Documentos para viajar à Turquia: regras e recomendações 🇹🇷

Tudo sobre documentação e regras de viagem à Turquia. Listamos abaixo as regras de imigração em Istambul, com detalhes necessários sobre o único documento obrigatório, que é o passaporte, e também dicas para você viajar com mais tranquilidade e segurança.

E não se preocupe com visto para a Turquia, pois portadores de passaporte brasileiro são isentos, seja em viagem a turismo ou negócios, desde que o tempo de permanência seja de até 90 dias.

Na Turquia, também não é necessário apresentar o CIVP, comprovante de vacinação contra febre amarela, e também estão suspensas todas as regras relacionadas à COVID-19.

Documentos necessários em viagem à Turquia 🇹🇷

Utilizamos como fonte o site do Ministério das Relações Exteriores, onde constam os requisitos atualizadas para ingresso na Turquia. O site da Embaixada da Turquia no Brasil também contém informações importantes.

Confira a seguir quais são os documentos necessários e recomendados numa viagem à Turquia, e aproveite sem problemas o seu roteiro a destinos incríveis como Istambul, Izmir e Capadócia, entre outros em território turco. O mesmo vale para quem vai fazer um transplante capilar.

Como foi passar pela imigração no aeroporto de Istambul

Cheguei à Turquia pelo moderno Aeroporto de Istambul (IST), que já foi eleito o melhor aeroporto do mundo e está conectado pelo metrô ao centro da metrópole.

A fila na imigração foi rápida e estava bastante organizada. Chegando ao fiscal, apresentei o passaporte e ele me perguntou o motivo da minha visita ao país, e quantos dias ficaria na Turquia.

Não me solicitaram nada relacionado a local de hospedagem ou comprovantes financeiros, que não são documentos obrigatórios, mas podem ser requisitados numa fiscalização mais severa.

O passaporte foi carimbado (sim! Um raro carimbo em 2023) e então entrei oficialmente na Turquia.

Passaporte válido / Obrigatório na Turquia

O passaporte brasileiro permite a entrada na Turquia sem a necessidade de visto. Mas é preciso que seu passaporte tenha pelo menos mais 5 meses de validade na data da sua entrada no país. Exemplo da regra:

  • Se você desembarcar na Turquia em 1º de junho, seu passaporte deve ser válido pelo menos até 1º de novembro.

Ainda não tem passaporte ou precisa renovar? Faça a solicitação de passaporte na Polícia Federal, pelo site oficial do Governo Federal. A taxa de emissão é de R$ 257,25. Mas atente-se à possibilidade de atrasos. Por isso, compre a passagem apenas quando já tiver o documento em mãos.

Seguro viagem / Recomendável na Turquia

Como em toda viagem internacional, recomendo muito que você faça um seguro viagem para ir à Turquia. Apesar de não ser obrigatório no país, o seguro viagem é muito útil caso você precise fazer consultas médicas, odontológicas ou necessite de alguma outra assistência, como relacionadas a voos cancelados, atrasados e bagagem extraviada.

Um plano de seguro saúde é algo muito importante e barato para ser deixado de lado. Faça aqui um orçamento de seguro viagem e comprove que os valores são irrelevantes em comparação a outros gastos da viagem.

E como a Turquia pode ser parte de um roteiro maior, incluindo países da Europa, onde o seguro viagem é obrigatório, como Grécia, Hungria e Alemanha, entre outros, você pode emitir apenas um certificado.

Para que o seu “Seguro Schengen” seja válido também na Turquia, basta incluir o período completo da viagem na hora de emitir suas cobertura e assistências.

Chip internacional / Recomendável na Turquia

Item indispensável hoje em dia em viagens internacionais, o chip internacional de internet também vai ser muito útil na Turquia.

Já utilizei os chips da O Meu Chip e da Airalo em viagens internacionais e gostei bastante do sinal, pois possuem parcerias com as principais operadoras de telefonia em cada país.

Além de poder se manter conectado em tempo integral a aplicativos como Whatsapp, Instagram, Google Maps e a seus bancos e e-mails, o chip internacional ou e-sim será imprescindível para traçar rotas e fazer traduções.

Afinal, o idioma turco é uma grande barreira, e nem todo mundo no país fala inglês. Por isso, tenha sempre um tradutor funcionando no celular e facilite sua vida, principalmente na hora de entender as comidas num cardápio.

Cartão de crédito internacional / Recomendável na Turquia

Grande parte dos negócios voltados ao turismo na Turquia, aceita cartão de crédito. Inclusive, serviços de transporte público em Istambul, como ônibus, metrô e as balsas no Estreito do Bósforo, podem ser pagos no cartão. Então, aproveite-se disso, ao invés de ficar carregando bolos de dinheiro.

Para gastar menos com impostos, minha dica é ter um Cartão Wise, que pode ser carregador em Euro, Dólar e até um Lira Turca. Na minha viagem, testei todas as conversões e compensou mais adicionar saldo em Lira Turca, a moeda local.

Diferente de cartões tradicionais, que cobram 5,38% de IOF nas transações internacionais, o Wise cobra apenas 1,1% de imposto, no momento de adicionar a moeda ao cartão.

Continue planejando sua viagem à Turquia

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários numa viagem à Turquia, confira também as outras dicas aqui do blog, a começar por nosso Roteiro em Istambul, um guia completo com preços, pontos turísticos e mapas.

Já para saber o que comer e onde comer em Istambul, confira nossa lista com as comidas típicas da Turquia, que será de grande valia na sua viagem.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais citados acima ou fale comigo pelos comentários abaixo.

Desejo a você uma viagem inesquecível.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *