15 principais comidas típicas dos Estados Unidos

Nem só de hambúrguer vive a culinária dos Estados Unidos da América. Selecionamos os principais pratos dos EUA nessa lista com representantes da gastronomia de diferentes estados, de NY ao Havaí, e receitas tradicionais em feriados nacionais.

Saiba o que comer nos Estados Unidos no café da manhã, na sobremesa e como prato principal. Aqui tem doces, carnes, ensopados, pratos vegetarianos, sanduíches e outras das melhores comidas típicas dos EUA, que tem influência principalmente da culinária europeia e dos índios nativos, além de toques africanos, sul-americanos e asiáticos.

Ps: hoje provavelmente os pratos mais consumidos nos EUA têm origem mexicana, como burritos, nachos, tacos e guacamole. Mas aqui vamos focar nas comidas presentes há mais tempo no país.

Nesse mapa da culinária nos EUA, estão representadas as carnes mais consumidas em todos os estados. (Arte de Jess Fink)

1. Bacon and eggs (ovos com bacon)

Os americanos aprenderam com seus colonizadores ingleses e fazerem um pesado café da manhã. O dia nos EUA geralmente começa com um prato bem servido com ovos mexidos e bacon. Para acompanhar, a preferência nacional varia bastante: pode ser panqueca, waffle ou bagel.

2. Peanut Butter and Jelly (manteiga de amendoim e geleia)

A manteiga de amendoim também é muito popular na dieta matinal ou no lanche dos norte-americanos. Assim como as geleias, é usada para cobrir ou rechear pães, torradas ou outros carboidratos e até mesmo acompanhando frutas e biscoitos doces como cookies. Reforçando a preferência por pratos altamente calóricos pela manhã.

3. Pot Roast (carne de panela)

Uma das comidas típicas mais populares dos Estados Unidos é a carne de panela. Esse cozido de carne bovina geralmente acompanha batata, cenoura e outros legumes. O corte de carne mais comum nesse prato é o que os yankees chamam de “chuck”, que no Brasil conhecemos como acém ou agulha.

4. Green Bean Casserole (cozido de vagem de feijão)

Prato vegetariano, é um clássico acompanhamento no jantar do Dia de Ação de Graças. Trata-se de um clássico cozido de forno, à base de vagem e sopa de cogumelos, coberto por cebolas fritas.

5. Mac’n Cheese (macarrão com queijo)

Quem assistiu Esqueceram de Mim, se lembra do menino Kevin (Macaulay Culkin) saboreando seu macarrão com queijo pouco antes da chegada dos ladrões. É um prato fácil de fazer: macarrão de qualquer tipo, coberto com molho de queijo e queijo gratinado. Tem redes de restaurantes especializados no prato, como a House of Mac, da foto acima.

6. Corn Bread and Chilli (pão de milho com molho apimentado)

Um sanduíche muito comum nos Estados Unidos. Pão de milho recheado com chilli, um ensopado que mistura feijão, tomate, carne moída, pimenta e outros temperos a gosto.

7. Beef Meatloaf (bolo de carne)

O tradicional bolo de carne é um dos pratos preferidos dos estadunidenses e estamos acostumados a vê-lo saindo do forno em séries e filmes. À base de carne moída, no prato também vai cebola picada, salsinha, queijo, ovos e alho, entre outros ingredientes. O molho, tipicamente norte-americano, leva ketchup, mostarda e açúcar.

8. Fried Chicken (frango frito)

Frango frio tem no mundo inteiro. Mas nos Estados Unidos esse prato é levado a sério, existindo inclusive redes de fast-food especializadas em… fritar frango. É um dos pratos preferidos de Homer Simpson. Os cortes mais comuns são peito, coxa e sobrecoxa. Geralmente empanados.

9. Apple Pie (torta de maçã)

Servida geralmente como lanche ou sobremesa, a torta de maçã é uma das principais comidas típicas dos Estados Unidos. Criada pelos holandeses, se espalhou primeiro pela Europa e chegou também ao Brasil, onde no sul ganhou o nome de “Cuca”. Mas nos EUA ela se tornou um símbolo nacional, tal qual o beisebol e o cheeseburger.

10. S’Mores (bolacha com chocolate e marshmallow)

Provavelmente inventada numa fogueira de acampamento, essa gostosura foi listada como um dos 11 pratos icônicos dos EUA pelo jornal The Daily Meal. Fazer o seu é muito fácil: pegue um biscoito (ou bolacha?) e adicione uma camada generosa de marshmallow derretido recém saído do fogo. Coloque um pedaço de chocolate por cima e tampe com outro biscoito. Aguarde um pouco até o chocolate derreter. Está pronta sua bomba de calorias.

Pratos típicos dos EUA, tipo exportação

Abaixo estão algumas comidas típicas dos Estados Unidos que ficaram famosas no mundo inteiro, principalmente por meio das gigantescas redes de fast-food.

11. Hot dog

A origem da salsicha é disputada por alemães, austríacos e gregos. Mas a ideia de servi-la dentro de um pão foi provavelmente de um alemão radicado em New York (história aqui). Lanche barato e fácil de fazer, logo a prática se espalhou pelo mundo. Mas ainda é muito tradicional nos EUA, sendo a comida de rua número um em NY.

12. Hambúrguer

Mais uma contribuição alemã para a culinária dos EUA. Trazido à América por um imigrante de Hamburgo, essa espécie de bolo de carne temperada em formato circular se tornou um dos símbolos dos EUA. Servido com pão e queijo, o “cheeseburger” é o prato preferido de muitos personagens de ficção, como Dudu, amigo do marinheiro Popeye e o Homem de Ferro.

13. Barbecue

No tradicional churrasco de quintal nos Estados Unidos, eles costumam assar salsicha e hambúrger. E no geral, os norte-americanos valorizam mais o sabor do picante e adocicado “molho barbecue” do que o da própria carne. Mas em estados como Texas e Alabama, o assado é levado mais a sério, especialmente na hora de defumar a carne. Um grande exemplo do churrasco norte-americano é a famosa costela do restaurante Outback, que é australiano só no conceito.

14. Pizza dos EUA

Completamente diferente das pizzas brasileiras e italianas, a tradicional pizza dos EUA é dividida principalmente em dois tipos: a pizza de NY e a pizza de Chicago, conhecida como Deep Dish Pizza, que chega a ser espessa como uma lasanha. A versão nova-iorquina apresenta muitas similaridades com o estilo “massa pan” da Pizza Hut, maior rede mundial de pizzarias.

15. Cheesecake

A sobremesa número 1 dos EUA e também a mais exportada. A paixão pela torta de queijo atravessa o país. De San Francisco a New York, ela pode ser encontrada com diferentes caldas de cobertura, embora o sabor mais comum seja o cheesecake de frutas vermelhas.

O que comer nos Estados Unidos

Agora que você já viu nossa lista de comidas típicas do EUA, aproveite sua viagem para experimentar alguns desses pratos tradicionais, de acordo com seu paladas.

Eu, por exemplo, não acho a menor graça em Cheesecake e prefiro nem ver uma Apple Pie. Mas, se combinam com seu paladar, não perca tempo.

Mas lembre-se de experimentar cada prato na sua região de origem, como está bem ilustrado no mapa no início do post. Boa viagem e boas refeições pra você.

Aqui tem mais dicas de viagem para os EUA

Além dessas comidas que você deve provar numa viagem aos Estados Unidos, aqui no blog tem muitas outras dicas importantes. De Nova Iorque ao Havaí, passamos por algumas das principais cidades dos EUA. Vá direto aos conteúdos mais completos:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *