7 dicas para sua viagem a Trindade (RJ)

Trindade é um vilarejo de praia da cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Conhecida por ter algumas das praias mais bonitas da região, Trindade vem ganhando luz própria.

Com um estilo completamente diferente de Paraty, Trindade atrai mais jovens e turistas que buscam contato com a natureza.

Nessas dicas de Trindade, entenda o que esperar da sua viagem ou passeio ao vilarejo, que embora melhor estruturado do que há alguns anos, continua rústico em vários aspectos.

Tive a sorte (e o planejamento) de viajar a Trindade na baixa temporada em dias de sol. Foi tranquilo chegar, estacionar e curtir as praias. Mas amigos que foram na alta temporada, relataram sobre estradas engarrafadas, bares lotados, falta de vagas para estacionar e sequências intermináveis de dias chuvosos.

Dicas de viagem a Trindade (RJ)

Aqui você encontra o básico para planejar sua viagem a Trindade.

  1. Quando ir
  2. Como chegar
  3. Onde se hospedar
  4. Quantos dias ficar
  5. O que fazer
  6. Onde comer
  7. Vale a pena

1. Quando ir a Trindade (RJ)

A melhor época para visitar Trindade com mais sol, é no inverno, entre junho e o início de setembro. Apesar de algumas ondas de frio, esses são os meses menos chuvosos do ano. Foi em junho que peguei uma semana inteira de sol na região, e temperaturas por volta dos 25 ºC à tarde.

No verão, entre dezembro e março, CHOVE MUITO, em caixa alta mesmo, porque é chuva que não acaba mais. Claro que você pode dar sorte e pegar um lindo dia de sol, mas a chance de ficar trancado no hotel também é alta.

Outra desvantagem de viajar na época das chuvas são as quedas de barreiras: deslizamentos nas estradas, que geram engarrafamentos intermináveis, além do perigo.

2. Como chegar em Trindade (RJ)

Trindade fica a apenas 24 km de distância do centro de Paraty.

Os 18 km iniciais são pela BR-101, num trecho em boas condições. Mas os 6 km finais são pela “Estrada de Trindade”. Toda asfaltada, a estradinha atravessa um trecho de muitas subidas e descidas de serra.

Fui de carro e a descida exige muitos cuidados. Mesmo numa época sem muitas chuvas, havia blocos de terra caídos na estrada e muitos homens trabalhando para conter as encostas. Vá devagar.

Transporte de Paraty a Trindade: ônibus e excursão

Ônibus de Paraty para Trindade

A linha Paraty-Trindade, pela Viação Colitur, tem embarque todos os dias na Rodoviária de Paraty, de hora em hora, a partir das 6h e até 22h30. No sentido Trindade-Paraty, o embarque é das 7h às 23h40. A viagem dura em média 45 minutos e a passagem custa hoje R$ 5. Consulte a Colitur Transporte para valores e horários atualizados.

Excursão de um dia para Trindade

Quase todas as agências de turismo em Paraty vendem o tour de um dia para Trindade, com média de 6 horas de duração, incluindo transporte e guia de turismo. Ou reserve online, por exemplo esta “Excursão a Trindade“, que parte do Centro Histórico de Paraty.

Possibilidade de ir de barco a Trindade

Consultei alguns marinheiros do Cais de Paraty sobre a possibilidade de transporte ou passeio de barco a Trindade. Segundo eles, é complicado. Num barco de pescador, daqueles de madeira dos passeios, o trajeto levaria mais de 6 horas e enfrentaria perigos do mar aberto. Apesar de Trindade ser bem mais perto por terra, de barco é mais fácil ir para Ilha Grande e Angra dos Reis.

3. Onde se hospedar em Trindade (RJ)

O vilarejo está repleto de pousadas e áreas de camping. As melhores pousadas estão na Rua Principal de Trindade e arredores, região com melhor infraestrutura.

Dicas de pousadas no centrinho de Trindade

  • A Refúgio do Pirata é hoje a melhor pousada de Trindade. Quartos com ar-condicionado, TV e oferece café da manhã. A 100 metros da Praia dos Ranchos.
  • Já a Pousada Água do Mar é um tanto mais simples, e por isso mesmo mais barata. Mas também oferece o básico do conforto.
  • Em plena Rua Principal, a Filhos da Terra também dispõe de quartos com ar-condicionado, TV e estacionamento.

Quer economizar muito? Em Trindade tem hostel. O melhor hoje é o SH Hostel Trindade. Ou você pode ficar numa das pousadas junto aos bares da Praia dos Ranchos. São pousadas muito simples, pra não dizer improvisadas, mas as diárias são baratas e você vai estar pé na areia da praia mais movimentada. Elas não estão em sites de reservas e não peguei nenhum contato, pois são lugares muito simples, daqueles que a gente só encontra passando na porta.

4. Quantos dias ficar em Trindade (RJ)

Em apenas um dia, mesmo que seja um bate e volta de Paraty, dá pra conhecer quase todas as praias de Trindade e ainda fazer o passeio de barco para outras praias de região.

Mas se você quiser encarar as trilhas mais longas e curtir cada praia com tranquilidade, é melhor passar mais tempo. Num roteiro de 3 dias, por exemplo, dá pra fazer quase tudo que Trindade tem a oferecer.

Mas, mesmo que seu foco seja Trindade, não deixe de conhecer Paraty, uma das cidades históricas mais bonitas do Brasil. É fácil combinar as duas no roteiro, inclusive dividindo suas bases.

5. O que fazer em Trindade (RJ)

Resumindo muito: praias, trilhas e passeios de barco.

Como expliquei no Guia de Praias de Trindade, o vilarejo possui praias muito distintas. Estas são as principais:

  • Praia dos Ranchos, onde estão os bares e o mar é mais calmo.
  • Praia do Meio, a mais bonita, acessível a pé com muita facilidade.
  • Praia do Cachadaço, extensa e mais vazia, acessível por uma trilha de 500 metros.

Se quiser visitar praias ainda mais bonitas e selvagens, faça o passeio de barco, que parte da Praia dos Ranchos. No roteiro, está a famosa Praia do Sono, que também pode ser acessada por um trilha de 3 km e possui área de camping, bares e vida noturna animada na alta temporada, com festas e luaus.

6. Onde comer em Trindade (RJ)

Os bares da Praia dos Ranchos servem almoço e petiscos. Recomendo focar nos peixes e frutos do mar, produtos frescos da região. O peixe da espécie Sororoca vai muito bem em moquecas e iscas. Fui no Restaurante O Teimoso e gostei da comida e da música ao vivo. Um prato de almoço pra duas pessoas estava em média R$ 120.

O restaurante melhor estruturado da Praia dos Ranchos é o Ancoras Bar. Mais à frente, num trecho mais tranquilo da praia, o Jajigo Restaurante tem o cardápio mais completo do pedaço.

Na Rua Principal e arredores estão lugares mais baratos, como hamburguerias e lanchonetes, além de bons restaurantes, como o Laranja’s Bar e Restaurante, um dos mais conhecidos de Trindade.

7. Vale a pena viajar a Trindade?

Visitar sim. Passar a noite ou mais tempo, depende.

Se você gosta de viagem com mais conforto e alto padrão, Trindade ainda não oferece variedade de pousadas, restaurantes e passeios preparados para isso. Se é o seu caso, recomendo fazer apenas o passeio de um dia, a partir de Paraty. Aliás, veja também nosso completo Guia de viagem a Paraty.

Caso você faça um estilo mais raiz e natureza selvagem, vá passar uma longa temporada em Trindade. As praias quase desertas, a Mata Atlântica e o jeitão jovial da vila vão te conquistar. Mesmo assim, não deixe de conhecer Paraty, sede do município.

Qualquer dúvida, é só perguntar. Boa viagem para Trindade!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Oi, Nivaldo

    Tudo bem? Minhas férias serão de 27 de novembro a 03 de dezembro. As chuvas de Paraty costumam ser daquelas que acabam com a viagem ou passam rápido? Mudaria o destino essa época?

    Obrigada

  2. Quem vai de ônibus para Trindade, como fica o deslocamento para as praias que vc mencionou?

    1. Oi Cinthia. O ônibus faz paradas em pontos diferentes em Trindade, inclusive na Rua Principal da cidade. Descendo nela, você já vai estar próxima da Praia do Rancho, que é a mais movimentada de Trindade. Quanto mais pro fim da rua, mais próximo fica do ponto onde estão os bares. Aí, da Praia do Rancho, é só andar uns 10 minutos, num caminho tranquilo e seguro, e já chega na Praia do Meio, uma das mais bonitas. Dê uma olhada no mapa em nossa lista de Praias de Trindade, onde tem links para ainda mais dicas. Boa viagem.