Baleias, leões-marinhos e pinguins já escolheram Puerto Madryn como um de seus principais balneários na América do Sul. E esse é apenas um dos motivos que fazem da cidade argentina um destino ecológico imperdível.

Localizada a pouco mais de 1300 km de Buenos Aires, no litoral da província de Chubut, Puerto Madryn está longe de ser um paraíso de verão.

Mesmo assim, a cidade, com cerca de 60 mil habitantes, recebe milhares de turistas todos os anos, atraídos pela intensa vida marinha, pela gastronomia invejável e por suas inúmeras atrações. Tudo em meio à fascinante paisagem da Patagônia Argentina, que possibilita passeios memoráveis, tanto no oceano quanto pelo interior.

O que fazer em Puerto Madryn

Isolada na imensidão do litoral da Patagônia, Puerto Madryn tem atrações tão opostas quanto pegar uma onda ou passear na praia com os pinguins. E é isso o que existe de mais espetacular na cidade.

1. Mergulhar com os leões-marinhos

Guias experientes levam os turistas para um mergulho nas águas transparentes da “lobería” de Punta Loma. Protegidos das águas geladas por uma roupa de neoprene, os visitantes mergulham com snorkel junto à colônia de leões-marinhos.

focas puerto madryn
Foto de Jonathan Hood.

Os filhotes são os mais exibidos. Acostumados com a presença de humanos, eles se mostram em acrobacias sob as águas e até buscam o contato com os visitantes. Uma experiência única, que obviamente deve ser cada vez mais monitorada e controlada pelas entidades ambientais, a fim de evitar os maus tratos aos animais e também garantir a segurança dos turistas.

Leve sua câmera, de preferência à prova d’àgua e com case para fotos submersas.

2. Conhecer a maior colônia continental de pinguins.

Sim, pinguins! A cerca de 180 km de Puerto Madryn se encontra a impressionante reserva de Punta Tombo, uma “pinguineira” onde mais vivem mais 500 mil pinguins da espécie Magalhães.

filhote pinguim puerto madryn
Pinguim em Punta Tombo. Foto de rddyms.

No auge da temporada, cerca de 1 milhão de pinguins diputam espaço em uma estreita faixa de areia.

São muitos filhotes, protegidos e alimentados por suas mães em ninhos feitos pelos pais. A relação monogâmica entre os casais é um dos fatores mais incríveis de se admirar.

pinguins punta tombo
Mais pinguins em Punta Tombo. Foto de Gerben van Heijningen.

Estar em meio a essas pequenas aves polares, que não ultrapassam 50 cm de altura, é sem dúvidas uma das experiências mais fascinantes que se pode ter. Claro que sempre de maneira respeitosa, se lembrando que é você quem invade a praia deles, e não o contrário.

Quando visitar: entre agosto e abril. Nos outros meses os pinguins estarão curtindo sua temporada no norte.

3 . Visitar o Ecocentro

ecocentro puerto madryn
Ecocentro de Puerto Madryn. Foto de Felisa Otaegui.

Um bom lugar para entender como é possível essa harmonia entre turistas e fauna marinha é o Ecocentro de Puerto Madryn. O local, situado no extremo sul da orla da cidade, promove por meio da ciência, das artes e da educação uma atitude mais harmônica com o oceano, especialmente com o Mar Patagônico.

O Ecocentro também oferece exposições permanentes sobre a fauna local, como na sala “Sombras y rumores de ballenas”, uma mostra integral sobre a Baleia-franca-austral.

ecocentro puerto madryn esqueleto baleia
Esqueleto de baleia na entrada do Ecocentro. Foto de Dario.

Se não tem interesse por esses aspectos, digamos, científicos, aproveite para desfrutar do caminho até o Ecocentro, percorrendo toda a orla da Puerto Madryn até Punta Cuevas, onde está seu belo prédio, numa encosta do mar.

4. Admirar e curtir o Oceano Atlântico

A avenida beira mar de Puerto Madryn é repleta de hotéis com vista para o Oceano Atlântico. São opções para todos os gostos e bolsos, desde pousadas simples e hotéis boutique com decoração que remete ao mar.

praia puerto madryn
Dia de sol na praia de Puerto Madryn, Argentina. Foto de reydepersia.

Apesar de não ser o principal atrativo, também é possível curtir as praias da cidade no auge do verão. As águas continuam geladas, mas o sol encoraja os turistas, que lotam as areias da praia e até arriscam um mergulho. Os esportistas também não perdem tempo e se lançam nas ondas com pranchas e velas.

5. Comer frutos do mar

O oceano também se faz presente à mesa em Puerto Madryn. A cidade é um importante pólo pesqueiro da Argentina, concentrando inúmeras espécies de peixes e frutos do mar, que se transformam em deliciosos pratos.

E são receitas com um quê de típicas, principalmente nos ingredientes regionais, como o azeite patagônico e o sal marinho extraído na região.

6. Fugir para o campo

Punta Ninfas, o pontos mais austral do Golfo Novo, tem o refúgio ideal para quem quer apreciar a vida no campo, mas sem perder o mar de vista: é o El Pedral Lodge, uma pousada que mais parece uma casa de campo, realizando passeios à cavalo, navegações de bote e apreciação da chegada das baleias.

7. Desbravar a Península de Valdés

baleia puerto madryn argentina
Acrobacia da baleia no mar de Puerto Madryn. Foto de Mariano P.

Puerto Madryn é a porta de entrada desse verdadeira santuário mundial de vida marinha.

A Península de Valdés, em seus quase 4.000 km² de território, oferece paisagens únicas e mais inúmeros encantos da natureza patagônica: baleias fazendo acrobacias no mar e ainda mais pinguins, leões-marinhos e outras espécies que merecem todo o nosso respeito a admiração.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

7 Comments

  1. Fabrício Queiroga responder

    Belíssima matéria sobre esse lugar em que a vida selvagem é abundante!!
    Estive nesse paraíso a tempo atrás e pude testemunhar todo esse encanto de ver animais extraordinários tão de perto! Fiquei com o sonho de retornar algum dia para aproveitar melhor!! Gostaria de compartilhar um video das baleias em puerto madryn que tive a felicidade de filmar de um Drone a partir da praia.
    https://youtu.be/VFPxTMdJSd4

    • Que legal seu vídeo, Fabrício. Se tiver alguma dica de Puerto Madryn para os leitores do Buenas Dicas, será muito bem-vinda.

      • Fabrício Queiroga responder

        Obrigado. Tenho algumas dicas. Para os amantes de animais, assim como eu, recomendaria que reservassem bastante dias em Puerto Madryn, porque as opções de avistamentos são muitas e as distâncias entre uma atração e outra as vezes é um pouco longa. Por isso, para poder apreciar melhor, recomendo separar diferentes passeios em diferentes dias.
        Ah, eu recomendaria levar o binóculos, pois em alguns dias se pode avistar as baleias da praia de Puerto Madryn mesmo, mas mais bonito mesmo é chegar pertinho delas com o barco, é emocionante, uma das melhores experiências da minha vida!
        É possível chegar bem próximo dos pinguins e dos Lobos-marinhos, ótima experiência também!!
        Tenho o sonho de voltar porque você se sente como se estivesse no National Geografic ou no Discovery Channel! É muito bom!

        • Valeu, Fabrício! Vou adicionar seu vídeo e algumas das suas dicas no artigo. Isso hora que me sobrar um tempo pra atualizar as coisas do blog… Abraço.

          • Jaco Pedro Dalbosco

            estive ai final do ano passado adorei fim deste ano vou novamente curtir cinco dias neste paraiso chamado de puerto madrin

    • Débora Panzarini responder

      Olá, vi que você realizou passeios, gostaria de obter mais informações de como você fez, para chegar no local, qual agência de viagem você foi?! Gostaria de contato.
      Obrigada

Comentários