Câmbio no Peru: que moeda levar e cartão de crédito (2024)

A moeda oficial do Peru é o Sol ou Novo Sol. Há alguns anos ela é mais valorizada do que o Real. Mas isso não significa que o país seja caro para nós brasileiros.

Entenda agora que moeda levar para o Peru, para comprar Soles Peruanos, e quais as melhores opções de cartão de crédito para usar no país, além da aceitação dessa forma de pagamento.

Câmbio no Peru: dicas, conversão, dinheiro e cartão

Tudo para você entender como organizar seus gastos no Peru, em destino como Lima, Machu Picchu e Arequipa, e não passar perrengue na viagem.

  • PEN é o código monetário do Sol Peruano. Da mesma forma que BRL para o Real e USD para o Dólar.
  • O Peru tem médias de preços similares aos dos Brasil. Quem converte se diverte sim.

1. Leve Real para o Peru

Compensa muito mais comprar Sol no Peru do que no Brasil. A conversão por lá é muito melhor do que a oferecida pelas casas de câmbio brasileiras.

Atualmente, não compensa levar Dólar.

Além da trabalheira pra fazer o duplo câmbio, há a dupla perda caso insista em levar dólar. Pelas contas e consultas que fiz hoje às casas de câmbio no Brasil e no Peru, é vantajoso levar o Real.

A não ser que você ganhe em Dólar ou tenha aquelas notas verdinhas esquecidas na gaveta. Aí sim faça a troca da moeda norte-americana pela peruana. Lá no Peru.

2. Melhores lugares para fazer o câmbio no Peru

A cotação em Lima costuma ser melhor do que em Cusco. Então, se passar por Lima antes, já faça o câmbio necessário.

Mas, em primeiro lugar, evite a casa de câmbio do Aeroporto de Lima.

  • No dia da minha viagem, o câmbio oficial estava assim: R$ 1 = 0,75 PEN
  • Na casa de câmbio do Aeroporto de Lima, estavam pagando apenas 0,50 por Real.

Já numa casa de câmbio em Miraflores, troquei cada real por 0,69 PEN. Um ganho de 38%. Pesquisei em várias lojas da região, e o valor mudava no máximo dois centavos. A maioria na Avenida José Larco e adjacências.

Comparei também com algumas casas de câmbio no Centro Histórico de Lima, e o valor estava um pouco pior do que em Miraflores.

3. Uso do dinheiro em espécie em Lima e passeios

Nessa viagem não fui a Cusco, portanto não sei como está a questão do papel moeda em Cusco e Machu Picchu.

Na região de Lima, precisei de fato de papel moeda em algumas lojas de presentes no Centro Histórico, e usei também para dar gorjeta no hotel e em restaurantes.

No passeio a Paracas e Huacachina, também foi importante ter dinheiro, para comprar água dos ambulantes e presentes nas lojinhas do oásis. Se quisesse fazer pequenos passeios, como o pedalinho, também precisaria de dinheiro vivo.

4. Aceitação do cartão de crédito em Lima

Utilizei o cartão para praticamente tudo.

Na chegada ao Peru, reservei o táxi do Aeroporto de Lima para Miraflores no guichê da empresa e paguei no cartão.

Todos os restaurantes que fui aceitavam cartão. Inclusive um restaurante bem antigo e histórico do Centro, onde pensei que teria que usar dinheiro, aceitavam cartão.

Paguei o passeio a Paracas e Huacachina no cartão de crédito, no site Get Your Guide. Mas, se fosse comprar na sede da agência em Lima, haveria uma taxa de 5% para uso do cartão. Então, nesse caso teria sido útil ter mais dinheiro em espécie em mãos.

E todos os deslocamentos que fiz de carro em Lima foram de Uber, também pagando no cartão de crédito.

5. Qual o melhor cartão de crédito usar no Peru

As bandeiras Visa e Mastercard são amplamente aceitas. Não reparei em nenhum lugar que não aceitasse ambas.

Em vez do meu cartão convencional, que cobra 4,38% de taxa de IOF, preferi utilizar apenas meu Cartão Wise, onde a taxa é de apenas 1,1%.

Além de cobrar bem menos de imposto, o Wise ainda oferece uma melhor conversão.

Atualmente não é possível carregar o Wise em Sol Peruano. Por isso, a dica é colocar Dólar no seu saldo, pois não é possível usar Real nas compras em outros países, e o Dólar dos Estados Unidos possui a melhor conversão para o Sol nessa situação.

Mas, caso seu Wise tenha saldo em outras moedas, também pode usar no Peru. O meu cartão inicialmente tinha apenas Euro em saldo, mas depois que adicionei Dólar, ele passou a cobrar da moeda norte-americana.

Reservei meu hotel (Red Radisson) pelo Booking.com. Mas fiz o pagamento lá pessoalmente, usando o Cartão Wise. Dessa forma, gastei menos de IOF. Recomendo fazer o mesmo.

Continue planejando sua viagem ao Peru

Agora que você já sabe tudo sobre o câmbio em Lima e que moeda levar ao Peru, confira mais dicas de viagem para organizar seus dias no país de maravilhas como Machu Picchu e o Lago Titicaca.

Comece com nossas Dicas de viagem a Lima, um guia completo com informações sobre a capital peruana. E no guia de Onde ficar em Lima, confira nossas dicas de hotéis nos melhores bairros.

Desejo a você uma excelente viagem, tão inesquecível quanto as paisagens e históricas únicas do Peru.


Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Por favor, vc teve algum problema para usar o Wise no Peru? Porque algumas pessoas acabaram de voltar de lá e tiveram dificuldade para sacar.

    1. Nivaldo Martins disse:

      Olá, Maura. Eu não usei pra sacar dinheiro, apenas pra pagar contas. E tive problemas. Meu cartão Wise foi recusado umas três vezes em Lima, por razão que eles não sabem explicar. Já aconteceu em outros países também. Por isso sempre levo algum outro cartão.

      Pra dinheiro em espécie, pode levar Real para o Peru. O câmbio estava muito favorável em Lima.

      Boa viagem.