Considerado a maior obra militar espanhola na América Latina, o Castelo de San Felipe de Barajas hoje é simplesmente um ponto turístico em Cartagena. Visitei as dependências do castelo apenas para dizer se vale a pena ou não. E aqui vai o veredito, com detalhes e fotos desses passeio.

(Antes de embarcar para Cartagena, veja estas 15 dicas de viagem para a Colômbia)

Sobre o forte / castelo

Começou a ser construído em 1536 por militares espanhóis e escravos africanos.O castelo é um conjunto de fortificações criado para a defesa de Cartagena. Localizado no topo de um colina, tem visão privilegiada da baía de Cartagena e da cidade amuralhada. Sofreu intensos ataques de ingleses e franceses. Foi eleito pelo jornal El Tiempo como uma das 7 maravilhas da Colômbia. Desde 1984 é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A grandiosidade do castelo no topo da colina de Cartagena

 

Preços, horários e endereço

Entrada: 25 mil COP o ingresso (entenda sobre câmbio na Colômbia)

Entrada grátis para adultos acima de 62 anos, crianças de até 6 anos e pessoas com deficiência. De fevereiro a novembro, no último domingo de cada mês, também é gratuito.

Meia-entrada: 10.500 COP somente para crianças de  6 a 13 anos de idade.

Horários de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 18h.

Endereço: Carrera 17, Cartagena (Localização)

 

Dicas para a visita ao castelo

• Vá no início da manhã ou no fim da tarde, quando o calor é menos infernal.

• Vá de chapéu. Boa parte do passeio é a céu aberto e o sol de Cartagena é implacável.

• Não compre nada dos ambulantes do lado de fora. Eles vendem principalmente chapéus e água. Tudo pelo dobro do preço. Se chegar sem chapéu e sem água, compre do lado de dentro do castelo, onde é muito mais barato.

• O ingresso também está incluso num city tour de ônibus pela cidade e sai mais barato assim. Mas o tempo de visita fica muito corrido. Se não tem pressa, vá por conta própria.

• Não compensa ir a pé. O calor é garantido e a ponte da cidade amuralhada pra lá é maior do que parece. Táxi é barato. Do Getsemaní até o castelo, paguei apenas a tarifa mínima, que é de 6 mil pesos. Menos de R$ 10.

 

Minha opinião sincera sobre o castelo

É bonito e fotogênico, mas eu esperava mais. Por tudo o que tinha lido e pela fama que tem, o castelo San Felipe ficou abaixo das expectativas. Entendo que ele tem quase 5 séculos e algumas guerras nas costas, mas está mal preservado. Considerando o alto preço do ingresso, o lugar deveria ser mais bem cuidado.

Recentemente visitei também a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis. E o forte brasileiro dá um show de preservação e beleza no castelo colombiano.

No Castelo San Felipe, não tem um acervo interessante pra olhar, ou coisas legais como mapas e projeções antigas. Apenas detalhes de arquitetura militar e coisas bélicas, como posicionamento de colunas, alcance dos canhões e escadas de túneis para enganar inimigos. Essas coisas que só quem gasta ainda mais com o guia de áudio é capaz de se interessar.

O que salvou o passeio foi somente a vista. Lá do alto é possível observar a Cidade Amuralhada, o bairro de Bocagrande e boa parte do mar e da baía de Cartagena. Com a bandeira azul, vermelho e amarelo tremulando, fica tudo mais bonito. Garantia de lindas fotos.

Dica: não suba nos muros seculares do castelo para fazer poses ridículas. Além de desgastar séculos de história, é proibido e você pode cair. Quase aconteceu isso com uma instagrameira de viagem que estava lá. Aliás, favor não confundir “intagrammers” com blogueiros. 😂

Melhor foto que eu tirei no castelo

 

E aí, vale a pena conhecer?

Apenas se você tiver tempo de sobra em Cartagena. Numa viagem de dois ou três dias, por exemplo, é melhor usar seu tempo passeando na cidade amuralhada e nas praias das Islas Rosário. O castelo não é essencial e é um tanto caro pelo que oferece. Mas, se diferentemente de mim, você aprecia detalhes de arquitetura militar de vários séculos atrás, pode incluir num roteiro mais curto. Ou se você gosta de subir degraus maiores do que as pernas. Agora, se vai passar mais de 4 dias em Cartagena, como eu, aí sim vale a pena incluir o Castelo no roteiro, afinal você já estará cansado de praias e ruas coloridas. Veja mais dicas de Cartagena.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários