Roteiro de 5 dias no Chile : Santiago, Cajón del Maipo e praias

O bom de visitar Santiago é que tudo fica perto. Em apenas 5 dias de viagem, é possível curtir as atrações da cidade, fazer um bate e volta nas praias de Viña del Mar e ainda curtir um dia em Cajón del Maipo, na Cordilheira dos Andes.

Primeiro, é preciso escolher a melhor época para a viagem. Como expliquei em detalhes no post Quando ir para Santiago, na cidade tem a melhor época do ano para cada atividade. Pra fazer esse roteiro de 5 dias, com praia e cordilheira, o ideal é que a viagem seja realizada entre novembro e maio, quando é mais seguro chegar a Cajón del Maipo e o clima é melhor para curtir o litoral.

Roteiro de 5 dias no Chile

Dadas as explicações iniciais, aqui vai nossa dica de roteiro de 5 dias em Santiago, preferível no verão, melhor época para curtir as praias próximas a Santiago e as belezas da Cordilheira dos Andes com mais segurança. Se tiver alguma dúvida, basta perguntar nos comentários, no final da página.

Dia 1. Chegada em Santiago

Primeiramente, não recomendo alugar carro em Santiago. Todos os passeios desse roteiro podem ser feitos de ônibus ou com agências de turismo. Para ir do Aeroporto de Santiago até os bairros centrais, chame um Uber ou pegue o ônibus (Turbus ou Centropuerto) que leva até o metrô. Táxi é complicado em Santiago, devido ao alto índice de golpe contra turistas.

O dia da chegada é sempre de descanso. Se chegar cedo, use a tarde para explorar as redondezas ou seu hotel ou as ruas do Centro de Santiago, onde estão pontos turísticos famosos, como a Plaza de Armas, o Palacio de la Moneda, o Mercado Municipal e o histórico Bairro Paris-Londres. É tudo muito perto. Em duas horas de caminhada na região, dá pra ver os principais pontos.

Prédios clássicos do Bairro Paris-Londres
hotdog italiano com palta em santiago, no bairro paris-londres
Completo do tipo Italiano, o tradicional cachorro-quente chileno. Há bons lugares para experimentá-lo no centro.
Foto do Mercado Central de Santiago, no Centro da Cidade
Mercado Municipal de Santiago. Vale a pena visitar, mas acho os restaurantes caros demais pelo que oferecem.

Dia 2. Os melhores passeios urbanos de Santiago

Considero que existem apenas dois passeios essenciais em Santiago, que são as subidas ao Cerro San Cristóbal e ao Cerro Santa Lucia. O resto é invenção pra turista. Vale muito mais a pena ver a cidade desses mirantes naturais do que subir ao caríssimo Sky Costanera. Se não teve tempo no dia anterior, aproveite hoje para ver as atrações do centro.

  • Cerro San Cristóbal: você pode subir ao mirante a pé, de funicular ou de teleférico. Esse último é o jeito mais bonito. Reaberto em 2017, o teleférico funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. O preço do ingresso ida e volta para adultos é de 2.510 Pesos Chilenos.
  • Cerro Santa Lucía: no Centro de Santiago, é possível subir ao seu ponto mais alto em menos de 20 minutos. Caminhada é a única alternativa. O caminho é bonito e bom para fotos, em pontos como a Fuente Neptuno, a Terraza Caupolican e o Castillo Hidalgo.
Teleférico para subir ao topo do Cerro San Cristóbal
Vista na subida do Cerro San Lucía

Dia 3. Bate e volta a Viña del Mar e Valparaíso

A pouco mais de 1 hora de Santiago, estão duas das cidades mais interessantes do Chile. Vá de ônibus, que é barato e seguro, e compensa muito mais do que alugar carro. Desça na rodoviária de Viña del Mar e pegue o metrô (sim, tem metrô) até o centro. Dê uma volta na praia, conheça o cassino e almoce lá mesmo no restaurante do Enjoy del Mar.

Ladeira acima, vá andando em direção a Valparaíso, beirando o mar. Lá está o Castillo Wulff, melhor lugar para fotos em Vinã del Mar. Embarque no metrô em direção a Valparaíso. Desça no centro, repleto de bonitos prédios antigos do governo. Pelas ruas confusas da cidade, vá até o ascensor Concepción. Lá do alto a vista é impressionante.

Desça, fotografe as ladeiras coloridas, e vá para a rodoviária, embarcar de volta para Santiago. Se embarcar no fim da tarde, chegará na capital a tempo de um bom jantar. E de descansar, afinal o próximo dia vai ser puxado. Se gosta de praias, o litoral do Chile tem outras dezenas de lugares a serem explorados, como expliquei no post com As Melhores Praias do Chile.

Praia no centro de Viña del Mar no verão
Metrô de Viña del Mar para Valparaíso
Porto de Valparaíso, visto do alto do cerro, acessível por elevadores centenários

Dia 4. Bate e volta a Cajón del Maipo

O melhor lugar para ver as belezas da Cordilheira dos Andes, sem ir muito longe, é um Cajón del Maipo. Fica a apenas 1 hora de distância de Santiago, mas é atividade para um dia inteiro. Você pode ir de carro alugado, mas é mais seguro fazer o trajeto com agência de turismo. Evite junho, julho, agosto e setembro, quando a neve torna as estradas mais perigosas.

No restante do ano, vá tranquilo curtir esse visual impressionante de lagoas, picos nevados e animais silvestres. Um dos lugares mais bonitos e fotografado em Cajón del Maipo é a represa de El Yeso (Embalse El Yeso). Para saber mais detalhes desse passeio, veja nossas dicas de Cajón del Maipo, onde também tem lindas fotos.

A impressionante paisagem andina de Cajón del Maipo, a apenas 1 hora de Santiago.

5. Passeios extras e retorno ao Brasil

Há voos de Santiago para o Brasil durante todo o dia, por companhias como LATAM, Gol, Aerolíneas Argentinas, Emirates e Avianca. Se o seu voo parte apenas à noite, pode usar o último dia para fazer alguma atividade diferente em Santiago. Por exemplo, pode visitar um shopping para fazer aquelas compras finais.

No post Compras em Santiago, tem muitas dicas de shoppings, como o luxuoso Parque Arauco e o pequeno e simpático Pátio Bellavista. Mas, para atletas e fãs de esportes, não tem lugar melhor que o Mall Sport. Além de mais de 60 lojas, no local é possível praticar atividades como tirolesa, escalada e até fazer aula de surfe em simulador de ondas.

Mais dicas de Santiago

Essa é apenas uma sugestão de roteiro de 5 dias em Santiago, baseada em opiniões e experiências pessoais. Claro que é possível fazer atividades diferentes. Pra quem gosta de vinho, não faltam vinícolas para visitar, como a Undurraga e a Concha y Toro. Pra quem gosta de museus, recomendo e conhecer La Chascona, onde viveu o Poeta Pablo Neruda, e o Museu da Memória e Direitos Humanos, que conta os terrores da ditadura no Chile. Veja também outros assuntos que já abordamos sobre Santiago:

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *