Onde comer em Aracaju – 5 melhores restaurantes testados

Durante meus dias em Aracaju, li diversas listas e rankings sobre os melhores restaurantes da cidade. Consegui ir em quase todos eles. De alguns não gostei. De outros, gostei tanto que repeti.

Entenda agora onde comer em Aracaju, com avaliações sobre os principais restaurantes. Se você também é fã da típica culinária nordestina, tem um lugar IMPERDÍVEL na capital de Sergipe.

Existe culinária sergipana? Apesar de ser o menor estado do Brasil, Sergipe possui pratos realmente típicos.  Minha experiência gastronômica em Aracaju foi melhor do que tive em outros estados da região, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Se já está com viagem marcada, veja também onde ficar em Aracaju para aproveitar melhor as atrações da cidade, incluindo, lógico, seus restaurantes.

Onde comer em Aracaju – Os 5 melhores restaurantes da cidade

Os melhores restaurantes de Aracaju estão na Orla de Atalaia, a região mais turística de cidade. Mas também há bons lugares para comer nas praias e no Centro.

Confira a seguir minhas dicas de restaurantes em Aracaju, com médias de preços, opiniões e relatos das experiências vividas.

1. Pitú com Pirão da Eliane

  • Especialidade: peixes, moquecas e frutos do mar regionais
  • Faixa de preço: $$$
  • Nota: 10

Foi onde fiz minhas duas melhores refeições em Aracaju. O cardápio é extenso. Cheguei com a intenção de comer um peixe assado, mas vi uma peixada de robalo chegando na mesa vizinha. Não resisti e imitei. Estava realmente muito boa.

No dia seguinte, voltei para provar a moqueca de peixe e camarão. E não deu outra: uma das melhores que já provei. O pirão, que acompanha as moquecas, também estava excelente.

Curioso com o tal do Pitú, o maior camarão de água doce do Brasil, pedi também um “caldo de Pitú”. Olha, não estava ruim. Mas descobri que a espécie tem mais bigode do que carne.

O ambiente também me ganhou. Possui uma área interna aconchegante e mesas externas em área mais ventilada. Bom atendimento, inclusive com a presença dos proprietários. Se gasta em média a partir de R$ 100 por casal, mais bebidas. Aliás, a caipirosca de ciriguela estava perfeita.

2. Carne de Sol do Ramiro

  • Especialidade: Carne de sol e pratos típicos do sertão nordestino
  • Faixa de preço: $$$
  • Nota: 10

Acredita que cheguei lá sem saber que era uma dos melhores restaurantes de Aracaju? Depois de passear pelo Centro Histórico, passei de carro na porta e resolvi almoçar.

A carne de sol estava boa, mas os acompanhamentos foram a melhor parte. Sem brincadeira, foi a melhor farofa que já comi. Digo o mesmo do purê de macaxeira (mandioca ou aipim).

Os garçons ainda desfilavam pelo salão com extras como pão de alho e linguiça toscana. Mas o prato individual era tão bem servido, que alimentou duas pessoas e ainda sobrou.

Ótimo lugar para almoçar ou jantar depois de um passeio pelo Centro Histórico de Aracaju, onde estão atrações importantes como o Largo da Gente Sergipana e os principais museus da cidade.

3. Sollo Restaurante

  • Especialidade: Culinária mediterrânea com um toque regional
  • Faixa de preço: $$$$
  • Nota: 8

Para comer realmente bem na Praia de Aruanã, minha sugestão não é nenhuma das barracas na areia. Atravesse a avenida é vá ao Sollo Restaurante.

Ele funciona junto ao hotel Arauana Eco Praia. Apesar de não ser “dentro” da praia, possui a melhor vista da região. Como ponto negativo, estão os preços, bem acima da média de Aracaju.

O cardápio NÃO possui moquecas ou peixes assados típicos de praias nordestinas. A especialidade são as massas e risotos. Mas o que eu gostei mesmo foi a entrada, o “Robalo Petisqueiro“, uma porção generosa de cubos de peixes e camarões bem temperados.

Tá em casal? Quer um restaurante romântico em Aracaju? O clima aqui é ideal. E os drinques e sobremesas também são excelentes.

4. Terra Tupi

  • Especialidade: Petiscos criativos, hambúrgueres e carnes assadas
  • Faixa de preço: $$$
  • Nota: 7,5

Melhor atendimento que tive em Aracaju. Garçons simpáticos que realmente ajudavam e explicavam sobre os pratos. Os sucos e a sobremesa estavam excelentes.

Já a comida ficou um pouco abaixo do esperado. Pedi um prato de cupim, que estava com o gosto um pouco forte, o que o restaurante não tem como prever. O prato da minha esposa estava com a carne salgada.

Ambiente descontraído, estilo “hipster” jovial em espaço bem ventilado, na parte mais movimentada de Atalaia.

5. Seu Sergipe

  • Especialidade: Cozinha autoral de chef e releituras de pratos sergipanos
  • Faixa de preço: $$$$
  • Nota: 7,5

Presente em todas as listas que li de melhores restaurantes de Aracaju, o Seu Sergipe tem como carros-chefe os menus degustação de 6 ou 10 etapas. Escolhi o primeiro, chamado de Origem Sergipana.

São 4 petiscos, um prato principal e um doce pra finalizar. Entre eles, gostei muito do prato principal, com um polvo muito bem feito.

Se você tiver mais sorte que eu, pode ser uma excelente experiência. A minha foi estranha devido ao atendimento confuso no dia, o que levou a uma grande demora dos pratos. Quando finalmente chegou o primeiro prato, eu já estava cheio de suco de umbu, que por sinal estava excelente.

Funciona numa casa residencial fora do circuito turístico. Chef simpática. Decoração intimista e criativa, com livrinhos de cordel espalhados.

Outros restaurantes recomendados em Aracaju

Buscando onde comer frutos do mar em Aracaju, cheguei ao nome do restaurante República dos Camarões. Ele fica na Orla de Atalaia, na região hoteleira, em frente à Feira do Turista de Aracaju. Visitei o restaurante para jantar, mas o salão principal é todo fechado, com ar-condicionado gelado, e estava lotado. Devido à pandemia, fui buscar um local mais aberto.

Também não conheci o Carro de Bois, uma “steakhouse” bem regional, que serve elogiados pratos de peixes e camarões.

E só agora, depois de voltar de Aracaju, fui ler sobre o Restaurante Bode Veio, especialista em churrasco de bode e muito bem avaliados em sites de gastronomia. Fica para a próxima.

Mapa de restaurantes indicados em Aracaju

Salve o mapa para facilitar na hora de escolher onde comer em Aracaju, combinando as refeições com as praias e passeios turísticos.

Continue aqui no blog planejando todos os detalhes da sua viagem, muito além da gastronomia.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *