Flórida

Viagem a Saint Augustine, a cidade mais antiga dos EUA

Parece Cartagena, mas n√£o fica na Col√īmbia. Veja como √© visitar St. Augustine, na Fl√≥rida, conhecida como "The First City".

Por essa eu nem sonhava: a cidade mais antiga dos Estados Unidos fica em plena Flórida, estado mais conhecido pelas praias e parques de diversão. Estou falando da histórica e super charmosa Saint Augustine.

E ela n√£o tem nada a ver com outras cidades hist√≥ricas dos EUA. Isso porque Saint Augustine, foi fundada pelos espanh√≥is. Com a arquitetura tradicional das col√īnias da Espanha, St. Augustine est√° mais para Cartagena, na Col√īmbia, do que para Savannah, que fica ali pertinho, na Ge√≥rgia.

Sobre Saint Augustine:

  • Funda√ß√£o: 1565 ‚Äď Foi a capital da Fl√≥rida at√© 1824
  • Popula√ß√£o em 2022: 15 mil habitantes
  • Localiza√ß√£o: Nordeste da Fl√≥rida, no litoral do Oceano Atl√Ęntico
  • Dist√Ęncias: 65 km de Jacksonville, 170 km de Orlando, 500 km de Miami

Disney ou St. Augustine? Na minha opini√£o, visitar a primeira cidade dos Estados Unidos da Am√©rica, e uma das √ļnicas cidades hist√≥ricas da Fl√≥rida, √© um passeio muito mais interessante do que qualquer parque de divers√£o. E a comida √© bem melhor.

Dicas de viagem a Saint Augustine, na Flórida

Hospedado em Orlando, mas decepcionado com os parques da Disney (o que eu já previa), fiz questão de incluir St. Augustine num roteiro de carro pela Flórida.

Passei apenas um dia, mas observei com atenção o que há de melhor pra fazer na cidade, além de restaurantes, hotéis e o mais importante, o clima, pois temperaturas e chuvas vão influenciar muito na sua percepção da cidade.

Quando é melhor visitar St. Augustine

Perfeita para caminhar e repleta de atra√ß√Ķes a c√©u aberto, St. Augustine √© melhor aproveitada em √©pocas de clima seco e temperaturas agrad√°veis.

Por isso, evite ir no ver√£o, entre junho e setembro, que s√£o os meses mais quentes e chuvosos do ano. Nessa √©poca, √© comum fazer 40 ¬ļC no meio da tarde. FUJA. E o calor pode come√ßar antes: fui a St. Augustine em abril e peguei mais de 30 ¬ļC.

Prefira viajar entre novembro em mar√ßo, em especial nos meses de inverno, quando √© poss√≠vel encontrar St. Augustine com temperaturas abaixo dos 15 ¬ļC e com poucas chances de chuva.

Como chegar em St. Augustine

Se estiver em Orlando, vale a pena ir de carro (pre√ßos aqui). H√° muitas possibilidades de estradas. Um dos caminhos passa pela Interstate 95, uma das principais estradas dos EUA. Mas preferi evitar seu tr√Ęnsito pesado e segui por vias internas, sem duplica√ß√£o, seguindo o GPS. Durou cerca de 2 horas.

Deixamos o carro num estacionamento no Centro Histórico, pelo valor de US$ 2,50 por hora.

Também é possível fazer uma Excursão a Saint Augustine, partindo de Orlando. A vantagem de ir com agência de turismo, é ter um guia de turismo e ainda poder incluir passeios no pacote.

De √īnibus √© mais barato. Empresas como a Greyhound fazem o trajeto de 2h30 de Orlando a St.Augustine e cobram em m√©dia a partir de 29 d√≥lares na passagem.

O que fazer em Saint Augustine

Eu confesso, fui só olhar! Não fiz questão de entrar em museus ou visitar pontos turísticos. Queria apenas passear nas ruas históricas, muitas delas exclusivas para pedestres, e admirar a simpática arquitetura colonial espanhola da cidade.

A rua St. George Street é o eixo turístico da cidade. Nela e nos seus arredores estão muitos restaurantes, sorveterias, lojas de presentes, agências de turismo e pontos turísticos, como a Oldest Wooden School House, uma histórica escola numa casinha de madeira.

As praias de St. Augustine est√£o longe do Centro. Mas pertinho do Distrito Hist√≥rico tem um simp√°tico cal√ßad√£o na orla do Rio Matanzas, com barcos ancorados e vista para a ponte e o Castillo de San Marcos. √ďtimo lugar para fotos.

Principais pontos turísticos de St. Augustine:

  • Forte de S√£o Marcos / Castillo de San Marcos ‚Äď Constru√≠do com pedras da costa da Fl√≥rida, ficou pronto em 1695. Foi importante na defesa contra invadores brit√Ęnicos e mas tarde, na Revolu√ß√£o Civil, foi usado como pris√£o. Ingresso adulto a partir de 15 d√≥lares (site oficial)
  • Museu Lightner ‚Äď Ocupa as depend√™ncias do antigo Alcazar Hotel, um dos pr√©dios mais bonitos da cidade. Cont√©m uma rica cole√ß√£o de abras de arte e artefatos hist√≥ricos. Ingresso adulto a partir de 17 d√≥lares (site oficial).
  • Farol e Museu Mar√≠timo / St. Augustine Lighthouse & Maritime Museum ‚Äď Do alto do hist√≥rico farol, se tem a melhor vista para as praias de St. Augustine. Ingressos a partir de 15 d√≥lares (site oficial).
  • Museus dos Piratas / Pirate & Treasure Museum ‚Äď Dedicado especialmente √† pirataria em √°guas do Caribe, o museu re√ļne mais de 800 itens em ser acervo. Ingressos a partir de 16 d√≥lares (site oficial).
  • Oldest Wooden Schoolhouse ‚Äď O nome diz tudo: √© a escola de madeira mais antiga dos EUA, constru√≠da por volta de 1716. Ingressos a partir de 6 d√≥lares (site oficial).

Reparou no pre√ßos dos ingressos n√©? Se voc√™ faz quest√£o de visitar muitos pontos tur√≠sticos, e tem pelo menos 2 dias em Saint Augustine, comprar o Tour Pass com 27 atra√ß√Ķes pode ser um bom neg√≥cio.

Passeios e visitas guiadas em St. Augustine

Imposs√≠vel andar em St. Augustine e n√£o ver o trem tur√≠stico que percorre as atra√ß√Ķes da cidade. Um deles √© o Passeio de bonde pela cidade assombrada, uma das atividades mais realizadas no Distrito Hist√≥rico.

Pois é. A pequena Saint Augustine é extremamente mal-assombrada. E como fica no coração do capitalismo, isso obviamente é explorado pelo turismo.

Mas se gosta mesmo é da animação do mundo dos vivos, o Cruzeiro Caça ao Tesouro é um passeio de barco daqueles barulhentos, bom para entreter as crianças.

Caso queira deixar pra √ļltima hora, tem muitos quiosques de turismo no centrinho da cidade, onde √© poss√≠vel agendar esses e outros passeios. Por exemplo, na Old Town Trolley, onde tamb√©m tem mapas tur√≠sticos da cidade.

Onde se hospedar em Saint Augustine

Quer aproveitar mais um lugar completamente diferente de Orlando? Passe pelo menos uma noite. Principalmente se for uma viagem em casal. Há excelentes hotéis no Centro Histórico, como o Hilton Bayfront, e pousadas charmosas, por exemplo a 44 Spanish Street Inn, exclusiva para adultos.

Ao ficar nessa região, você faz tudo a pé.

Prefere não dormir? Numa viagem de um dia, dá pra conhecer o básico, que é caminhar pelo Centro Histórico e visitar alguma atração importante, como o Lightner Museum. Em 4 horas se faz tudo isso.

Mas se o foco é mesmo mudar de atmosfera, fuja do turismo massivo de Orlando ou Miami e descanse um pouco a cabeça nessa linda cidade histórica.

Vale a pena conhecer St. Augustine?

Sim!

Sem d√ļvida alguma, foi uma √≥tima escolha incluir St. Augustine no meu roteiro de carro na Fl√≥rida. A cidade √© pequena e completamente diferente dos destinos mais famosos do estado.

Voc√™ vai se sentir em outra √©poca e em outro pa√≠s. Afinal, St. Augustine est√° muito mais para Espanha e Col√īmbia do que para Estados Unidos.

Inclusive, é a chance de conhecer um destino mais autêntico de turismo norte-americano, pois diferente de Orlando e Miami, onde o português é praticamente uma segunda língua (depois do espanhol), em St. Augustine os Americanos são maioria.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para d√ļvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Nossa! Não imaginava que tinha um lugar legal assim. Qual é média de preço pra ficar um ou dois dias? Vale a pena?

    • Nivaldo responder

      Oi Gaby. Depende do hotel. Pousadas mais simples e afastadas do centro custam menos de 100 dólares a diária. Hotéis mais confortáveis no Distrito Histórico, em média a partir de 200 USD por dia. Pra economizar, a melhor coisa é fazer o bate e volta, pois dá pra conhecer muitas coisas num roteiro de 1 dia, sem gastar com hospedagem. Boa viagem.

Coment√°rios