As praias do Chile não são as mais famosas do mundo, mas o extenso território do país, com um litoral que vai dos confins da Patagônia ao árido deserto do Atacama, possui belíssimas e exóticas praias, para todos os gostos, que merecem ser admiradas e visitadas.

Das mais badaladas às literalmente desérticas, as praias do litoral do Chile são pouco conhecidas no Brasil, mas atraem muitos peruanos e bolivianos, ao norte, e milhares de argentinos, principalmente na região central. Tem praias boas para famílias com crianças, surfistas, jovens e trilheiros.

E não é difícil chegar em algumas dessas melhores praias do Chile. O país tem boas estradas, especialmente a famosa Ruta 5, que vai da fronteira com o Peru até Puerto Montt, no extremo sul. Por causa dessa e de outras vias de qualidade, alugar um carro  (compare preços aqui) pode ser um bom negócio para quem busca conhecer o máximo de praias pelo extenso litoral chileno.

Veja mais praias na América do Sul:

 

1. PRAIA DE ANAKENA (Ilha de Páscoa)

PRAIA_CHILE_ANAKENA

Como geralmente são as mais belas praias, Anakena fica bem distante das grandes cidades. Pra ser mais exato, ela está a mais de 5 horas de avião de Santiago, na remota Ilha de Páscoa – território chileno desde 1888.

Para chegar lá, além do voo de Santiago, é preciso percorrer cerca de 18 quilômetros desde Hanga Roa, maior cidade da ilha e capital da província de “Isla de Páscoa”. O trajeto pode ser feito de carro, moto, ou, para os mais aventureiros, de bicicleta.

Um caminho longo, mas o visual da praia de Anakena recompensa, com seu mar azul turquesa, curta faixa de areia, poucas palmeiras e alguns dos misteriosos monumentos de pedra da Ilha de Páscoa, os Moais.

Duas plataformas de Moais estão na praia chilena de Anakena: a “Ahu Nau Nau”, com sete Moais, e a “Ature Huki”, que possui apenas um. Por mais que as águas sejam frias na maior parte do ano, o que vale a visita à praia de Anakena é sentir a fantástica energia de um dos pontos mais belos da mística Ilha de Páscoa.

 

2. PRAIA EL CANELILLO (Algarrobo)

PRAIA CHILE EL CANELILLO

Próxima à cidade de Algarrobo, balneário que possui a tão falada maior piscina do mundo, localizada no complexo de San Alfonso del Amor. El Canelillo é uma praia familiar, para onde milhares de chilenos se dirigem no verão.

Sua areia suave é ideal para crianças brincarem, assim como o mar, de águas quentes para os padrões do litoral chileno e poucas ondas. Mas, como em toda praia, não dá para tirar o olho dos filhos. A praia de El Canelillo é rodeada de verde e possui outras atrações nas proximidades, como a “Islote de los Pájaros Niños” e a “Islote Peñablanca”.

→ Veja aqui os melhores hotéis de Algarrobo

 

3. PRAIA LA VIRGEN (Atacama)

PRAIA_CHILE_LA_VIRGEN

Em pleno deserto do Atacama, no norte do país, a praia La Virgen é a preferida de boa parte dos chilenos. Seu nome vem de uma das muitas formações rochosas da região, com forma que lembra uma imagem religiosa.

Em resumo, uma praia de areias claras e finas, de onde partem pescadores e mergulhadores para explorar suas águas. Fica a 70 km de Copiapó, cidade com pouco mais de 120 mil habitantes e interligada a Santiago por voos diretos.

→ Veja aqui os melhores hotéis e pousadas baratas de Copiapó

 

4. PRAIA DE REÑACA (Viña del Mar)

PRAIAS CHILE RENACA VINA DEL MAR

Reñaca é o mais turístico dos bairros da já turística Viña del Mar. Sua praia, de mesmo nome, talvez seja uma das únicas praias do Chile conhecidas no Brasil. Mas a maior parte dos veranistas estrangeiros vem mesmo é da Argentina, especialmente de grandes cidades próximas a fronteira, como Mendoza.

Com seus hotéis em formato de cascata, pode ser avistada da região central de Viña del Mar e lugares como o muelle Vergara. Uma praia verdadeiramente POP, a pouco mais de uma hora da capital, Santiago.

Em Reñaca, a diversão se estende das águas, nas práticas de surf e bodyboard, passa pelas areias lotadas no verão e vai até as badaladas ruas que a rodeiam, cheias de pubs, restobares, restaurantes e discotecas de todos os tipos, embora predomine o estilo reggaeton.

Isso, como pode ter passado despercebido acima, só acontece no verão. Nas outras estações, principalmente no inverno, as água da praia fica mais gelada do que nunca e a neblina costuma tomar conta da cidade, que chega a atingir temperaturas abaixo de zero.

Veja aqui os hotéis beira-mar, as pousadas charmosas, os hostels e outras opções de hospedagem em Reñaca.

 

5. PRAIA CAVANCHA (Iquique)

PRAIA CAVANCHA IQUIQUE CHILE

Paraíso dos esportes aquáticos, como bodyboard, surf, windsurf e esqui aquático, Cavancha é uma praia urbana, localizada na cidade de Iquique, uma das maiores do norte do Chile, com mais de 160 mil habitantes.

Graças ao clima ameno da região, a praia de Cavancha costuma ser agradável também para o banho durante o ano todo. Tem facilidades como aluguel de caiaque e da proximidade com hotéis e restaurantes, além de um bem cuidado calçadão.

→ Veja aqui os melhores hotéis, pousadas e hostels baratos em Iquique

 

6. PRAIA DE LOS ENAMORADOS (Quintero)

PRAIA CHILE LOS ENAMORADAS

Na região de Valparaíso, está a pequena e acolhedora praia de Los Enamorados, que, como o próprio nome já diz, é a preferida dos casais apaixonados. Talvez por se sentirem à vontade nessa curta faixa de areia, abraçados pela natureza, encondidos entre as pedras e o verde da mata.

→ Veja aqui as opções de hospedagem em Quintero.

 

7. PRAIAS DO PARQUE PAN DE AZÚCAR

PRAIAS CHILE PARQUE PAN DE AZUCAR

O Chile também tem um Pão de Açúcar, mas é muito diferente do nosso. Enquanto Pão de Açúcar no Brasil é um grande morro rochoso em floresta tropical, no Chile é um parque em uma da regiões mais áridas do mundo, o deserto do Atacama.

O parque, que ocupa uma vasta região de 44 mil hectares entre as Regiões de Antofagasta e Atacama, está repleto de praias paradisíacas (aqui tem fotos bem legais). Entre as mais conhecidas, estão a Praia Piqueros e a Praia Soldado.

Por toda a extensão do Parque Pan de Azúcar, inclusive nas praias, predomina a vegetação de deserto, com mais de 27 espécies de cactos e poucos animais terrestres. Isso sim é uma praia deserta.

 

Já o oceano e os céus são ricos em espécies como lobos marinhos, pelicanos e pinguins, que podem ser apreciados na Isla Pan de Azúcar. O ponto de acesso mais comum ao parque é a cidade de Chañaral, uma pacata capital de província. Veja aqui como chegar no Parque Pan de Azúcar. Um pouco ao norte do parque, está a não menos linda praia de Cifuncho. Vale a pena conhecer também.

 

Lista bônus, com ainda mais praias do Chile!

8. PRAIA OVAHE (Ilha de Páscoa)

Assim como Anakena, a primeira praia de lista, Ovahe também fica na longínqua Ilha de Páscoa. E se em Anakena a tranquilidade é um dos grandes atrativos, em Ovahe ela é ainda maior, já que essa praia de areias finas e rosadas ainda não foi invadida pelos turistas.

Talvez até por isso mesmo, a praia de Ovahe é a preferida dos nativos da ilha, os Rapanui, que parecem não se incomodar com suas ondas fortes. Está localizada a aproximadamente 30 minutos da capital, Hanga Roa, capital da província de Isla de Pascua.

→ Veja aqui as pousadas e outras opções de hospedagem na Ilha de Páscoa.

 

9. PRAIAS DE LA SERENA (La Serena)

PRAIA CHILE LA SERENA

A cerca de 470 km de Santiago, a cidade de La Serena tem praias a perder de vista. Entre as mais conhecidas, estão a Praia de Peñuela e a Praia Los Fuertes. Mas indispensável mesmo é a Praia El Faro, na movimentada Avenida del Mar, cheia de bares, restaurantes e hotéis.

Embora seja uma praia urbana, é tranquila (principalmente nos meses menos quentes do ano) e garante belíssimas fotos do pôr do sol no oceano Pacífico, especialmente nos arredores do Farol de La Serena, que dá nome e ainda mais beleza à praia. E a cidade de La Serena reserva muitos outros atrativos além das praias, como shopping, restaurantes e baladas. Veja mais sobre La Serena aqui no Buenos Dicas mesmo.

→ Veja aqui as melhores opções de hotel, pousada ou hostel em La Serena.

 

10. Praias de Pichilemu (Pichilemu)

Apenas 210 quilômetros ao sul de Santiago, a pequena Pichilemu tem as melhores praias para surfar no Chile. As melhores ondas estão em Punta Lobos. A melhor época na cidade é durante o verão, quando o frio é menos intenso. No inverno, pode até nevar na cidade. Se você surfa e tem acessórios adequados para águas geladas, essa é a sua praia no Chile. Para quem está fazendo um roteiro de carro, por exemplo de Santiago até a Patagônia, vale a pena desviar um pouco o caminho para curtir o belo visual, os restaurantes e outras atividades.

Salve no Pinterest!

Mais Buenas Dicas na América do Sul

Argentina | Chile | Peru | Bolívia | Brasil | Colômbia

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários