Réveillon no Uruguai: 5 destinos perfeitos para o Ano Novo
Não existe o melhor réveillon do Uruguai. O que tem, são experiências completamente diferentes entre si. Principalmente para quem planeja a viagem de ano novo por conta própria, sem as taxas dos pacotes, com liberdade para escolher festas, hotéis e restaurantes para o dia da virada.
Aliás, passar o réveillon no Uruguai já virou desejo de consumo no Brasil. Afinal as praias são lindas, a comida é boa e fica aqui perto, a menos de 3 horas de voo de São Paulo, direto.
Antes de comprar a passagem, confira preços de hotéis no Uruguai e se tem vaga na sua cidade escolhida, afinal é uma data muito disputada.
Onde passar o réveillon no Uruguai
Selecionei apenas 5 destinos já explorados pelo Buenas Dicas. Nos dois primeiros, estão as mais famosas festas de réveillon do Uruguai. Os outros três são mais para quem gosta de relaxar. E o melhor: são todos no litoral. Assim, a vista pro mar é garantida e dá pra cumprir à risca a tradição de pular as 7 ondinhas.
1. Réveillon em Montevidéu (e a guerra de cerveja e cidra)
Já pensou se preparar para a virada com uma guerra de cerveja? E cidra! É o que acontece em Montevidéu no dia 31 de dezembro, na região do Mercado del Puerto. Começa pela manhã e vai tarde adentro, com o maluco hábito dos moradores dos prédios da Cidade Velha jogarem baldes de água nos desavisados. A festa é grande, tipo um carnaval de rua muito louco.
À noite, o show de fogos acontece ao longo das Ramblas, como são chamadas as longas avenidas na orla da cidade, à beira do Rio de la Plata. A Rambla Perú, em Pocitos, é uma das mais animadas. Claro que também tem as festas privadas, em hotéis como Sheraton e Sofitel, que tem as ceias mais luxuosas da cidade.
2. Réveillon em Punta del Este (e o luxo sem limites)
Ostentação. Essa palavra resume como são as melhores festas de réveillon em Punta del Este. Famosa por ter o maior cassino da América do Sul e atrair legiões de milionários de todo o mundo, a cidade queridinha do Amaury Junior é a mais animada do Uruguai no dia 31 de dezembro.
Na Praia Mansa acontece um grande show de fogos, gratuito e lotado. Mas a noite segue animada é nas baladas, tanto de Punta quando da vizinha Maldonado. Na madrugada de ano novo, as festas mais tradicionais são La Reveillón, La Margarita, We Celebrate, La Fiesta, Unique, Box, La Sensation e La Pixel. Além desses grandes eventos, é possível curtir a virada em restaurantes e hotéis que, apesar de caros, não cobram preços tão altos para um ser humano normal.
3. Réveillon em Colonia del Sacramento (para os românticos)
Romântica e histórica, Colonia já entrou na rota dos brasileiros que fazem um bate e volta a partir de Buenos Aires. Mas é possível dedicar mais tempo à cidade, que é uma boa pedida para o réveillon no Uruguai.
A virada lá é perfeita para quem não gosta de muito agito, mas também não quer ficar isolado. A programação clássica é jantar no charmoso centro histórico (faça reserva num restaurante à tarde, pois costumam lotar) e depois assistir aos fogos no Puerto de Yates.
Veja também: Onde ficar em Colonia del Sacramento
4. Réveillon em Cabo Polonio (para se isolar no paraíso)
Como está seu espírito mochileiro? E a sua vontade de se isolar do mundo? Se você passou um ano corrido e busca uma virada de ano longe da agitação e até da energia elétrica, seu réveillon no Uruguai deve ser em Cabo Polonio.
Nessa vila que estão na lista de 10 melhores praias do Uruguai, o tempo não tem pressa. É o lugar ideal para curtir a natureza e fugir de tudo que lembre filas e festas. Pode até ser possível que as poucas opções de hospedagem na ilha façam alguma coisa, mas certamente será no clima pacato do lugar.
5. Réveillon em Punta del Diablo (para ser jovem descolado)
A menos de 50 km de distância da fronteira com o Rio Grande do Sul, essa antiga vila de pescadores se tornou um dos destinos mais animados do réveillon no Uruguai, quando fica lotada de brasileiros. A infraestrutura vem melhorando, mas ainda é um lugar improvisado, com ruas de areia e cabanas com telhado de palha. Tem grande número de restaurantes, pousadas e principalmente albergues.
Mas não se deixe enganar pelo visual hippie. A vila vem se tornando um lugar caro, onde uma garrafinha de água mineral, um suco ou um café podem custar mais de R$ 10, principalmente em dezembro e janeiro, quando é alta temporada. As melhores festas de réveillon em Punta del Diablo são divulgadas no local, por isso é importante chegar com alguma antecedência para planejar melhor a noite do dia 31.
Outros destinos de réveillon no Uruguai
Além destes 5 destinos completamente diferentes entre si, há outros lugares indicados para curtir o réveillon no Uruguai. Entre eles, destaque para La Paloma, que fica a cerca de 1 hora de distância de Punta del Este e é reduto de surfistas e jovens, além de ser um lugar com melhor estrutura para dormir e fazer um bate e volta até Cabo Polonio. Outra dica é José Ingnacio, que é um destino de luxo e com ótimos restaurantes e pousadas.
Perto de Colonia del Sacramento, um destino ainda pouco conhecido de reveillon no Uruguai é a cidade de Carmelo. Pequena e rodeada de vinícolas, é um bom lugar para saborear vinhos uruguaios e esperar a meia noite na Playa Seres, onde acontece uma pequeno show de fogos. É possível chegar lá de barco, a partir de Tigre, na grande Buenos Aires.
Pra fechar a lista de dicas de réveillon no Uruguai, outro lugar que vale a pena é Piriápolis, onde está a famosa Playa San Francisco e também é um destino de luxo, embora menos agitado do que Punta del Este. Para quem busca festas e ceias de ano novo em Piriápolis, as mais conhecidas acontecem em hotéis como o Argentino Hotel e em restaurantes da vizinha Punta Negra, como o Aquel Abrazo.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.