| |

Roteiro de 3 dias em Londres – O que fazer e visitar

Londres é uma das maiores cidades do mundo. Mas também é uma das mais concentradas. Como assim? Isso significa que os pontos turísticos de Londres estão bem próximos uns dos outros. E com um excelente metrô e segurança pra andar na rua a qualquer hora, dá pra conhecer o melhor de Londres em apenas 3 dias. Veja esse roteiro de 3 dias em Londres feito por um amigo que conhece a fundo a capital inglesa e não gosta de perder nenhum detalhe em suas viagens.

Entenda o que fazer em Londres a cada dia, seguindo uma lógica para economizar tempo e dinheiro. Afinal, mesmo com a recente queda na cotação da Libra, ela ainda vale ouro pra nós, pobre reais. Digo, pobres mortais.

Antes de embarcar, veja nossas Dicas de hotéis em Londres, com sugestões de hospedagem nos melhores bairros para turistas na capital inglesa.

Todos os lugares visitados no nosso roteiro em Londres estão neste Mapa de Pontos Turísticos de Londres, mostrando as atrações visitados de acordo com cada um dos 3 dias.

 


DIA 1 DO ROTEIRO EM LONDRES

Comece o dia na estação de metrô Westminster. Saindo de lá você já vai dar de cara com o prédio do parlamento inglês e com o famoso Big Ben, que estará pronto para você tirar as primeiras fotos do dia. De lá, é só atravessar a rua e caminhar até a Westminster Abbey, a Igreja Anglicana onde acontece a coroação dos reis do Reino Unido.

Se for a primeira vez que estiver em Londres, vale a pena pagar as 20 libras para poder entrar na Abadia, onde você verá a Coronation Chair, que é a cadeira usada pelos monarcas coroados, vários túmulos de antigos reis e, também, toda a arquitetura gótica do local.

Saindo da abadia, vá caminhando até o Palácio de Buckingham. Para chegar lá, vá pela Birdcage Walk, passando pelos St. James’s Park, que é o Parque Real mais antigo de Londres. O lugar é bem tranquilo e rende boas fotos de Buckingham e da London Eye.

foto 2 - St. James's Park londres

 É aqui em Buckingham que acontece a famosa troca da guarda real da Rainha. De abril a julho, acontece todos os dias, às 11h30. Em outros meses do ano, acontece em dias alternados. Se quiser ver a troca, chegue cedo para pegar um bom lugar!

Dependendo da época, pode-se visitar o interior do palácio. Mas existe uma exposição fixa ali, onde dá pra visitar os estábulos reais (The Royal Mews) e conhecer todas as carruagens e alguns cavalos criados pela própria rainha, que adora esses animais.

De Buckingham, caminhe pela Avenida The Mall até chegar a Trafalgar Square.

Casa do Príncipe Charles e mais Banda Real

Enquanto estiver descendo pela The Mall, você passará por várias casas dos monarcas britânicos, inclusive a casa do Príncipe Charles, o herdeiro do trono britânico. Ele mora no St. James’s Palace, que fica na Marlborough Road, a segunda rua à esquerda, no sentindo de quem está descendo a avenida. Ali você poderá ver algumas apresentações da Banda Real, que toca músicas um pouco mais animadas, um pouco antes de marcharem para a troca da Guarda Real de Buckingham.

 Assista aqui à Troca de Guarda

A Trafalgar Square foi construída em homenagem à vitória Britânica na batalha de Trafalgar e está bem no centro da cidade. Aqui, você encontrará vários ingleses correndo para o trabalho e vários turistas fotografando a praça, que tem várias fontes e esculturas em homenagem ao Almirante Nelson, que comandou essa batalha.

A incrível National Gallery

É aqui que você vai encontrar o primeiro de muitos museus na sua visita a Londres: a National Gallery. Assim como vários museus de Londres, a entrada é gratuita, mas você pode contribuir com qualquer quantias. Existem vários locais para depositar alguns Pounds (Ou reais). E, pasmem, todo mundo contribui.

Saindo da Trafalgar Square, desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e por isso considerada o centro administrativo do governo. Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards (cuidado com coices e mordidas!) e pela entrada da famosa Downing Street (à direita), onde fica a casa do Prime Minister. Esta é uma rua fechada, onde você não conseguirá entrar. Continue descendo a avenida e encontre novamento o prédio do Parlamento. Mas, dessa vez, atravesse a ponte de Westminster para seguir em frente.

 Atravesse a Westminster Bridge e vá até a London Eye. Passeie pelo calçadão da margem sul do Tâmisa, entre a London Eye e a ponte de Waterloo, passando pelo Southbank Center, onde você poderá aproveitar para fazer um lanche. Olha aqui no mapa!

Onde foi o casamento de Lady Di e Príncipe Charles

Após uma pausa em Southbank, o próximo destino será a St. Paul’s Cathedral. Para chegar lá, você poderá ir andando, mas é uma boa caminhada. Outra opção de transporte é pegar um metrô na estação Embankment até a estação Blackfriars ou St. Paul’s.

Foi nesta catedral que aconteceu o casamento de Charles e Diana. O prédio é uma obra do arquiteto Sir Christopher Wren. Para uma vista espetacular da cidade, você pode subir até a cúpula da Catedral.

Saindo da Catedral, atravesse a Millenium Bridge para chegar até o Tate Modern, um dos museus de arte moderna da cidade. Do meio da ponte, pode-se tirar muitas fotos bonitas da St. Paul’s Cathedral. foto 5 - Millenium Bridge londres

Saindo do Tate Modern, se você for para a direita, poderá ver o Shakespeare’s Globe, que recria um teatro sheakesperiano. Em frente ao Globe está o píer Bankside, de onde saem barcos com destino ao píer Tower Millenium.

Pegue o barco na direção “eastbound” até a estação Tower Pier, que fica em frente à Tower of London. Fique tranquilo, pois as viagens de barco estão inclusas no seu Oyster Card (compre-o ao chegar ao aeroporto, vale muito a pena, é aceito em todo o transporte público de Londres).

O trajeto é percorrido em menos de 10 minutos e, no caminho, você verá, além de outras coisas, o HMS Belfast, um navio da II Guerra que hoje é um museu aberto para visitação, um prédio de vidro, em formato de capacete, que é o City Hall, a prefeitura de Londres e também a ponte cartão postal da cidade, a Tower Bridge. 

Se não quiser ir de barco, que está incluso no Oyster Card, pode ir de metrô até a estação Tower Hill (outra dica: quando for embora, não esqueça de devolver seu cartão em qualquer guichê do aeroporto. Eles te reembolsam 5 libras).

Por dentro da Tower of London

Também é possível fazer o tour completo no Palácio e Fortaleza Real de Sua Majestade da Torre de Londres. Ou, simplesmente, Tower of London. Um castelo que é um importante ponto turístico de Londres desde os anos 1500.

Primeiro, suba até o topo e veja como funcionam os motores da ponte. E você poderá ver a exposição com as joias da realeza britânica e também, acreditem, os corvos que ali vivem e não podem ser expulsos de lá, para que o reino não caia.

foto 8 - castelo londres

Olhando assim, a Tower Of London parece não justificar ser chamada de “torre”, mas imagine a imponência de seus 27 metros de altura em 1066, ano em que foi inaugurada.

DIA 2 DO ROTEIRO EM LONDRES

Acorde cedo e vá direto a Kensington Gardens. Chegar lá é fácil, basta descer na estação de metrô Queensway. Kensington nada mais é que a parte oeste do Hyde Park. Aqui neste parque, você encontra também o Kensington Palace, que é onde mora o Príncipe Willian. Aqui também pode-se ir tomar um chá da tarde no Orangery, o restaurante do Kensington Palace, só tome cuidado para não ser atacado pelos esquilos do Parque.

roteiro londres - esquilo - 2.1

Além de abrigar parte da Família Real, o Palácio também possui um espaço dedicado a exposições. Na minha última visita a Londres, estava e cartaz uma exposição sobre a Rainha Victoria (tataravó de Elizabeth II, e a segunda monarca com mais tempo no trono do Reino Unido) e hoje apresenta uma coleção de fotografias de Mario Testino sobre a Princesa Diana.

roteiro londres - estatua - 2.2

Saindo do Palácio, vá caminhando pelo parque até o Albert Memorial, que fica bem em frente ao Royal Albert Hall. Estes são dois monumentos erguidos em homenagem ao Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria. No Royal Albert Hall, uma sala gigante de espetáculos, pode-se assistir a inúmeras atrações internacionais. Para verificar as apresentações em cartaz, visite o site oficial da sala.

roteiro londres - monumento - 2.3

De lá, pode-se ir passear pelo Hyde Park.

Dois gigantes: Loja Harrods e British Museum

Durante o caminhada, você estará na região de Knightsbridge, e da Brompton Road, uma rua dedicada às compras e Londres, e onde podemos encontrar a Harrods, uma gigantesca loja de departamentos inglesa, que durante muitos anos serviu à Família Real e uma infinidade de marcas, roupas, presentes e brinquedos.

Se foi até a Harrods, pode pegar o metrô bem em frente à loja, ou se preferiu caminhar até o final do Hyde Park, pode pegar outra estação de metrô e ir até o British Museum, na estação Holborn.

Este é museu monumental de Londres, onde é melhor você focar nos destaques que ele apresenta, se não irá ficar anos por aqui. Dentre os destaques, temos aqui a Pedra de Roseta, de onde se conhece muito sobre a escrita egípcia.

roteiro londres foto panoramica

Saindo do museu, siga caminhando até a Shaftesbury Ave., uma avenida  com muitos teatros e cinemas, e entre na Monmouth St. Você estará na região de Covent Garden, e chegará à Seven Dials. Além de ser o encontro de 7 ruas, a Seven Dials é também uma região conhecida pelas lojas bacanas, brechós, bares e restaurantes.

Cinema, chocolate e trânsito de turistas

Depois e observar a Seven Dials, siga ainda pela Monmouth Street, Upper St. Martin’s lane e entre à direita na Cranbourn Street. Atravesse a Charing Cross Road e continue até chegar na Leicester Square, uma praça com o maiores cinemas da cidade, onde ocorrem os grandes pré-lançamentos de filmes em Londres. Nessa região, também encontramos a loja M&M’s World, uma das poucas que temos no mundo. Vale a pena gastar umas libras com chocolate.

roteiro londres mms museu - 2.5

Volte para o outro lado da praça e pegue a ruazinha à direita, Swiss Court, atravesse a Whitcomb Street e continue na Coventry St. que te levará diretamente até Piccadilly Circus.

Piccadilly Circus em vídeo timelapse

Em Piccaddilly Circus se encontram algumas avenidas importantes da cidade: Shaftesbury Av., Regent St,Piccadilly. Uma área super movimentada da cidade, mas se tiver sorte pode conseguir um espaço para sentar e descansar na estátua de Eros e tirar algumas fotos dos letreiros eletrônicos e da confusão de turistas que se misturam aos locais.

Gastronomia e mais lojas

A partir de Piccadilly Circus,  há vários caminhos a seguir, todos bem interessantes. Para ir direto, siga a Regent’s Street até o cruzamento com a Oxford Street, o chamado Oxford Circus. Para ir perambulando pelo comércio mais fino da cidade. Por aqui, temos as lojas mais chiques de compras da cidade, e você pode entrar em todas e sair de sacolas cheias.

São ruas bem movimentadas. Dentre todas as lojas, temos aqui a Hamleys, a maior e mais antiga loja de brinquedos do mundo, que está desde 1881 neste mesmo endereço. São vários andares de muitos brinquedos. Nessa mesma região, temos a Carnaby St, uma ruazinha com vários restaurantes e lojas legais para se visitar, que se enfeita toda em muitas ocasiões do ano. Um bom lugar para experimentar as melhores comidas típicas da Inglaterra. Vale a pena dar uma parada por aqui no seu roteiro de 3 dias em Londres.

Vá em frente nesse exclusivo roteiro em Londres

Continue acompanhando esta saga cheia de pontos turísticos, curiosidades, gastronomia e dicas para aproveitar ao máximo um roteiro de 3 três dias em Londres:

DIA 3 DO ROTEIRO EM LONDRES

Em nosso terceiro e último dia de passeios em Londres, vamos fugir um pouco da agitação do centro da capital Inglesa. Para isso, vamos começar o dia no Greenwich ParkPara chegar até lá, temos duas maneiras.

  1. Pegar o metrô e ir até a estação Greenwic.
  2. Pegar um barco no sentido “eastbound” em qualquer píer da City, e descer no Greenwich Píer. 

Apesar de mais demorado, indico ir de barco, pois você poderá ver vários cartões postais do skyline da cidade, como a Tower of London, Tower Bridge, City Hall, The Shard e vários outros até a sua chegada na estação próxima ao parque.

roteiro londres passeio barco

O parque é um dos maiores parques reais e, por ali, cruza o meridiano de Greenwich, a linha que divide o planeta entre leste e oeste e é a base para as diferenças de fuso horário pelo mundo.

Por isso, no alto do parque, temos o observatório de Greenwich, que foi construído para estudos astronômicos e está exatamente onde cruza o meridiano 0.

roteiro londres vista parque

Saindo de Greenwich, seguindo no sentido norte, você irá até a O2 Arena. Uma arena multi uso de Londres, e uma das maiores do mundo, onde acontecem vários shows e outros eventos esportivos da capital.

Explorando o gigante complexo Canary Wharf

Para chegar até lá, pegue o ônibus 188. Ele te deixará bem na porta da arena, onde poderá tirar belas fotos da rena e dos prédios que formam o Canary Wharf, nosso próximo destino.

É nessa região que você verá os bondinhos da Emirates. Se quiser, pode subir e dar uma volta para curtir a paisagem.

Se você é um grande apreciador de cervejas (como eu) e está a passear por essa região, não pode deixar de conhecer a Fábrica da Meantime, uma das melhores cervejas artesanais que já tomei. Recomendo que você passe por aqui para experimentar alguns dos rótulos especiais vendidos com exclusividade no local.

Como chegar na Fábrica da Meantime: no mesmo ônibus 188, que passa bem em frente à fábrica e ao pub que eles possuem por ali.

Voltando ao nosso roteiro, para chegar até Canary Wharf, você deve pegar o metrô e andar apenas uma estação, até a estação de mesmo nome.

Essa região é um importante hub comercial da cidade, que abriga inúmeros prédios comerciais e onde você verá muitos ingleses passarem apressados para seus compromissos. Essa região abriga alguns dos prédios que detiveram os títulos de maiores prédios do Reino Unido durante algum tempo.

Aproveite para fazer uma refeição neste local, para depois se dirigir ao nosso próximo destino…

Queen Elizabeth Olympic Park

Para chegar até lá, basta pegar o metrô, na mesma linha Jubilee e ir até a estação Stratford International.

O parque olímpico, construído para as Olimpíadas de 2012, tinha como objetivo desenvolver essa região da cidade que antes era esquecida pela população. Recebeu esse nome em homenagem ao jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, que completou 60 anos de coroação em 2012.

Nessa região, você poderá conhecer todas as arenas onde aconteceram os jogos Olímpicos e visitar a Torre Arcelor Mittal Orbit.

Não perca nada deste exclusivo roteiro em Londres

Continue acompanhando esta saga cheia de pontos turísticos, curiosidades, gastronomia e dicas para aproveitar ao máximo um roteiro de 3 três dias em Londres. E boa viagem!

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *