Como chegar em Santo André, Bahia: travessia de balsa e estradas

Entenda como chegar em Santo André, vila de Santa Cruz de Cabrália, perto de Porto Seguro, no sul da Bahia. Tudo sobre a travessia de balsa, as condições das estradas e a melhor forma de fazer a viagem.

Fui a Santo André de carro, que usei também para visitar Arraial d’Ajuda e Trancoso. Num roteiro mais completo assim, vale a pena, e pode até sair mais barato do que usar ônibus e táxi nos trajetos.

  • Distância de Porto Seguro a Santo André: 35 km
  • Tempo aproximado de viagem de carro: 50 minutos a 1h20
  • Como ir: carro, táxi, Uber ou “transfer” do hotel

Como chegar a Santo André, na Bahia

Antes de tudo, uma dica importante: vá para Santo André! A vila é um respiro de tranquilidade na região de Porto Seguro. Passei alguns dias hospedado no Vila Angatu Resort e gostei bastante. (Não é jabá, toda a viagem foi paga por mim mesmo).

Se tiver tempo, combine a viagem com algumas noites em Trancoso e Arraial d’Ajuda, também em Porto Seguro.

Além do carro alugado, utilizado nessa viagem, também já me desloquei em Porto Seguro de Uber, apesar de muitos dizerem que não funciona. Embora, caso queira ir pelo aplicativo até Santo André, provavelmente o motorista te sugira fazer a corrida “por fora”.

Chegada no Aeroporto de Porto Seguro

A Aeroporto de Porto Seguro é o mais próximo de Santo André. Lá estão guichês das principais locadoras de carros (pesquise preços), que levam os clientes de van até as lojas próximas para fazer a retirada do veículo.

No aeroporto também estão empresas de táxi e agências de receptivo que fazer traslados até os hotéis da região.

O deslocamento do Aeroporto de Porto Seguro até Santo André leva em média 1 hora, estando sujeito às condições do trânsito e da espera na balsa de Santa Cruz de Cabrália.

Estrada de Porto Seguro a Santa Cruz de Cabrália

A rodovia BA-001 liga Porto Seguro a Santa Cruz de Cabrália. Mas ela mais parece uma avenida, pois o trânsito é lento, devido ao entra e sai de veículos nas praias e ao grande número de pedestres, especialmente na região da Praia de Coroa Vermelha.

São apenas 25 km de distância entre o aeroporto e a balsa de Santa Cruz de Cabrália. Mas, devido às condições relatadas acima, esse trajeto tem duração aproximada de 40 minutos a 50 hora.

Travessia de balsa de Santa Cruz de Cabrália para Santo André

Diferente da balsa de Arraial d’Ajuda, a balsa para Santo André não costuma ter filas. Mas é uma travessia mais demorada, pois percorre uma distância maior, e está mais sujeita às correntezas.

A balsa funciona o dia inteiro, com intervalos de 30 minutos, nos dois sentidos. No sentido Cabrália-Santo André, começa a operar às 6h da manhã e segue de 30 em 30 minutos até 00h30. Depois, tem uma saída programada às 2h30 e outra às 4h30.

Paguei R$ 22,25 pela travessia de carro com 2 pessoas a bordo. Aceitam somente dinheiro e cartão de débito. Não conferi a possibilidade de PIX.

A travessia durou 20 minutos. Mas me disseram que pode levar até 40 minutos, de acordo com os ventos e a carga da balsa.

Tabela de horários da balsa – Saídas de Cabrália e de Santo André
Dica importante: na travessia de volta de Santo André a Santa Cruz de Cabrália, não pegue a balsa em cima da hora para chegar ao aeroporto. Devido à possibilidade de atrasos, trânsito e tempo maior na travessia, embarque pelo menos uma balsa antes, para não passar perrengue.

Estrada da balsa para o hotel em Santo André

Do lado de la do rio, a balsa atraca onde recomeça a mesma estrada, a BA-001. Lá estão o guichê de venda de passagens da balsa, algumas casas ao redor e um grande estacionamento. Depois disso, é estrada de verdade, apenas com mata ao redor. Estrada em excelente condições, bem sinalizada, e inclusive com ciclovia delimitada.

Reparei na presença de uma van de transporte coletivo para vai da balsa até Guaiú. Segundo me informaram no hotel. ela faz paradas no caminho. É provavelmente o transporte mais barato da balsa até Santo André.

A vila de Santo André está apenas a 2 km da balsa, menos de 5 minutos de carro.

A entrada dos hotéis Vila Angatu e Campo Bahia fica um pouco adiante, a 4 km de balsa. Para chegar até eles, há ainda um curtíssimo trajeto em estrada de terra, menos de 1 km. Fui em dias de chuva forte, e mesmo assim a estrada estava transitável.

Vale a pena ir de carro ou com traslado para Santo André?

Como falei no início, aluguei um carro no Aeroporto de Porto Seguro, o que foi bastante útil em todo o roteiro. Com ele, fui a Trancoso, Arraial d’Ajuda e pude conhecer mais praias na região de Santo André, como a Praia de Santo Antônio.

Queria ter ido também a Guaiú, onde fica o famoso restaurante da Maria Nilza, mas as estradas alagadas me impediram. As estradas para Caraíva também estavam alagadas.

Pra mim, valeu a pena estar de carro, mesmo que ele tenha ficado dois dias inteiros parado no estacionamento do resort.

Caso você vá apenas para Santo André e não pretensa sair do hotel, pode compensar mais utilizar táxis ou até mesmo um serviço de transfer, seja contratado no aeroporto ou com o próprio hotel.

Em caso de dúvidas sobre como chegar em Santo André, ou alguma outra relacionada a transporte, pergunte aqui abaixo pelos comentários ou para o e-mail nivaldo@buenasdicas. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *