Os shoppings centers de Santiago estão entre os mais modernos da América Latina e são uma boa pedida para fazer compras e dar uma descansada dos passeios históricos.

A cidade tem shoppings para todos os gostos, desde antigos centros comerciais no centro, cheios de “cafes com piernas” e relojoeiros, até arranha-céus repletos de grifes internacionais. Veja todas as dicas de Santiago.

Assim, seja para comer num fast-food local, aproveitar as ofertas ou simplesmente conhecer as peculiaridades chilenas na hora de fazer compras, vale a pena percorrer os diferentes shoppings de Santiago.

Shopping também é cultura?

Apesar de não ser uma prioridade  turística e evitar shoppings na minha própria cidade, quando estou viajando sempre procuro entrar e conhecer algumas lojas e principalmente a praça de alimentação.

No Chile, por exemplo, é notável o domínio de grandes lojas de departamento, como Ripley, Fallabela e Paris, coisa que não acontece no Brasil. O regionalismo também é forte nos fast-foods, cheios de pratos à base de frango e com muita palta nas receitas.

Sem falar que, se você for para Santiago no auge do verão, shoppings são um ótimo lugar pra roubar um pouco de ar-condicionado. A dica vale para o inverno também, quando andar na rua pode complicado por causa do frio intenso, principalmente à noite.

Assim, seja para comer, explorar ou fazer compras em Santiago, vale a pena conhecer 5 shoppings totalmente diferentes entre si.

1. Shopping Costanera Center

Entre os shoppings modernos de Santiago, é o que mais se parece com os das capitais brasileiras, como Curitiba, Goiânia, Brasília e São Paulo, por exemplo.shopping costanera santiago

Possui lojas das principais grifes mundiais e as três grandes redes de lojas de departamento chilenas.

Sim, o Costanera Center tem Ripley, Fallabela e Paris em seu interior, verdadeiros shoppings cada uma.

Encontrar o Costanera Center não é difícil. Basta olha pra cima e seguir o prédio mais alto de Santiago e da América Latina, que é, digamos, o pequeno edifiício comercial em cima do shopping.

Um jeito mais fácil de chegar é de metrô. Desça na Estação Tobalaba e siga a multidão.

2. Shopping Parque Arauco

restaurantes parque arauco santiago

Sem dúvidas o shopping chique de Santiago. O Parque Arauco é todo dedicado às grandes grifes, mas seu foco nisso é tamanho que ele tem até um “Piso de Luxo”, onde está a nata das lojas mais caras  selecionadas que existem.

Mas você também pode torrar seus milhões de pesos comendo:

O Parque Arauco tem uma gigantesca praça de alimentação a céu aberto, com redes internacionais como TGI Friday’s, hamburguerias, creperias, churrascarias, especialistas em frutos do mar e um empório gourmet.

Tem até um restaurante P.F. Chang’s, rede americana com inspiração asiática. Pelo tamanho dos cavalos na porta, já da pra pra imaginar que apesar do “PF” no nome, os pratos não são nada baratos.

Com foco no público AAA, o shopping não é ligado a nenhuma estação de metrô. Mas você não precisa de táxi para chegar lá.

Vá de metrô até a estação Escuela Militar e pegue, por lá mesmo, na Avenida Americo Vespucio, um excelente microônibus que para na porta do Shopping.

Site do shopping Parque Arauco.

3. Patio Bellavista

Dia tranquilo no Patio Bellavista. Foto de Guillermo Melgarejo.
Dia tranquilo no Patio Bellavista. Foto de Guillermo Melgarejo.

Um pequeno centro de compras a céu aberto. É mais visitado por turistas do que pelos próprios chilenos.

Apesar de não ser um local típico, vale a pena fazer uma visita, principalmente para comer em algum dos bons restaurantes, longe do auê que pode estar nos bares do bairro.

Chegar é fácil e muito provavelmente você vai passar na porta dele em algum momento, já que o pequeno shopping Patio Bellavista fica na rua Pío Nono, no caminho entre a estação Baquedano e os principais atrações do Bellavista: La Chascona e a entrada para o funicular do Cerro San Cristobal.

Site do Patio Bellavista.

4. Paseo Ahumada – Centro

“Paseos” no Chile são ruas apenas para pedestres. E o Paseo Ahumada é o mais agitado do país. É um verdadeiro mar de gente nas duas direções, aproveitando as ofertas das lojas ou a caminho do trabalho.

paseo ahumada santiago
Paseo Ahumada lotado como sempre. Foto bem ao lado da loja Ripley, tirada por Francisco Cornejos.

Também pudera. O Paseo Ahumada segue da lateral sul da Plaza de Armas até a Avenida Bernardo O’Higgins, a principal de Santiago, apenas três quadras acima do Palácio de La Moneda.

Mas então não é um shopping?

Não no estilo mais estadunidense da palavra. Mas é um local interessante para fazer compras em Santiago, com preços mais acessíveis que nos grandes shoppings, lojas de todos os tipos, inclusive de souvenires turísticos.

E no Paseo Ahumada você também encontra as lojas de departamento Ripley e Falabella, em versões mais populares, totalmente diferentes das mesmas encontradas em locais mais elitizados do Chile.

Para chegar, é só escolher uma das duas principais estações de metrô a cidade, a estação Plaza de Armas ou a estação Universidad de Chile

5. Mall Sport

Um shopping inteiro dedicado a artigos esportivos. Seja qual for o seu esporte favorito, o Mall Sport tem um loja exclusiva para ele: ciclismo, natação, equitação, alpinismo, mergulho, esqui, corrida, surfe e por aí vai.

E lá dentro ainda é possível praticar um pouco, seja na parede de escaladas, na pista de skate, no kart ou em alguma das outras excelentes estruturas esportivas montadas em seu interior e a céu aberto.

Fica na Avenida Las Condes, 13451. Não tem estação de metrô por perto, mas é facilmente acessível de ônibus.

Boa viagem e ótimas compras!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. José Alfredo responder

    Adoro o Parque Arauco!!
    Muito boas as dicas!
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    • Nivaldo responder

      Obrigado, José! Esses presos devem estar desatualizado, afinal é um post antigo, mas às vezes é legal dar uma passada num shopping durante a viagem né. E se ainda não escolheu seu hotel no Chile, dê uma olhada no post Onde se hospedar em Santiago. E boa viagem!

Comentários