|

Documentos para viajar à Turquia: regras e recomendações 🇹🇷

Tudo sobre documentação e regras de viagem à Turquia. Listamos abaixo as regras de imigração em Istambul, com detalhes necessários sobre o único documento obrigatório, que é o passaporte, e também dicas para você viajar com mais tranquilidade e segurança.

E não se preocupe com visto para a Turquia, pois portadores de passaporte brasileiro são isentos, seja em viagem a turismo ou negócios, desde que o tempo de permanência seja de até 90 dias.

Na Turquia, também não é necessário apresentar o CIVP, comprovante de vacinação contra febre amarela, e também estão suspensas todas as regras relacionadas à COVID-19.

Documentos necessários em viagem à Turquia 🇹🇷

Utilizamos como fonte o site do Ministério das Relações Exteriores, onde constam os requisitos atualizados para ingresso na Turquia.

Como complemento, pesquisamos na Embaixada da Turquia no Brasil, site oficial do país no Brasil e que também vale a pena ser conferido antes da viagem.

Confira a seguir quais são os documentos necessários e recomendados numa viagem à Turquia, e aproveite sem problemas o seu roteiro a destinos incríveis como Istambul, Izmir e Capadócia, entre outros em território turco. O mesmo vale para quem vai fazer um transplante capilar.

Como foi passar pela imigração no aeroporto de Istambul

Cheguei à Turquia pelo moderno Aeroporto de Istambul (IST), que já foi eleito o melhor aeroporto do mundo e está conectado pelo metrô ao centro da metrópole.

A fila na imigração foi rápida e estava bastante organizada. Chegando ao fiscal, apresentei o passaporte e ele me perguntou o motivo da minha visita ao país, e quantos dias ficaria na Turquia.

Não me solicitaram nada relacionado a local de hospedagem ou comprovantes financeiros, que não são documentos obrigatórios, mas podem ser requisitados numa fiscalização mais severa.

O passaporte foi carimbado (sim! Um raro carimbo em tempos de análise digital de documentos) e então entrei oficialmente na Turquia.

Passaporte válido / Obrigatório na Turquia

O passaporte brasileiro permite a entrada na Turquia sem a necessidade de visto. Mas é preciso que seu passaporte tenha pelo menos mais 5 meses de validade na data da sua entrada no país. Exemplo da regra:

  • Se você desembarcar na Turquia em 1º de junho, seu passaporte deve ser válido pelo menos até 1º de novembro.

Ainda não tem passaporte ou precisa renovar? Faça a solicitação de passaporte na Polícia Federal, pelo site oficial do Governo Federal. A taxa de emissão é de R$ 257,25. Mas atente-se à possibilidade de atrasos. Por isso, compre a passagem apenas quando já tiver o documento em mãos.

Seguro viagem / Recomendável na Turquia

Como em toda viagem internacional, recomendo muito que você faça um seguro viagem para ir à Turquia. Apesar de não ser obrigatório no país, o seguro viagem é muito útil caso você precise fazer consultas médicas, odontológicas ou necessite de alguma outra assistência, como relacionadas a voos cancelados, atrasados e bagagem extraviada.

Um plano de seguro saúde é algo muito importante e barato para ser deixado de lado. Faça aqui um orçamento de seguro viagem e comprove que os valores são irrelevantes em comparação a outros gastos da viagem.

E como a Turquia pode ser parte de um roteiro maior, incluindo países da Europa, onde o seguro viagem é obrigatório, como Grécia, Hungria e Alemanha, entre outros, você pode emitir apenas um certificado.

Para que o seu “Seguro Schengen” seja válido também na Turquia, basta incluir o período completo da viagem na hora de emitir suas cobertura e assistências.

Chip internacional / Recomendável na Turquia

Item indispensável hoje em dia em viagens internacionais, o chip internacional de internet também vai ser muito útil na Turquia.

Já utilizei os chips da O Meu Chip e da Airalo em viagens internacionais e gostei bastante do sinal, pois possuem parcerias com as principais operadoras de telefonia em cada país.

Além de poder se manter conectado em tempo integral a aplicativos como Whatsapp, Instagram, Google Maps e a seus bancos e e-mails, o chip internacional ou e-sim será imprescindível para traçar rotas e fazer traduções.

Afinal, o idioma turco é uma grande barreira, e nem todo mundo no país fala inglês. Por isso, tenha sempre um tradutor funcionando no celular e facilite sua vida, principalmente na hora de entender as comidas num cardápio.

Cartão de crédito internacional / Recomendável na Turquia

Grande parte dos negócios voltados ao turismo na Turquia, aceita cartão de crédito. Inclusive, serviços de transporte público em Istambul, como ônibus, metrô e as balsas no Estreito do Bósforo, podem ser pagos no cartão. Então, aproveite-se disso, ao invés de ficar carregando bolos de dinheiro.

Para gastar menos com impostos, minha dica é ter um Cartão Wise, que pode ser carregador em Euro, Dólar e até um Lira Turca. Na minha viagem, testei todas as conversões e compensou mais adicionar saldo em Lira Turca, a moeda local.

Diferente de cartões tradicionais, que cobram 5,38% de IOF nas transações internacionais, o Wise cobra apenas 1,1% de imposto, no momento de adicionar a moeda ao cartão.

Continue planejando sua viagem à Turquia

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários numa viagem à Turquia, confira também as outras dicas aqui do blog, a começar por nosso Roteiro em Istambul, um guia completo com preços, pontos turísticos e mapas.

Já para saber o que comer e onde comer em Istambul, confira nossa lista com as comidas típicas da Turquia, que será de grande valia na sua viagem.

E não deixe de conferir onde ficar em Istambul e assim entendes os bairros para escolher um hotel bem localizado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais citados acima ou fale comigo pelos comentários abaixo.

Desejo a você uma viagem inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *