As 10 melhores praias de Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú estão algumas das melhores praias de Santa Catarina. Mas quais as melhores praias de Balneário Camboriú? Aqui vou listar todas as praias de BC e detalhar as 5 melhores, com fotos, dicas e informações importantes para você planejar sua viagem.

Todas as praias de Balneário Camboriú

O município de Balneário Camboriú possui um total de 10 praias, considerando desde pequenos e isolados trechos de areia, até a grande e extensa Praia Central. A última da lista, a Praia dos Amores, marca a fronteira entre BC e Itajaí, onde está a vizinha Praia Brava.

  1. Praia do Estaleirinho (favorita dos viajantes)
  2. Praia do Estaleiro (mais bonita)
  3. Praia do Pinho (nudista)
  4. Praia de Taquaras (preferida dos moradores)
  5. Praia de Taquarinhas (menos movimentada)
  6. Praia de Laranjeiras (melhor para famílias com crianças)
  7. Praia Central (a praia principal)
  8. Prainha (ótima para fotos)
  9. Praia do Buraco (pequena e tranquila)
  10. Praia dos Amores (bonita e animada)

Tem um resumo com lindas imagens sobre as principais praias de BC neste vídeo abaixo:


As 10 praias de Balneário Camboriú, sentido de sul a norte

Impossível falar das melhores praias de Balneário Camboriú, sem listar uma por uma. Afinal, cada pessoa prefere um tipo de praia. Tem os mais jovens solteiros que gostam de bares, as famílias com crianças que preferem uma melhor infraestrutura, os casais, os viajantes solitários e por aí vai. Por isso marquei qual a melhor praia para cada perfil de viajante.

1. Praia do Estaleirinho – A melhor praia na opinião dos viajantes

A Praia do Estaleirinho tem a maior nota atribuída pelos viajantes em sites de turismo. Motivos pra isso não faltam. Mar azul e de ondas fortes, por isso sendo uma das preferidas dos surfistas. Tem “beach clubs” famosos e festas que atraem muitos jovens e gente bonita nas tardes de verão. Além de bons restaurantes com vista pro mar.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hospedagem: atualmente única pousada para reserva online é a Paraíso do Estaleirinho. Mas há muitas opções de campings e casas de temporada.

2. Praia do Estaleiro – A praia mais bonita de Balneário Camboriú

Beleza é algo subjetivo. Mas como ela lidera vários rankings no litoral de BC e eu concordo, fica sendo a campeã nesse quesito. O mar de ondas fortes e a orla arborizada lembram a vizinha Estaleirinho. Mas ela é mais extensa, com pouca estrutura de bares e restaurantes e geralmente com menos gente. Por outro lado, a oferta de hospedagem é maior, com boas pousadas, campings e casas de temporada.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hospedagem: a melhor opção é a pousada pé na areia Estaleiro Village.

3. Praia do Pinho – Melhor (e única) praia para nudistas

Escondida na mata entre as praias de Taquara e Estaleiro, a Praia do Pinho é oficialmente a praia de nudismo de Balneário Camboriú. Famosa desde os anos 1980, conta inclusive com uma associação e impõe algumas regras para os frequentadores, como o nudismo obrigatório no trecho principal da praia, embora haja uma parte onde o nudismo é opcional,  para o curioso ir de “ambientando” ao clima.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 13 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hospedagem: a Pousada Nudista é a única da praia. Quer ficar vestido? Então volte uma casa e fique na vizinha Praia do Estaleiro.

4. Praias de Taquaras – Preferida dos moradores

A Praia de Taquaras costuma ser a preferida de quem mora em Balneário Camboriú. Cercada de mata, tem ondas fortes e mar quase sempre limpo e próprio para banho. Na avenida tem muitas vagas para carros e é relativamente fácil de estacionar. Tem muitos restaurantes e bares na região, mas a estrutura na própria praia é escassa. No canto da praia, o Restaurante Das Antigas Taquaras é um dos melhores da região.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Melhor hotel: o Reserva Praia Hotel é imbatível e completo, com piscina, brinquedoteca, restaurante e basta atravessar a avenida para chegar na praia.

5. Praia de Taquarinhas – Melhor praia para ficar só

Praticamente deserta. Se gosta de ter a praia só pra você, essa é a sua melhor chance em Balneário Camboriú. Quem chega aqui geralmente está fazendo uma caminhada até as pedras da Ponta das Laranjeiras, na extremidade da praia. A estrutura, quando visitei em 2017, era zero. Se for, leve suas coisas e cuidado com as ondas fortes.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 12 km (cerca de 20 minutos de carro)
  • Hotéis e pousadas: não tem.

6. Praia de Laranjeiras – A melhor praia para famílias com crianças

Protegida pelas encostas, é a praia mais calma de Balneário Camboriú. Além do mar geralmente quase sem ondas, a estrutura de praia é boa, com vários restaurantes pé na areia, sendo que alguns deles disponibilizam mesa e guarda-sol para os clientes. O jeito mais emocionante de chegar lá é no teleférico Parque Unipraias, que proporciona uma visão panorâmica do litoral de Balneário Camboriú, com direito a uma parada no mirante no topo do morro.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 8 km (cerca de 15 minutos de carro)
  • Hospedagem: não tem hotéis ou pousadas, apenas umas poucas casas de temporada, num condomínio fechado, junto ao restaurante Sabores do Mar.

7. Praia Central – A praia com a maior estrutura

Com quase 7 km de extensão, a Praia Central de Balneário Camboriú é a mais frequentada da cidade. O calçadão vai de uma ponta a outra, assim como a ciclovia. Do outro lado da Av. Atlântica estão dezenas de restaurantes, bares e boates. Nas areias da praia, alguns quiosques. O mar é agitado e muitas vezes impróprio para banho. Com a faixa de areia ampliada, a sombra dos prédios não incomoda tanto e há mais espaço para estender sua toalha.

O público é muito eclético. De grupos de amigos fãs de sertanejo universitário até idosos e famílias com bebês, todo mundo que está em BC uma hora curte a Praia Central.

  • Divisões da Praia Central:  a ponta esquerda (barra norte) é mais tranquila e com menor estrutura. A parte central é lotada de gente e bares. A ponta direita (barra sul) é ótima para fotos, pois ali está o Molhe da Barra Sul e o embarque no teleférico Parque Unipraias.
  • Hotéis e pousadas: são centenas. Recomendo ver os melhores no post Onde se hospedar em Balneário Camboriú. Se não gosta de isolamento, vale mais a pena ficar em Balneário mesmo.

8. Prainha ou Praia do Canto – Vale um passeio a pé

Com cerca de 50 metros de extensão, é a menor praia de Balneário Camboriú. O único jeito de chegar é caminhando pela passarela de madeira, que começa na ponta norte da Praia Central. Mar verde, de águas geralmente calmas. Embora há quem passe o dia, é mais frequentada por quem está passeando e aproveita pra fazer umas fotos, afinal a vista é linda para cidade.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 300 metros da Praia Central, cerca de 5 minutos de caminhada pelo deck.
  • Hotéis e pousadas: um dos hotéis mais próximos, que já me hospedei e recomendo, é o Marambaia Hotel.

9. Praia do Buraco – A praia do único resort de BC

É uma praia pequena, localizada entre a Praia Central e o Morro do Careca (onde saltam de parapente). O acesso ao público em geral é feito por trilhas ou pelo deck a partir da Praia Central, passando pela Prainha. A não ser que você esteja hospedado no Inifinity Blue, hotel pé na areia que é o único resort de Balneário Camboriú e tem a praia praticamente só pra ele.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 800 metros da Praia Central, cerca de 10 minutos de caminhada pelo deck.
  • Hospedagem: o Infinity Blue era o único hotel na Praia do Buraco e único resort em Balneário Camboriú, mas está fechado desde 2021.

10. Praia dos Amores (BC) e Praia Brava (Itajaí) – Do canto roots às baladas de praia

Geograficamente, é apenas uma praia. Na prática, a parte sul, junto ao Morro do Careca, é a Praia dos Amores, ainda em Balneário Camboriú. Tem calçadão, salva-vidas e restaurantes na avenida, mas são raros os quiosques, então leve suas cadeiras e isopor (se de farofa for). Já a Praia Brava, do lado de Itajaí, é ainda mais selvagem, embora famosa pelas baladas nos “beach clubs” como Warung e Belvedere. Ambas de ondas fortes, prevalecendo o público jovem.

  • Distância do centro de Balneário Camboriú: 4 km até o início da praia (cerca de 8 minutos de carro)
  • Melhor Pousada: bem em frente à Praia Brava, a Ondas da Brava é uma ótima escolha. Mais barato e com uma grande piscina, o Hotel João de Barro também vale a hospedagem.

Créditos: as imagens que não pertencem a mim ou o a bancos de imagens gratuitos, foram feitas pelos seguintes fotógrafos e marcadas com direitos autorais livres ou creative commons (CC), sendo elas: Praia de Laranjeiras @OtavioNogueira, Praia do Estaleirinho @prefeiturabc, Praia Brava @rmaas, Morro do Careca @odairdarosa, Praia Taquaras @OtavioNogueira, Estaleiro @prefeiturabc, Taquarinhas @FillipePamplona, Praia dos Amores @ivyfolha, Teleférico do Parque Unipraias Mtur Destinos, Vista da Praia Central (destaque) @OtávioNogueira, Vista da Praia Central @MarianaHeinz, Molhe Barra Sul @bairrosfelipe

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Sou brasileiro de Manaus AM e também resido em Genebra Suiça a alguns anos e gostaria muito de comprar uma casa ou um apartamento em balneário Camboriú para passar as férias e a vacance e também preciso de ajuda subscrevo-me atentamente Otávio Marques brasileiro de Manaus AM