Onde ficar em Cartagena: melhores bairros e hotéis

Onde ficar em Cartagena, dentro ou fora da cidade amuralhada? Se hospedar num bairro rico e perto da praia? Ou perto dos principais pontos turísticos e melhores restaurantes? Ou no bairro boêmio perto de bares e vida noturna?

Essas são as descrições básicas dos 3 melhores bairros para se hospedar em Cartagena. É também nesses lugares estão as principais acomodações para turistas, de pousadas baratas (para a média de preços de Cartagena) a hotéis de luxo com vista para o mar.

Dicas de onde ficar em Cartagena – Hotéis nos melhores bairros

Ranking de melhores hotéis em Cartagena

  1. Centro e San Diego, os bairros dos principais pontos turísticos, dentro da cidade amuralhada
  2. Getsemaní, o bairro boêmio, dentro da cidade amuralhada
  3. Bocagrande, o bairro rico moderno, fora da cidade amuralhada

Fiquei hospedado nas principais regiões de Cartagena de las Índias e aqui tem todas as dicas de onde é melhor ficar, incluindo regiões mais práticas, seguras e bonitas da cidade.

Além da experiência de ter ficado em diferentes bairros, me hospedei de variadas formas: pousada barata, hotel mediano e apartamento de temporada.

Já adianto uma coisa: não existe o melhor lugar para se hospedar em Cartagena. O que existe são diferentes opções para diferentes tipos de viagem e viajante. Primeiro, é preciso entender qual é a principal região turística da cidade.

O que é a Cidade Amuralhada de Cartagena?

Cartagena é quinta maior cidade da Colômbia, com cerca de 1.2 milhões de habitantes. Mas praticamente tudo o que interessa ao turista está no Centro Histórico, cercado por muralha de pedras.

Do lado de fora, estão o mar e a cidade real. Do lado de dentro, é um museu a céu aberto: igrejas seculares, palácios e casinhas coloridas. E tudo direcionado ao turismo: pousadas, restaurantes, casas de câmbio, agências de turismo e lojas de joias.

Construída pelos espanhóis para proteger a colônia dos piratas, a Muralha de Cartagena tem 11 km de extensão. Hoje, separa ricos de pobres, e moradores de turistas.

Aliás, muitos moradores de Cartagena nunca estiveram dentro das muralhadas, segundo reportagem da BBC sobre o abismo socioeconômico da cidade.

Com base nisso tudo, ficou assim a nossa seleção de melhores bairros onde ficar em Cartagena de las Índias, com dicas de hotéis do mais barato ao mais luxuoso:

1. Centro e San Diego – Bairros turísticos dentro da cidade amuralhada

É o centro do centro histórico. Se quer estar a poucos passos dos mais bonitos casarões coloniais, das igrejas mais famosas e do maior número possível de restaurantes, seu lugar é aqui. Naturalmente é a região com o maior número de serviços como agências de turismo e casas de câmbio.  Melhor para fazer tudo a pé. 

Resolvi colocar os dois bairros juntos porque eles são colados e muito parecidos. A principal diferença é que a região de San Diego é menos movimentada, o que leva a ser um bairro mais limpo e silencioso, enquanto o centro é caótico noite e dia. Em San Diego, a parte próxima ao bairro La Matuna é mais feia.

Porque se hospedar no Centro: é onde quase tudo acontece em Cartagena e dá pra fazer tudo a pé, como ir aos melhores restaurantes, assistir ao pôr-do-sol da muralha, sair à noite e comprar passeios no Muelle de la Bodeguita. Ótimo lugar onde ficar em Cartagena.

O lado ruim do Centro: algumas ruas são muito movimentadas e os turistas são abordados o tempo todo por vendedores de qualquer coisa, de óculos escuros a charutos cubanos e maconha. Se gosta de silêncio e tranquilidade, tem que pesquisar hotéis em ruas menos movimentadas. A região de San Diego é menos caótica. Por ter a melhor localização possível para o turismo, não é barato se hospedar aqui.

Dicas de hotéis na Cidade Amuralhada de Cartagena

  • Hostel bacana: no coração do bairro mais histórico de Cartagena, o República Hostel é um albergue de alto padrão, com piscina, dormitórios coletivos e quartos privativos, tipo pousada. Melhor opção para quem viaja sozinha.
  • Pousada com melhor custo-benefício: perto da entrada da Cidade Murada de Cartagena, onde ficam a Torre do Relógio e muitos restaurantes e casas de câmbio, o hotel Casa India Catalina é um dos mais reservados de Cartagena.
  • Hotel 5 estrelas: logo na entrada da cidade amuralhada, em ponto estratégico, o Sophia Hotel tem quartos aconchegantes, um elogiado café da manhã e piscina no terraço com vista pro mar.

2. Getsemaní – Bairro boêmio com a melhor vida noturna de Cartagena

Diferente do que dizem, o Getsemaní está dentro da cidade amuralhada. É só olhar ao redor. Inclusive é possível subir na muralha.  Mas esse antigo bairro de escravos é menos preservado do que o centro e tem partes não muito seguras. Localizado entre o Centro e o Castelo de San Felipe.  Melhor para quem gosta de agito jovem. 

Aqui, apesar da riqueza histórica e arquitetônica, faltou investimento e o bairro tem um ar de decadência. Só que, nos últimos anos, o Getsemaní começou a renascer e se tornou um dos lugares mais vibrantes de Cartagena, especialmente à noite.

Porque se hospedar no Getsemaní: aqui está a noite jovem mais animada de Cartagena.  De segunda a domingo, a praça da igreja e os bares ao redor ficam lotados. Pra quem não gosta de balada, a razão para se hospedar aqui é a proximidade com o Centro, em pousadas um pouco mais baratas.

O lado ruim do Getsemaní: exatamente a mesma coisa que é o melhor do bairro, o agito noturno, que deixa algumas ruas barulhentas a madrugada inteira. Depois das 22h, o caminho de 10 minutos até o centro é escuro e não me pareceu seguro.

Dicas de pousadas e hotéis no Getsemaní:

  • Pousada barata e bem localizada: eu fiquei no bom e barato Hotel Plaza de la Trinidad, a poucos metros da região mais animada à noite no Getsemaní. Lugar simples, mas bem cuidado e com ótimo café da manhã.
  • Hotel charmoso: atualmente o Casa Pizarro é o melhor hotel no Getsemaní. Tem piscina, solário e quartos grandes com jacuzzi. Uma das melhores opções de hospedagem em Cartagena para casais, inclusive em Lua de Mel.


3. Bocagrande – Praia e segurança fora da cidade amuralhada

É o bairro rico de Cartagena. Fica numa estreita faixa de terra entre o oceano e a baía do porto. São poucos quarteirões, onde estão alguns dos prédios mais altos da Colômbia, como o Hotel Matutina, que tem 52 andares em 202 metros de altura. Além de organizado e seguro, o bairro tem bons restaurantes, hotéis com melhor custo-benefício e a melhor praia que se pode ir a pé em Cartagena.  Melhor para quem prefere hotéis grandes e com boa infraestrutura, bons para famílias com crianças, por exemplo. 

Mas não se anime com a praia. Apesar de ser a melhor da cidade, a praia de Bocagrande não tem nada de Caribe. As areias são escuras, o mar é barrento e a insistência dos vendedores é chata como na Playa Blanca. Mesmo assim, é um dos melhores bairros de Cartagena e um ótimo lugar onde se hospedar.

Porque se hospedar em Bocagrande: bairro pra quem não abre mão de estar numa cidade normal e moderna, com shopping e tudo, além de um belo calçadão pra caminhar e correr. A praia não é a melhor, mas é possível ir a pé. Por ser fora da  cidade amuralhada, onde tudo é tombado pelo patrimônio histórico, em Bocagrande os hotéis são mais modernos e com melhor custo-benefício.

Desvantagem de Bocagrande: não tem o charme da Cidade Amuralhada e vai precisar ir de táxi para embarcar nos passeios para as ilhas e praias, como Gente de Mar e Playa Blanca.

Dicas de pousadas e hotéis em Bocagrande:

  • Hotel bom e barato: no início do bairro, ou seja, a poucos minutos do centro histórico, o Hernandez Suites é um barato hotel 3 estrelas, com instalações decentes e avaliações medianas.
  • Melhor custo-benefício: o Holiday Inn Express fica perto da praia, do shopping, do calçadão e da cidade murada. Hotel 4 estrelas moderno, um dos mais reservados de Cartagena.
  • Luxo na melhor localização: perto da Cidade Amuralhada, o Hyatt Regency tem uma piscina com vista espetacular, e alguns quartos também são um camarote quase sobre o mar do Caribe.
  • Resort completo: no final da península, o Hilton Bocagrande é um dos maiores hotéis de Cartagena. Tem muitas piscinas, área de brinquedos para crianças e uma pequena praia privativa, exclusiva para hóspedes.

Tem hotéis all inclusive em Cartagena?

Sim! Se você viaja com crianças ou idosos ou simplesmente quer ter a máxima comodidade possível, em Cartagena tem alguns hotéis com a possibilidade de incluir todas as refeições nas diárias. Os melhores all inclusive são estes:

Mas lembre-se que assim você estará “refém” do hotel numa cidade com ótimos restaurantes. Por isso, a primeira dica é dividir suas bases: se tiver por exemplo 5 noites em Cartagena, passe as 2 primeiras na Cidade Amuralhada, para sair a pé e conhecer suas atrações, e depois vá para um grande resort.

Outras opções de hospedagem em Cartagena – Lugares mais baratos

Também explorei outras regiões da cidade mais visitada por turistas na Colômbia. Se você não se importa em ficar em áreas menos bonitas, ou mais distantes dos pontos turísticos, entenda que regiões são essas.

Matuna ou La Matuna, o bairro feio da cidade amuralhada

Dentro da cidade amuralhada, existe um quarto e pequeno bairro chamado Matutina. Mas, exatamente pela sua localização estratégica, cortando o centro histórico, ele tem as principais paradas de ônibus da cidade.

E parece uma grande beira de rodoviária.

Botecos feios, sujeira, aquele eterno clima de 25 de março. Existem boas pousadas nessa região que, por causa da localização, tem preços mais baixos do que outras de padrão similar em bairros melhores. Se encontrar algo que vale a pena, pode se hospedar e andar tranquilo durante o dia. Mas vá sabendo que a região é feia e não é segura para andar à noite.

Vale a pena se hospedar perto do aeroporto de Cartagena?

Depois de viajar para San Andrés e Bogotá, voltei a Cartagena para uma conexão, e teria que esperar a noite toda para o voo no dia seguinte de manhã. Em vez de voltar para dentro da cidade amuralhada, reservei o hotel Velik Ocean, a 5 minutos de caminhada do desembarque e mais perto ainda de um parque à beira mar (tem praia, mas é mais feia do que a de Bocagrande).

Gostei da região. Ruas residenciais, pousadas, hostels e alguns restaurantes. Jantei no La Pescaderia, e comi o melhor ceviche que experimentei em Cartagena, por um preços bem mais barato do que qualquer lugar no centro histórico.

Se vai ficar pouco tempo em Cartagena e não quer gastar muito com hotel no centro, vale a pena se hospedar perto do aeroporto. Táxi pra cidade amuralhada é barato e ir a pé ao aeroporto chega a ser algo exótico.

Dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Cartagena?

Mapa da cidade amuralhada de Cartagena – Bairros centrais
Mapa dos bairros da cidade amuralhada de Cartagena – Centro Histórico

Como falei no início, me hospedei em três diferentes bairros de Cartagena, dentro e fora da cidade. Mesmo assim, é impossível conhecer todas as ruas e muito menos todos os hotéis e pousadas de Cartagena. Por isso, se você também tiver alguma dica de hospedagem, como relatos de bairro ou hotel onde ficou, é só mandar pra gente pelos comentários. E se ainda não viajou e ainda tem dúvidas, é só perguntar. Vou responder o mais rápido possível, de acordo com minha experiência na cidade.

Boa viagem!

Mapa de onde se hospedar em Cartagena, Colômbia – Melhores bairros

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Comentários

  1. Olá Nivaldo, seu post é ótimo. Obrigada!!
    Estamos com previsão de irmos a Cartagena e San Andres de 08 a 16 de julho de 2023. Somos eu, meu marido e gêmeos casal de 18 anos. Pelo que nos descreveu, a cidade amuralhada seria o melhor para o nosso perfil. A época é boa? Qtos dias para Cartagena e qtos dias para San Andres? E quais os passeios imperdíveis? Salientou sobre Islas Rosario, mas tenho que ficar hospedada ou dá para fazer um bate volta ou aconselha outra alternativa? Os passeios de barco, são facilmente encontrados pelo hotel ou melhor contratá-los pela rua? Se houver essa opção.
    Desde já, agradeço a gentileza e a atenção!!
    Att,
    Cristina

    1. Oi Cristina. Sim, recomendo que fiquem na Cidade Amuralhada, lugar melhor não há.

      Julho é início da temporada de chuvas em Cartagena. A tendência histórica é que sejam chuvas moderadas. Somente a partir de setembro ficam mais intensas. Então a época da sua viagem é razoável.

      Imperdível mesmo, é o Centro Histórico, onde você já estará hospedada, e as praias das Islas Rosário. Eu sempre recomendava a praia Gente de Mar, mas infelizmente esse resort fechou esse ano. Mas há outros bem avaliados, como o Bora Bora, na mesma ilha.

      De qualquer forma, veja aqui também: O que fazer em Cartagena

      É possível sim dormir num hotel das ilhas, mas a maioria das pessoas, como eu mesmo, prefere fazer o passeio de um dia. Você pode comprar diretamente no píer chamado Muelle de la Bodeguita, que fica ao lado da Cidade Amuralhada. Inclusive pode ir andando. Ou pode comprar, gastando um pouco mais, em agências de turismo locais ou online (aqui por exemplo). Outra opção, no caso dos melhores clubes de praia, você reserva diretamente com eles. Esses passeios geralmente incluem também o almoço.

  2. Luiz Antonio Silva disse:

    Olá. Parabéns pelo site. Como tenho 5 noites em Cartagena e olhando suas recomendações, decidi que vou dividir minha estadia ficando parte do tempo na Cidade Amuralhada e parte em Bocagrande num hotel mais confortável. Como vc dividiria? Onde fico 3 noites e onde devo ficar duas? Antecipadamente agradeço.

    1. Olá, Luiz. Bom, pergunta complicada. Particularmente, prefiro sempre ficar no hotel pior primeiro. Assim, quando chego no segundo, geralmente fico feliz, haha. Essa dica deve funcionar bem em Cartagena, pois pelo mesmo preço de uma pousada básica na cidade amuralhada, você pega um hotel 4 estrelas em Bocagrande. E acho que vai ser melhor ficar na cidade histórica primeiro, porque aí já faz os passeios a pé e conhece os lugares famosos. Depois, quando tiver mais tempo para ficar de bobeira e conhecer as praias das Islas Rosario, já estará no hotel afastado.

      Agora, sobre quantos dias ficar em cada um. Duas noites é o suficiente para explorar a Cidade Amuralhada, se focar por lá no início. Depois muda e faz os passeios para outros lugares e praias.

      1. Luiz Antonio Silva disse:

        Nivaldo, obrigado pela atenção. Deixa eu te explorar um pouco mais? Eu não me importo de caminhar (até gosto muito) e a distância de Bocagrande à cidade Amuralhada é de cerca de 30 minutos. É um trajeto fácil, seguro ou na prática é inviável ir caminhando? Mais uma vez agradeço.

        1. Pode perguntar à vontade! Pois então:

          Eu fiz esse trajeto a pé, reparando em tudo. A península de Bocagrande é o bairro rico de Cartagena, onde estão os prédios mais altos e luxuosos, um grande shopping e hotéis caros, então é bastante monitorado. Me pareceu bem limpo e seguro. As ruas centrais do bairro são bem sinalizadas e com boas calçadas. Na extremidade da orla da baía de Cartagena, tem um belo calçadão/ciclovia praticamente de fora a fora. Os poréns:

          • Andar pela avenida da praia (Carrera 1) é péssimo. Calçadas quebradas, obras, carros correndo…Meio chato pra andar.

          • Já chegando na Cidade Amuralhada, o caminho se afunila e o trânsito fica bem louco. Tem calçamento, mas é complicado atravessar rua. Nesse trecho, imagino ser perigoso andar à noite, pois fica bem ermo de gente.

          • O calor. Andar em Cartagena é complicado quase sempre e praticamente impossível entre 10h e 16h.

  3. Adorei o post! Muito completo e informativo, depois do Chile com certeza irei visitar a Colômbia, obrigado pelas dicas.

  4. Olá
    adorei sua dicas!!! estou viajando em 08/06, preciso de um hotel próximo ao porto para fazer um cruzeiro
    qual voce indicaria, melhor localização, e também é fácil o transporte por la? táxi? UBER?

    Grata

    1. Olá, Hilda. Os cruzeiros, por exemplo da Royal Caribbean, partem geralmente do Magna Terminal Maritimo. Até existem alguns hotéis na região, mas é um bairro residencial desinteressante. Melhor se hospedar dentro da cidade amuralhada (Centro, San Diego e Getsemaní), que não ficam distantes e tem vários restaurantes e pontos turísticos ao redor do hotéis. Por exemplo, a localização do Casa Macia é excelente.

      Em Cartagena tem Uber, mas táxi é mais barato e chega mais rápido. A qualquer hora, é só erguer o braço na rua que eles param. Da Cidade Murada até o porto, calculo que vai dar o equivalente a R$ 15.

  5. Bom dia. Gostaria de ir a uma praia “tipo caribe” diferente daquela que você descreve. Teria alguma sugestão de cidade perto de Cartagena. Obrigado.

    1. Olá, César. As praias tipo Caribe de Cartagena estão todas nas Islas Rosario. Eu fui para Gente de Mar e gostei bastante. Inclusive é possível se hospedar na pousada deles ou em outras na ilha. Se quiser mais opções, olha este Guia de Praia de Cartagena.

  6. Olá Nivaldo! Vou viajar entre os dias 24/12 e 03/01 e gostaria de saber suas dicas sobre como dividir o tempo entre Cartagena e San Andres. Gostaria de aproveitar a praia pra descansar, mas li aqui que bocagrande não é uma praia paradisíaca para se aproveitar… Estou muito confusa, pode em ajudar por favor? Obrigada! Ana

    1. Olá, Ana. Bom, vou explicar de acordo com minhas percepções sobre cada uma.

      Desses 11 dias de viagem, eu começaria por Cartagena e passaria 4 noites lá, indo embora dia 28/12. É tempo mais que suficiente para andar nas ruas históricas e na muralha da cidade, e fazer o único passeio realmente essencial, que é para as Islas Rosario. Recomendo o resort Gente del Mar, que tem a melhor estrutura e praia de areia, algo raro na ilha. Bocagrande é uma praia feia e lotada de vendedores que não deixam o turista em paz. As praias bonitas estão nas ilhas.

      Restam 6 noites para San Andrés, onde todas as praias são lindas. Eu, particularmente, gostei bastante de San Andrés e por isso ficaria somente lá. Mas pela data da sua viagem, que junta feriado, réveillon e alta temporada, a tendência é a ilha estar lotada. Olha esse relato de San Andrés que recebi de uma leitora, criticando bastante a ilha. Segundo ela, vale a pena ir para Providencia, que faz parte do arquipélago e é muito mais tranquila. Se quer descansar, sem ficar correndo de passeio em passeio, pode ser interessante passar pelo menos 3 noites em Providencia.

      1. Ok Nivaldo obrigada! Vou pesquisar sobre Providencia, pois não tenho ideia como chegar lá e onde ficar!

  7. Oi bom dia. Vou passar 3 dias em Cartagena com meu marido e filha adolescente, pensando em ficar em Bocagrande por causa dos hoteis com melhor estrutura. Acha uma boa idea?? Porque tambem vi umas pousadinhas lindas no Getsemaní e fiquei na dúvida… pode me ajudar a escolher?

    1. Oi Élida. São dois excelentes bairros, cada um com suas vantagens. Então vai ser uma escolha muito pessoal. Se fosse eu, nessa caso definiria minha escolha pelo custo-benefício dos hotéis que encontrasse. Já conhecendo o calor que faz em Cartagena, uma coisa que priorizo é uma boa piscina. É mais fácil encontrar boas piscinas nos hotéis de Bocagrande, como no Regency Hotel. Mas dentro da cidade amuralhada, como no próprio Getsemaní, também há boas piscinas, geralmente em pousadas charmosas. Aí, tem a vantagem da localização, de poder sair a pé pelas ruas históricas, sem precisar de táxi, o que é obrigatório pra quem fica hospedado em Bocagrande. Dá uma olhada também nesse ranking de Melhores hotéis e pousadas com piscina em Cartagena.

      Boa viagem!

    2. Elenita Torres disse:

      Boa tarde, adorei suas dicas, só não encontrei nenhuma referente a valores e moedas. Qual a melhor opção, real, dólar ou pesos colombianos? Qual delas devo levar. Agradeço a atenção.

  8. Um casal de amigos quer passar a lua de mel em Cartagena. Você indica? Qual seria um bom roteiro para caisais?

    1. Olá, Cleide! A cidade é toda romântica, realmente uma ótima escolha pra lua de mel. Se eles querem luxo, charme e boa localização, o melhor hotel em Cartagena é o Sofitel Legend Santa Clara. Ele era um convento e foi inspiração pro Gabriel García Marquez escrever O Amor e Outros Demônios. Por tudo isso, é um dos mais caros da cidade, com diárias a partir de R$ 1.000.

      Muito mais barato, embora fora da cidade murada, o Hyatt Regency é tem uma das piscinas mais bonitas de Cartagena. E piscina é essencial naquele calor.

      Se não querem gastar tanto, há outras boas opções de hotéis e pousadas boutique dentro da cidade amuralhda. Fala pra eles darem uma olha aqui no Booking, que tem mais de 1.200 opções de hospedagem em Cartagena, incluindo flats, hotéis e pousadas.

  9. Gostaria de saber qual o melhor lugar para hospedar em Cartagena,para duas senhoras que adoram aventuras,mas a idade já não permite tantas caminhadas🙋🙋🙋

    1. Olá, Rose! Nesse caso, pra você o melhor é ficar dentro da muralha, de preferência no Centro. Vai estar cercada de bons restaurantes, casas de câmbio, lojas e da bela arquitetura colonial de Cartagena. Pra estar próxima também do embarque para os passeios, é melhor escolher um hotel perto da Praça do Relógio, na entrada principal da cidade amuralhada. Onde estão, por exemplo, o flat El Candilejo e o hotel boutique Las Carretas.

      Pra quem não gosta muito de andar, pra terceira idade e pra quem tem problemas de locomoção, é melhor se hospedar nessa área que é, digamos, o centro do centro de Cartagena.

      Boa viagem!