para banho em índices de limpeza de praias.

Alguns a classificam como uma praia de águas calmas. Mas não é bem assim. Apesar das ondas geralmente pequenas, ela está próxima à foz do Rio Sergipe. Assim, há correnteza e momentos em que o mar fica “traiçoeiro”, mas ampla formação de buracos na areia.

Infraestrutura para banhistas e passeios

A Praia de Atalaia não possui bares ou restaurantes fixos na areia. A estrutura de apoio que existe é toda itinerante. Um dos principais pontos é o Bar do Paulista, que oferece cadeira e guarda-sol aos clientes, e onde é possível almoçar.

No calçadão é possível encontrar lugares com melhor estrutura, além de duchas, ciclovia e locais gratuitos para estacionar, embora com a presença de flanelinhas. Mas saiba que sempre vai ser preciso fazer uma boa caminhada até a praia, pela extensa faixa de areia.

Acessos à Praia de Atalaia

Melhor acesso, pelos Arcos da Praia de Atalaia
Acesso ruim e sujo em outros pontos

A praia não fica exatamente junto ao calçadão. Em alguns pontos, como na principal região hoteleira, é preciso andar mais de 500 metros, por caminhos. para se chegar ao mar. Muitos caminhos são rudimentares.

O melhor local de acesso fica junto ao monumento dos Arcos de Atalaia. Lá está a Passarela dos Arcos, de madeira, que até a região mais movimentada por banhistas.

Na região da orla onde estão grandes hotéis, como o Del Mar Aracaju, a orla é rica em atrações turísticas e restaurantes, mas o trecho da praia é inadequado para banho e os acessos são distantes e com lixo em algumas partes.

O que fazer na Orla de Atalaia

A praia em si não é o principal atrativo. Mas na Orla de Atalaia estão alguns dos principais pontos turísticos de Aracaju, como os Arcos da Orla de Atalaia.

Na região da Passarela do Caranguejo, estão alguns dos melhores restaurantes de Aracaju, além de bares animados, sendo uma das principais regiões da vida noturna na cidade.

Na região mais antiga da Orla, onde estão os melhores hotéis, se concentram pontos de interesse como a Fundação Projeto Tamar (Oceanário de Aracaju) e locais para compras, como a Feira do Turista de Aracaju, além de bons restaurantes, como o Sal & Brasa e a República dos Camarões.

Melhores hotéis na Praia de Atalaia

A Orla de Atalaia é a principal região para hospedagem em Aracaju. Lá estão pousadas em hotéis em diferentes faixas de preços, alguns deles com vista para o mar. Nossa seleção de hotéis bem localizados em Ataiala:

  • Vidam Aracaju – Um dos melhores hotéis de Aracaju. Piscina e quartos com vista pro mar.
  • Nascimento Praia Hotel – Hotel bom e barato, em frente ao mar, no ponto mais agitado da orla.
  • Vila Mar Praia Hotel – Perto dos Arcos da Praia de Atalaia e do melhor acesso ao mar.
  • Pousada Encantare – Na região da Passarela do Caranguejo, perto da praia e da melhor vida noturna.

Veja também o nosso guia sobre Onde se hospedar em Aracaju, com mais dicas de hotéis nas melhores localizações da cidade, com fotos e informações importantes.

Mapa da Praia de Atalaia com os locais indicados


Você pode salvar esse mapa para facilitar nas suas visitação e na sua locomoção pela animada região da Orla de Atalaia, a mais importante do turismo em Aracaju.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *