Viagem a Saint Augustine, a cidade mais antiga dos EUA

Por essa eu nem sonhava: a cidade mais antiga dos Estados Unidos fica em plena Flórida, estado mais conhecido pelas praias e parques de diversão. Estou falando da histórica e super charmosa Saint Augustine.

E ela não tem nada a ver com outras cidades históricas dos EUA. Isso porque Saint Augustine, foi fundada pelos espanhóis. Com a arquitetura tradicional das colônias da Espanha, St. Augustine está mais para Cartagena, na Colômbia, do que para Savannah, que fica ali pertinho, na Geórgia.

Sobre Saint Augustine:

  • Fundação: 1565 – Foi a capital da Flórida até 1824
  • População em 2022: 15 mil habitantes
  • Localização: Nordeste da Flórida, no litoral do Oceano Atlântico
  • Distâncias: 65 km de Jacksonville, 170 km de Orlando, 500 km de Miami

Disney ou St. Augustine? Na minha opinião, visitar a primeira cidade dos Estados Unidos da América, e uma das únicas cidades históricas da Flórida, é um passeio muito mais interessante do que qualquer parque de diversão. E a comida é bem melhor.

Dicas de viagem a Saint Augustine, na Flórida

Hospedado em Orlando, mas decepcionado com os parques da Disney (o que eu já previa), fiz questão de incluir St. Augustine num roteiro de carro pela Flórida.

Passei apenas um dia, mas observei com atenção o que há de melhor pra fazer na cidade, além de restaurantes, hotéis e o mais importante, o clima, pois temperaturas e chuvas vão influenciar muito na sua percepção da cidade.

Quando é melhor visitar St. Augustine

Perfeita para caminhar e repleta de atrações a céu aberto, St. Augustine é melhor aproveitada em épocas de clima seco e temperaturas agradáveis.

Por isso, evite ir no verão, entre junho e setembro, que são os meses mais quentes e chuvosos do ano. Nessa época, é comum fazer 40 ºC no meio da tarde. FUJA. E o calor pode começar antes: fui a St. Augustine em abril e peguei mais de 30 ºC.

Prefira viajar entre novembro em março, em especial nos meses de inverno, quando é possível encontrar St. Augustine com temperaturas abaixo dos 15 ºC e com poucas chances de chuva.

Como chegar em St. Augustine

Se estiver em Orlando, vale a pena ir de carro (preços aqui). Há muitas possibilidades de estradas. Um dos caminhos passa pela Interstate 95, uma das principais estradas dos EUA. Mas preferi evitar seu trânsito pesado e segui por vias internas, sem duplicação, seguindo o GPS. Durou cerca de 2 horas.

Deixamos o carro num estacionamento no Centro Histórico, pelo valor de US$ 2,50 por hora.

Também é possível fazer uma Excursão a Saint Augustine, partindo de Orlando. A vantagem de ir com agência de turismo, é ter um guia de turismo e ainda poder incluir passeios no pacote.

De ônibus é mais barato. Empresas como a Greyhound fazem o trajeto de 2h30 de Orlando a St.Augustine e cobram em média a partir de 29 dólares na passagem.

O que fazer em Saint Augustine

Eu confesso, fui só olhar! Não fiz questão de entrar em museus ou visitar pontos turísticos. Queria apenas passear nas ruas históricas, muitas delas exclusivas para pedestres, e admirar a simpática arquitetura colonial espanhola da cidade.

A rua St. George Street é o eixo turístico da cidade. Nela e nos seus arredores estão muitos restaurantes, sorveterias, lojas de presentes, agências de turismo e pontos turísticos, como a Oldest Wooden School House, uma histórica escola numa casinha de madeira.

As praias de St. Augustine estão longe do Centro. Mas pertinho do Distrito Histórico tem um simpático calçadão na orla do Rio Matanzas, com barcos ancorados e vista para a ponte e o Castillo de San Marcos. Ótimo lugar para fotos.

Principais pontos turísticos de St. Augustine:

  • Forte de São Marcos / Castillo de San Marcos – Construído com pedras da costa da Flórida, ficou pronto em 1695. Foi importante na defesa contra invadores britânicos e mas tarde, na Revolução Civil, foi usado como prisão. Ingresso adulto a partir de 15 dólares (site oficial)
  • Museu Lightner – Ocupa as dependências do antigo Alcazar Hotel, um dos prédios mais bonitos da cidade. Contém uma rica coleção de abras de arte e artefatos históricos. Ingresso adulto a partir de 17 dólares (site oficial).
  • Farol e Museu Marítimo / St. Augustine Lighthouse & Maritime Museum – Do alto do histórico farol, se tem a melhor vista para as praias de St. Augustine. Ingressos a partir de 15 dólares (site oficial).
  • Museus dos Piratas / Pirate & Treasure Museum – Dedicado especialmente à pirataria em águas do Caribe, o museu reúne mais de 800 itens em ser acervo. Ingressos a partir de 16 dólares (site oficial).
  • Oldest Wooden Schoolhouse – O nome diz tudo: é a escola de madeira mais antiga dos EUA, construída por volta de 1716. Ingressos a partir de 6 dólares (site oficial).

Reparou no preços dos ingressos né? Se você faz questão de visitar muitos pontos turísticos, e tem pelo menos 2 dias em Saint Augustine, comprar o Tour Pass com 27 atrações pode ser um bom negócio.

Passeios e visitas guiadas em St. Augustine

Impossível andar em St. Augustine e não ver o trem turístico que percorre as atrações da cidade. Um deles é o Passeio de bonde pela cidade assombrada, uma das atividades mais realizadas no Distrito Histórico.

Pois é. A pequena Saint Augustine é extremamente mal-assombrada. E como fica no coração do capitalismo, isso obviamente é explorado pelo turismo.

Mas se gosta mesmo é da animação do mundo dos vivos, o Cruzeiro Caça ao Tesouro é um passeio de barco daqueles barulhentos, bom para entreter as crianças.

Caso queira deixar pra última hora, tem muitos quiosques de turismo no centrinho da cidade, onde é possível agendar esses e outros passeios. Por exemplo, na Old Town Trolley, onde também tem mapas turísticos da cidade.

Onde se hospedar em Saint Augustine

Quer aproveitar mais um lugar completamente diferente de Orlando? Passe pelo menos uma noite. Principalmente se for uma viagem em casal. Há excelentes hotéis no Centro Histórico, como o Hilton Bayfront, e pousadas charmosas, por exemplo a 44 Spanish Street Inn, exclusiva para adultos.

Ao ficar nessa região, você faz tudo a pé.

Prefere não dormir? Numa viagem de um dia, dá pra conhecer o básico, que é caminhar pelo Centro Histórico e visitar alguma atração importante, como o Lightner Museum. Em 4 horas se faz tudo isso.

Mas se o foco é mesmo mudar de atmosfera, fuja do turismo massivo de Orlando ou Miami e descanse um pouco a cabeça nessa linda cidade histórica.

Vale a pena conhecer St. Augustine?

Sim!

Sem dúvida alguma, foi uma ótima escolha incluir St. Augustine no meu roteiro de carro na Flórida. A cidade é pequena e completamente diferente dos destinos mais famosos do estado.

Você vai se sentir em outra época e em outro país. Afinal, St. Augustine está muito mais para Espanha e Colômbia do que para Estados Unidos.

Inclusive, é a chance de conhecer um destino mais autêntico de turismo norte-americano, pois diferente de Orlando e Miami, onde o português é praticamente uma segunda língua (depois do espanhol), em St. Augustine os Americanos são maioria.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Nossa! Não imaginava que tinha um lugar legal assim. Qual é média de preço pra ficar um ou dois dias? Vale a pena?

    1. Oi Gaby. Depende do hotel. Pousadas mais simples e afastadas do centro custam menos de 100 dólares a diária. Hotéis mais confortáveis no Distrito Histórico, em média a partir de 200 USD por dia. Pra economizar, a melhor coisa é fazer o bate e volta, pois dá pra conhecer muitas coisas num roteiro de 1 dia, sem gastar com hospedagem. Boa viagem.