Europa

Seguro Schengen: o que é, preços e onde comprar mais barato

Para viajar a muitos países da Europa Ocidental, é obrigatório ter seguro viagem. Saiba os valores, onde comprar e mais dicas.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Fazer um “Seguro Schengen” é obrigatório para turistas brasileiros que vão viajar para os países da Europa que fazem parte do Espaço Schengen, como Itália, França e Portugal, entre outros. Mas o que é, quais as regras, valores de cobertura, preços e onde comprar mais barato esse plano? Entenda tudo sobre o Seguro Schengen.

Também conhecido como “Carta Schengen“, o Seguro Schengen oferece um valor mínimo de cobertura mais alto do que os planos de seguro viagem básicos e não custa muito mais por isso. Inclusive é possível aproveitar promoções e cupons de desconto para economizar com esse documento obrigatório na viagem.

O que é o Seguro Schengen ou Carta Schengen

É simplesmente um seguro viagem com  cobertura mínima de 30 mil euros  para despesas médicas e hospitalares. Empresas de cartão de crédito passaram a chamá-lo de “Carta Schengen” (Schengen Letter) e criaram confusão. Mas não se engane. Para entrar nessas países europeus, o único documento que você precisa além do passaporte brasileiro válido, é um seguro viagem com cobertura mínima igual ou superior a 30 mil euros ou o equivalente em outra moeda. Faça o seguro, imprima o certificado e embarque tranquilo.

O seguro é cobrado na imigração na chegada à Europa?

Dificilmente.  É lei, mas não costuma ser verificado . Já passei pela imigração em diversos países signatário do tratado e nunca foi cobrado. Inclusive é mais comum pedirem para ver reservas de hotel e passagens aéreas provando que você vai embora, do que o seu Seguro Schengen. Mas não viaje sem ele.

Países onde o Seguro Schengen é obrigatório na Europa:
  1. Alemanha
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Dinamarca
  5. Eslováquia
  6. Eslovénia
  7. Espanha
  8. Estônia
  9. Finlândia
  10. França
  11. Grécia
  12. Hungria
  13. Islândia
  14. Itália
  15. Letônia
  16. Liechtenstein
  17. Lituânia
  18. Luxemburgo
  19. Malta
  20. Noruega
  21. Países Baixos
  22. Polônia
  23. Portugal
  24. República Tcheca
  25. Suécia
  26. Suíça

Preços: quanto custa um Seguro Schengen?

O preço do Seguro Schengen varia muito de acordo com o tempo de viagem e as coberturas oferecidas. Por exemplo, pesquisando neste site comparador de preços, encontrei seguros que vão da cobertura mínima de 30 mil euros a coberturas que chegam a 1 milhão de dólares. Simulando uma viagem de 15 dias, o Seguro Schengen mais barato custa R$ 169 e o mais caro R$ 1353.

Como escolher um Seguro Schengen

Recomendo não comprar direto o mais barato. É preciso levar em consideração o  custo-benefício do plano . Além do valor de coberturas médicas, repatriações, auxílios e assistência jurídica, compare as coberturas de assistência viagem, como:

  • Cancelamento de viagem
  • Interrupção de viagem
  • Danos à bagagem
  • Extravio de mala
  • Atraso de bagagem
 Essas coberturas não são obrigatórias, mas são as mais utilizadas . Afinal não tem nada mais comum do que ter uma mala extraviada ou danificada pela companhia aérea. Então, já que está pagando por Seguro Schengen, escolha um com essas coberturas importantes. E se pensa em praticar algum esporte na Europa, como esqui, bicicleta, futebol ou o que for, escolha um seguro que tenha  Cobertura Médica para Prática de Esportes . Tem um seguro com tudo isso não custa muito mais caro. Por isso é importante comparar coberturas e escolher o melhor custo-benefício.

Onde cotar e comprar um Seguro Schengen

É possível comprar um Seguro Schengen em bancos (inclusive direto pelo aplicativo), agências de viagem e agências intercâmbio. Quem tem certos cartões de crédito, como Mastercard Platinum e Black, consegue o que eles chamam de Carta Schengen gratuitamente. Isso aí, um Seguro Schengen grátis pelo cartão. Mas sem dúvidas a melhor forma de comparar planos e encontrar o mais barato ou com melhor-custo benefício é direto nas seguradoras e comparadores de preços.

Sites de confiança onde é possível pedir orçamento de Seguro Schengen

Atualmente há dezenas de empresas com plataformas de comparação de preços de seguro viagem, além dos sites das melhores seguradoras do segmento. Selecionei abaixo apenas os mais recomendados, sendo que os três primeiros eu já utilizei e recomendo.

Cupom de desconto para comprar seu Seguro Schengen

Além dos preços já mais baixos encontrados pelos comparadores de preços, é possível economizar ainda mais. No caso da Seguros Promo, a empresa divulga cupons de desconto válidos o ano inteiro. Como blog parceiro, os leitores do Buenas Dicas tem desconto de 5% em qualquer plano vendido pelo site. Se escolher boleto como método de pagamento, aí são mais 5% de desconto, totalizando um valor 10% menor no preço do Seguro Schengen. Ou de qualquer outro seguro do site.

Qual o melhor Seguro Schengen?

Não existe um ranking confiável sobre qual é o melhor seguro viagem, muito menos sobre qual é o melhor Seguro Schengen. Afinal os planos são utilizado em território internacional e dependem de uma infinidade de fatores, como atendimento local, rede hospitalar o destino, entre outro fatores, como a burocracia para reembolsos. De qualquer forma, antes de escolher um plano, sobretudo para viagens mais longas, que demandam planos mais caros, verifique a reputação online deles, em sites como:

  • Reclame Aqui
  • Página da empresa do Facebook
  • Endereço da empresa no Google Maps
  • Relatos em blogs de viagem

Esse são importantes termômetros para saber a qualidade de um seguro viagem, o que andam falando sobre ele, quais são as críticas de quem utilizou. Afinal é um produto que muita gente compra e que, ainda bem, pouca gente usa. Eu mesmo, por exemplo, já comprei planos de seguro viagem, incluindo Seguro Schengen, mais de 15 vezes nos últimos anos. E utilizei apenas 1 vez. Por isso é complicado achar opinões sobre o tema.

De qualquer forma, pesquise nos sites e comparadores de preço mais confiáveis indicados e pesquise o máximo de referências que puder, afinal, se o plano for necessário, esperamos ter o máximo de apoio possível tanto em solo internacional quanto no retorno ao Brasil. E se tiver qualquer dúvida em que eu possa ajudar, manda sua pergunta pelos comentários abaixo.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários