Nosso continente está cheio de lindas cidades. Entre elas, tem uma categoria que se destaca: as cidades multicoloridas. São lugares incrivelmente fotogênicos, paraísos das selfies e dos fotógrafos de Instagram. Tem cidades históricas e cercadas de incríveis belezas naturais. E uma das é no Brasil.

Com vocês, as 5 cidades mais coloridas da América do Sul. Todas elas tem muitos outros atrativos e merecem um visita. Então pode começar a planejar seu roteiro de viagem. E se por acaso eu me esqueci de algum lugar, pode me lembrar pelos comentários, que aí eu pesquiso e acrescento se for o caso. Coloque os óculos escuros e boa vigem.

 

1. Ushuaia, Argentina

Nos confins da Argentina, na Terra do Fogo, entre as montanhas nevadas e o gélido mar do Canal de Beagle, está uma das cidades mais coloridas da América do Sul. Além de conquistar milhares de turistas com suas atrações naturais, como mergulho, canoagem e esquina, Ushuaia também garante lindas fotos com as cores de suas casas.

Se não puder ir tão longe na Argentina, a própria capital tem seu cantinho colorido, o Caminito. No bairro de La Boca, suas ruas multicoloridas combinam com o som do tango, e são um dos principais pontos turísticos da Buenos Aires.

 

2. Valparaíso, Chile

Pertinho de Santiago e colada em Viña del Mar, a vibrante Valparaíso não tem nada a ver com as vizinhas mais famosas. Cidade portuária, ela se ergueu nas montanhas em frente ao mar. E é do oceano que se tem a melhor vista do panorama multicolorido de Valparaíso. Melhor do que observar, é subir as ladeiras, utilizando os históricos “ascensores”. Lá no alto estão simpáticas ruas, grafites, museus e ótimos restaurantes.

Uma das centenas de casas multicoloridas nas ladeiras de Valparaíso. Pra entender mais a cidade, leia o artigo Ame ou odeie Valparaíso.

Para planejar esse passeio e quem sabe passar pelo menos uma noite no litoral chileno, veja antes nosso artigo Valparaíso ou Viña del Mar, que explica bem a diferença entre as duas cidades.

 

3. Guatapé, Colômbia

A menos de 70 km de distância de Medellín, a pequena Guatapé tem apenas 10 mil habitantes e dezenas de atrações turísticas em uma das regiões mais bonitas da Colômbia. Por exemplo, é  possível fazer trilhas, passeios de barco ou subir no deslumbrante El Peñol de Guatapé, uma pedra de 220 metros de altura, tipo um Pão de Açúcar, de onde se enxerga a linda represa. Mas o que está deixando a cidade cada vez mais famosa é o charme de suas ruas coloridas. No blog CompartilheViagens tem muitas fotos e dicas.

A fama recente da cidade veio após a série Narcos, pois em Guatapé fica uma das mansões de Pablo Escobar, na fazenda La Manuela. Lá é possível fazer uma das atividades mais infames da Colômbia: jogar Paintball nessa antiga casa do maior traficante de todos os tempos (site do “passeio”, em espanhol). E aí, vai encarar?

E antes de embarcar para lá, recomendo ler estas 15 dicas de viagem para a Colômbia.

 

4. Cartagena, Colômbia

A pequena Guatapé pode até ser a cidade mais colorida da Colômbia, mas sem dúvidas a mais famosa é Cartagena. Apesar de seus quase 1 milhão de habitantes, a cidade tem um centro histórico preservado, dentro da Cidade Amuralhada. É lá que estão os sobrados coloniais, as grandes igrejas e as dezenas de casinhas coloridas, ricas em detalhes nas portas e janelas.

Além de linda e colorida, Cartagena é rica em história e praias paradisíacas nas ilhas próximas. Se quer conhecer e aproveitar melhor a parte histórica, veja nossas dicas de Onde se hospedar em Cartagena.

 

5. Olinda, Brasil

Não é só no Carnaval, com as cores das sombrinhas do frevo, que Olinda fica multicolorida. O ano inteiro é possível apreciar a beleza de seu casario histórico, com belos exemplos de arquitetura portuguesa. As casas mais antigas datam do século XVI, quando também foi construída a Igreja Nossa Senhora do Monte (1537), que é a sexta igreja mais antiga do Brasil, segundo o site Aventuras na História. E tudo isso combina muito com a alegria dos famosos Bonecões de Olinda (o melhor é o do Galvão Bueno).

 

E aí, já sabe por onde começar seu roteiro de viagem pela América do Sul?

Além de cidades coloridas assim, nosso continente tem paisagens naturais exuberantes. De norte a sul, a América do Sul tem atrações turísticas muito diversificadas, como praias, montanhas nevadas, cachoeiras, rios, grandes cidades e uma grande variedade de plantas e animais silvestres. Antes de ir para destinos mais distantes, conheça as belezas daqui. E se precisar de alguma dica, passe no Buenas Dicas, onde temos muito conteúdo sobre Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Caribe, Uruguai e, claro, Brasil.

Vem com a gente viver o melhor da América do Sul!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários