Dicas básicas para um roteiro de fim de semana em Brasília. Explore os pontos turísticos, a arquitetura de Oscar Niemeyer e o planejamento urbano que até hoje chama atenção no mundo inteiro, além da bela orla do Lago Paranoá.

A poucas horas de voos de todas as capitais brasileiras, Brasília pode sem ser explorada em apenas um final de semana. Então chegou a hora de desligar a TV, levantar do sofá e conhecer pessoalmente a capital brasileira, cenário dos principais acontecimentos políticos do país.

Roteiro de 3 dias | Final de semana em Brasília

Planejei esse roteiro pensando no que é realmente essencial conhecer em Brasília, imaginando que você pegue um voo na noite de sexta-feira e volte pra sua cidade no fim da tarde de domingo. Então partiu Brasília!

Veja onde ficar em Brasília

Ou já reserve aqui o seu hotel na Capital Federal

Dia 1

Antes de mais nada, recomendo fortemente que alugue um carro pra circular em Brasília. Apesar de ter metrô, ele não é nada prático. Os ônibus não chegam em todos os lugares e as distâncias são muito longas pra se fazer sempre de táxi.

ponte jk brasilia

Chegando à noite, vá direto jantar com vista para o mais novo cartão-postal de Brasília. A dica é a Pizzaria Avenida Paulista, que fica num recente complexo gastronômico criado em frente à Ponte Jk, que fica ainda mais bonita à noite.

Se está com pressa, faça só um lanche rápido na Pizzaria Dom Bosco da Asa Sul. O local existe desde 1960 e vende apenas fatias de pizza muçarela. É apontada pelos locais como a única comida típica de Brasília. Particularmente, gosto muito dessa pizza, apesar de achar que os pedaços deviam ser mais baratos.

Dia 2

Manhã

Brasília é uma cidade matinal. Então acorde cedo e faça como os brasilienses: vá correr no Parque da Cidade, onde Eduardo e Mônica se encontraram na música do Legião Urbana. Ou vá só pra tomar uma água de coco mesmo, enquanto admira a vegetação do cerrado. O parque também tem lago, ciclovia, parque de diversão (A Nicolândia) e pista de kart. Se você estiver hospedado no Setor Hoteleiro Sul, dá pra ir a pé.

parque de cidade brasilia

Outra dica de esporte fácil de fazer em Brasília é dar uma volta de caiaque ou stand up paddle no Lago Paranoá. É possível alugar no Pontão do Lago Sul e no Calçadão da Asa Norte, entre outros lugar, que eu listei aqui no post O que fazer em Brasília.

Tarde

No almoço, vá conferir como é a Ponte Jk durante o dia e almoce no restaurante mais amado de Brasília, o Mangai. Apesar do nome soar como japonês, trata-se do maior restaurante nordestino de Brasília. É um self-service com todas as especialidades que você imaginar, sucos típicos e uma vista panorâmica pro Lago Paranoá.

Depois, percorra o Eixo Monumental, um museu a céu aberto com a maioria das obras de Oscar Niemeyer. A dica é começar pelo fim, da parte mais alta, e ir percorrendo tudo e parando onde quiser, na seguinte ordem:

• Catedral Militar Rainha da Paz

• Memorial JK (contém documentos, objetos pessoais e inclusive a cripta com o corpo do ex-presidente. Aberto de terça a domingo, das 9h às 18. Mais informações)

• Estádio Nacional (O mais caro da Copa e o mais abandonado depois dela)

• Torre de TV (Projetada por Lucio Costa, tem uma feira de artesanato na base aos finais de semana e um mirante a 75 metros de altura, de onde se pode ver o impressionante traçado de Brasília. Mais informações)

• Rodoviária do Plano Piloto

• Teatro Nacional Claudio Santoro (assim que atravessar a rodoviária, olhe pro lado esquerdo)

• Biblioteca Nacional

• Museu Nacional (aquele redondo)

• Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (A igreja estilosa)

• Esplanada dos Ministérios

congresso nacional brasilia

A Esplanada dos Ministérios merece um tópico à parte. Além dos prédios enfileirados dos ministérios, lá também estão o Palácio Itamaray, a Praça dos Três Poderes e o Palácio do Planalto, além, é claro, do Congresso Nacional

• Visita ao Congresso Nacional (o Congresso é aberto pra visitas todos os dias, incluindo feriados, das 9h às 17h30. É permitido assistir sessões no plenário. Informações completas sobre a visitação)

• O Palácio da Alvorada, vulgo casa do presidente, fica um pouco mais afastado. De carro, a cerca de 7 minutos da Esplanada.

Noite

Vá no Pontão do Lago Sul, um complexo de bares e restaurantes à beira do Lago Paranoá. Lá dentro estão diversos restaurantes, todo com vista pro lago, claro. Se não quer jantar, dê uma volta no calçadão e nos decks, onde as lanchas estacionam. Fora do Pontão, Brasília tem outras boas opções de restaurantes:

• Fratello Uno e Valentina, as melhores pizzarias da cidade.

Bendito Suco, lugar style e natureba.

Tio Gu Café, uma creperia estilo praiano.

• Potência Grill, o rodízio mais em conta do Plano Piloto.

pontao paranoa brasilia

Se quer uma balada, esse é o assunto mais delicado em Brasília, uma cidade muito espalhada e difícil de encontrar “a boa” da noite. Mas alguns pubs e festas estão sempre entre os lugares mais movimentados. São eles:

UK Brasil | Pub com visual inglês e shows de pop-rock

Velvet Pub | Pub alternativo, literalmente underground

Calaf | Restaurante espanhol que vira festa, geralmente samba

Site de baladas de Brasília

Dia 3

Vá explorar um pouco as Superquadras de Brasília, que têm todo um conceito de qualidade de vida planejado por Lucio Costa. A quadra modelo, construída de acordo com o projeto original, com paisagismo de Burle Marx e paredes de azulejos by Athos Bulcão é a 308 Sul. Mais informações.

Para se despedir de Brasília, o melhor lugar é a Ermida Dom Bosco. A vista pro lago é fantástica, principalmente no pôr do sol. E tem toda uma lenda por trás do local.

Resumo do roteiro

Dia 1 – Chegada e jantar

Dia 2 – Passeio pelo Eixo Monumental e Congresso Nacional

Dia 3 – Superquadras e Ermida Dom Bosco

 

Veja mais Buenas Dicas em Brasília

Onde ficar em Brasília

Os 5 melhores restaurantes nordestinos de Brasília

As 5 melhores pizzarias de Brasília

10 pontos turísticos essenciais em Brasília

5 lugares para curtir o Lago Paranoá

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)

Escreva seu comentário