Percorri o litoral da Argentina uma vez e confesso que achei pouco interessante. Mas conversando com amigos, inclusive argentinos, e pesquisando um pouco na internet, encontrei praias realmente interessantes na Argentina. Entre as melhores praias argentinas mencionadas, chegamos a uma lista com apenas 12.

São praias que vão desde a Patagônia até a região de Buenos Aires, passando por balneários como Mar del Plata e Miramar. Algumas são melhores para apreciar a fauna marinha, outras para praticar esportes náuticos, e, claro, tem as praias boas para banho, surfe e simplesmente para ficar deitado na areia.

Mais praias na América do Sul

7 praias para conhecer no Chile

As 10 melhores praias do Uruguai

As 10 melhores praias da Colômbia

As 10 melhores praias de São Paulo

As 12 melhores praias da Argentina

 

1. Mar de las Pampas

Esse balneário é conhecido como “cidade sem pressa”. É a preferida dos casais com filhos pequenos e também dos aposentados. Muito verde, os pinheiros chegam quase ao mar. Tem bons hotéis, restaurantes, cabanas perto do praia e trilhas para caminhada.

Distância de Buenos Aires: 384 km

 

2. Villa Gesell

Ao lado de Las Pampas, a cidadezinha de Villa Gesell tem 31 mil habitantes e dunas a perder de vista. Suas praias são concorridas no verão, especialmente pelos jovens, que lotam os bares, restaurantes e “boliches”, como os argentinos chamam as baladas. Apesar da predominância de jovens, também atrai casais e famílias.

villa gesell

Distância de Buenos Aires: 376 km

 

3. Cariló

Esse pequena vila com cerca de 1500 habitantes tem 3 km de praias e mais de 50 hotéis e flats, o que mostra a importância do turismo na economia local. Entre dunas e reservas naturais, é frequentada pelos mais ricos da Argentina, que percorrem as trilhas de quadriciclo, praticam esportes náuticos como jetski e dão umas tacadas no campo da golfe.

Paz… no quiero volver a la rutina 😩

Uma publicação compartilhada por Vanesa Santos (@santos.vanesa87) em

Distância de Buenos Aires: 362 km

 

4. Reta

Para chegar à praia, é preciso atravessar o incomum Túnel Submedanal, que passa por debaixo das dunas. Tem praias com grandes faixas de areia, a foz de um rio e o encontro do mar com uma lago de água doce.

Distância de Buenos Aires: 928 km    

 

5. Las Grutas

Praia favorita da maioria dos argentinos, principalmente crianças e idosos, Las Grutas tem os melhores pontos de mergulho da costa argentina. E num país de fortes ventos gelados, Las Grutas é conhecida por seu clima agradável, com poucas chuvas, muitos dias de sol e águas que chegam a 25º C, temperatura excelente para uma praia no sul da Argentina.

Distância de Buenos Aires: 1.057 km

 

6. Mar del Plata

Sem dúvidas a praia mais famosa do país e geralmente a única conhecida pelos brasileiros. Com mais de 600 mil habitantes e uma população que triplica no verão, é chamada de “A pérola do Atlântico”. Atrai surfistas, pescadores, jovens, famílias e aposentados do país inteiro, que se divertem nos cassinos, restaurantes, baladas e praias de todos os tipos, pequenas, grandes, com ondas ou de mar calmo.

#MardelPlata, #Argentina @ #Sunrise – December 2014   Uma foto publicada por Austin Larrowe (@austinlarrowe) em

 Distância de Buenos Aires: 415 km

 

7. Miramar

É a vizinha tranquila de Mar del Plata. Tem 29 mil habitantes, urbanismo planejado, bosques e longas praias, mais frequentadas por famílias e casais com filhos pequenos.

praia argetina cidade miramar

Distância de Buenos Aires: 448 km

 

8. Puerto Madryn

Em plena Patagônia, essa cidade de 93 mil habitantes é mais conhecida por fazer parte da rota dos pinguins e ser a porta de entrada da Península de Valdés, um dos melhores lugares para apreciar a vida marinha na América do Sul. Mas por incrível que pareça, tem praias ensolaradas no verão, que atraem banhistas, pescadores e praticantes de windsurf.

praia puerto madryn

Distância de Buenos Aires: 1305 km

 

9. Monte Hermoso

Com 32 km de praias, águas cristalinas, dunas e largas faixas de areia, é um dos principais destinos de portenhos e moradores de Baía Blanca. Outrs atrativos turístico são a temperatura da água do mar, em média 6 ºC acima do que os termômetros marcam na Província de Buenos Aires, o Festival de Musica de la Primavera, que acontece sempre em 21 de setembro, e o Faro Recalada a Bahía Blanca, o mais alto da Argentina. praia argentina monte hermoso Distância de Buenos Aires: 634 km | Foto de Claudio Tomassino

 

10. Praias de Buenos Aires

Como já falei aqui no blog, Buenos Aires tem praia! As mais conhecidas são Peru Beach e El Molino, com bares, restaurantes e boas ofertas de esportes náuticos, para os turistas e locais se jogarem nas águas do Rio de La Plata.

Praia Buenos Aires

Distância do Centro de Buenos Aires: 20 km

 

11. Necochea e Quequén

Juntas, as duas cidades ao sul de Miramar possuem pouco mais de 100 mil habitantes, além de boas praias para surfistas e quilômetros de dunas, que podem ser percorridas em veículos 4×4. Assim como em quase todo o litoral argentino, a melhor  época para curtir as praias é nos meses de verão, de dezembro a março.

Distância de Buenos Aires: 512 km

 

12. Pinamar

A menos de 4 horas de Buenos Aires, é um dos principais destinos de fim de semana dos portenhos. Pinamar tem muitos hotéis, restaurantes, clube e lojas. Ao longo de quase 30 km de praias, tem muitos quisques e decks para apreciar a vista.

Distância de Buenos Aires: 357 km

 

Curiosidades da Argentina

Onde comer em Buenos Aires

• As 10 melhores marcas de doce de leite de Argentina

Onde ficar em Buenos Aires

Guia completo de Buenos Aires

 

Fontes de pesquisa: Viajeros.com, Enviajes.com, UnoTelam e Wikipedia. Fotos: Emilio Kuffer (Las Grutas), Miramar panorama e guarda-sol (Muratore),  Villa Gesell (Ministerio de Seguridad)

 

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário