Câmbio no Peru: que moeda levar e cartão de crédito (2024)

A moeda oficial do Peru é o Sol ou Novo Sol. Há alguns anos ela é mais valorizada do que o Real. Mas isso não significa que o país seja caro para nós brasileiros.

Entenda agora que moeda levar para o Peru, para comprar Soles Peruanos, e quais as melhores opções de cartão de crédito para usar no país, além da aceitação dessa forma de pagamento.

Câmbio no Peru: dicas, conversão, dinheiro e cartão

Tudo para você entender como organizar seus gastos no Peru, em destino como Lima, Machu Picchu e Arequipa, e não passar perrengue na viagem.

  • PEN é o código monetário do Sol Peruano. Da mesma forma que BRL para o Real e USD para o Dólar.
  • O Peru tem médias de preços similares aos dos Brasil. Quem converte se diverte sim.

1. Leve Real para o Peru

Compensa muito mais comprar Sol no Peru do que no Brasil. A conversão por lá é muito melhor do que a oferecida pelas casas de câmbio brasileiras.

Atualmente, não compensa levar Dólar.

Além da trabalheira pra fazer o duplo câmbio, há a dupla perda caso insista em levar dólar. Pelas contas e consultas que fiz hoje às casas de câmbio no Brasil e no Peru, é vantajoso levar o Real.

A não ser que você ganhe em Dólar ou tenha aquelas notas verdinhas esquecidas na gaveta. Aí sim faça a troca da moeda norte-americana pela peruana. Lá no Peru.

2. Melhores lugares para fazer o câmbio no Peru

A cotação em Lima costuma ser melhor do que em Cusco. Então, se passar por Lima antes, já faça o câmbio necessário.

Mas, em primeiro lugar, evite a casa de câmbio do Aeroporto de Lima.

  • No dia da minha viagem, o câmbio oficial estava assim: R$ 1 = 0,75 PEN
  • Na casa de câmbio do Aeroporto de Lima, estavam pagando apenas 0,50 por Real.

Já numa casa de câmbio em Miraflores, troquei cada real por 0,69 PEN. Um ganho de 38%. Pesquisei em várias lojas da região, e o valor mudava no máximo dois centavos. A maioria na Avenida José Larco e adjacências.

Comparei também com algumas casas de câmbio no Centro Histórico de Lima, e o valor estava um pouco pior do que em Miraflores.

3. Uso do dinheiro em espécie em Lima e passeios

Nessa viagem não fui a Cusco, portanto não sei como está a questão do papel moeda em Cusco e Machu Picchu.

Na região de Lima, precisei de fato de papel moeda em algumas lojas de presentes no Centro Histórico, e usei também para dar gorjeta no hotel e em restaurantes.

No passeio a Paracas e Huacachina, também foi importante ter dinheiro, para comprar água dos ambulantes e presentes nas lojinhas do oásis. Se quisesse fazer pequenos passeios, como o pedalinho, também precisaria de dinheiro vivo.

4. Aceitação do cartão de crédito em Lima

Utilizei o cartão para praticamente tudo.

Na chegada ao Peru, reservei o táxi do Aeroporto de Lima para Miraflores no guichê da empresa e paguei no cartão.

Todos os restaurantes que fui aceitavam cartão. Inclusive um restaurante bem antigo e histórico do Centro, onde pensei que teria que usar dinheiro, aceitavam cartão.

Paguei o passeio a Paracas e Huacachina no cartão de crédito, no site Get Your Guide. Mas, se fosse comprar na sede da agência em Lima, haveria uma taxa de 5% para uso do cartão. Então, nesse caso teria sido útil ter mais dinheiro em espécie em mãos.

E todos os deslocamentos que fiz de carro em Lima foram de Uber, também pagando no cartão de crédito.

5. Qual o melhor cartão de crédito usar no Peru

As bandeiras Visa e Mastercard são amplamente aceitas. Não reparei em nenhum lugar que não aceitasse ambas.

Em vez do meu cartão convencional, que cobra 4,38% de taxa de IOF, preferi utilizar apenas meu Cartão Wise, onde a taxa é de apenas 1,1%.

Além de cobrar bem menos de imposto, o Wise ainda oferece uma melhor conversão.

Atualmente não é possível carregar o Wise em Sol Peruano. Por isso, a dica é colocar Dólar no seu saldo, pois não é possível usar Real nas compras em outros países, e o Dólar dos Estados Unidos possui a melhor conversão para o Sol nessa situação.

Mas, caso seu Wise tenha saldo em outras moedas, também pode usar no Peru. O meu cartão inicialmente tinha apenas Euro em saldo, mas depois que adicionei Dólar, ele passou a cobrar da moeda norte-americana.

Reservei meu hotel (Red Radisson) pelo Booking.com. Mas fiz o pagamento lá pessoalmente, usando o Cartão Wise. Dessa forma, gastei menos de IOF. Recomendo fazer o mesmo.

Continue planejando sua viagem ao Peru

Agora que você já sabe tudo sobre o câmbio em Lima e que moeda levar ao Peru, confira mais dicas de viagem para organizar seus dias no país de maravilhas como Machu Picchu e o Lago Titicaca.

Comece com nossas Dicas de viagem a Lima, um guia completo com informações sobre a capital peruana. E no guia de Onde ficar em Lima, confira nossas dicas de hotéis nos melhores bairros.

Desejo a você uma excelente viagem, tão inesquecível quanto as paisagens e históricas únicas do Peru.


Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *