Quando comecei a falar de hotéis incríveis, não imaginava encontrar algo tão fantástico quanto o Uros Aruma Uro: construído pelos habitantes das Islas Uros, no Peru, o hotel flutua sobre o Lago Titicaca. Mais que uma hospedagem, o hotel proporciona uma experiência única na América do Sul, à altura de outros hotéis incríveis.

O que são e quem vive nas Islas Uros?

Perseguidos pelos Incas, muito antes da chegada dos espanhóis às Américas, o povo Uro fugiu para o único lugar onde não seriam dizimados: as águas do Lago Titicaca. Utilizando a totora, um capim típico da região andina, desenvolveram a técnica para criar ilhas artificiais. Mas a palha não boia para sempre: toda semana eles precisam forrar a superfície, que se torna úmida, e a cada X anos uma ilha vai pro brejo. Ou melhor, pro fundo do Titicaca.

onde ficar puno islas uros

Quantos anos? X. Na verdade não me lembro exatamente e não encontrei referências confiáveis na internet. Pra descobrir é só fazer uma passeio básico nas Islas Uros e assistir a explicação. Eles têm a história na ponta da língua para os turistas. Aliás, cabe dizer que o turismo virou a principal atividade do Povo Uro, que transformou seu modo de vida em fonte de renda. Muitos dizem até que é tudo encenação. Vá saber.

 

Onde ficam as Islas Uros?

isla flotante titicaca puno peru

A poucos minutos de PunoPra chegar lá nas ilhas, basta pegar um barco no cais da cidade. A parada nas Islas Uros está incluída nos passeios de barco pelo Titicaca, que têm como destino principal a Isla Taquile. Mas também é possível ir só até Uros e voltar, o que é mais rápido e barato. Mas não compensa ir até lá só pra olhar e voltar. Então compre o passeio completo ou se hospede no hotel incrível de Uros.

 

O hotel incrível das Islas Uros

hotel uros puno peru

Mesmo com a influência do turismo, as Islas Uros continuam um lugar incrível. E se hospedar nas ilhas é algo relativamente novo. Quando estive lá, há pouco mais de dois anos, não fiquei sabendo da existência de hotéis no lago. Hoje são mais de 5, mas sem dúvidas o mais incrível e bem estruturado de todos é o Uros Aruma Uro. Não sei como a era da palha se conectou à internet, mas o hotel pode ser reservado pelo Booking.

Além da vista onipresente pro Lago Titicaca, o hotel tem jardim e restaurante. Os banheiros são compartilhados e eu não faço a menor ideia de onde vão parar os dejetos. Mesmo depois de ler este ótimo relato eu não consegui descobrir, mas descobri que lá não tem calefação, nem ar-condicionado e a pouca energia vem de um gerador solar.

 

Vale a pena se hospedar no hotel flutuante?

ilha lago titicaca

Eu já estou doido pra reservar. Mesmo com o frio da noite, o sol de rachar a pele e as dúvidas sobre o banheiro, sem dúvidas é uma experiência sem igual. Nem mesmo o hotel pendurado na montanha é mais incrível.

 

Mais Buenas Dicas no Peru

Onde ficar em Puno

7 praias no Peru que você precisa conhecer

O incrível hotel sobre o Vale Sagrado Inca

Hotéis incríveis

10 comidas realmente típicas do Peru

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários