A placa do Parque Nacional de Jericoacoara avisa: “a Duna do Pôr do Sol possui 500 anos aproximadamente e vem andando de 10 a 20 metros por ano à medida que o vento sopra as partículas de areia. Agora ela está de frente para o mar indo em sua direção.”

Enquanto ela não desaparece no mar de Jericoacoara, vá correndo curtir o visual do por do sol mais bonito do Brasil. Eu estive lá e até escrevi o nome do Buenas Dicas na areia. Mas o vento é tão forte que, quando passava pra segunda letra, a primeira já estava quase soterrada. Consegue ler?

duna do por do sol dicas

Taí o Buenas temporariamente gravado nas areias da Duna do Por do Sol. =D Agora vamos ver mais detalhes sobre essa que é, na minha opinião, a atração mais linda e imperdível de Jeri.

Como escreve? Pôr do Sol, Por do Sol, por-do-sol ou pôr-do-sol? Segundo as novas regras do acordo gramatical internacional, o correto é pôr do sol, assim sem hífen e com acento circunflexo. Tô usando assim no post todo, mas na placa da reserva está escrito Duna do Pôr-do-Sol. Como é um nome próprio, nesse caso acho que fica correto das duas formas, com hífen e sem hífen. Obrigatório, só o circunflexo.

• Saiba onde ficar em Jericoacoara

Quando ir para a Duna do Por do Sol

duna do por do sol entrada

A duna não tem graça sem sol. Por isso é importante marcar sua viagem pra Jericoacoara numa época em que tenha garantia de sol, ou, se for na época das chuvas, com dias suficientes para que tenha pelo menos um fim de tarde ensolarado. Pra não errar, fique de olho em qual é a melhor época do ano em Jericoaocoara.

O que fazer na Duna do Por do Sol

Simplesmente admirar o belíssimo por do sol sobre o mar de Jericoacoara. A vila cearense é um dos únicos lugares do Brasil onde acontece isso. E do alto do duna o visual é ainda mais incrível.

Como chegar na Duna do Por do Sol

jericoacoara-duna

Andando. Isso se você estiver na Vila de Jericoacoara, pois a duna está exatamente ao seu lado. Na verdade, é a vila que está aos pés da duna. Se o seu hotel for na extremidade oeste da vila, é mais fácil ainda, como no caso do luxuoso Essenza.

Se estiver do outro lado da Vila, como na charmosa Pousada Jeribá, a caminhada até a base da duna também é rápida e não vai levar mais de 15 minutos, isso se você for devagar apreciando o movimento dos barcos no mar.

Paga para entrar?

Não! Como todas as atrações naturais do Parque Nacional de Jericoacoara, não se paga entrada para subir na Duna do Por do Sol.

Posso subir de carro na Duna do Por do Sol?

duna do por do sol carro buggy

Não! O Parque Nacional de Jericoacoara tem regras sérias sobre a circulação de carros. Nem mesmo os motoristas licenciados como guias turísticos podem subir na duna. É possível apenas passar pela praia ou pela estrada de areia do outro lado da duna. Se for de carro até lá, é preciso estacionar na base e subir andando. No auge do movimento na duna, na hora do pôr do sol, é normal ver uma viatura da polícia vigiando o acesso.

Vale a pena subir na Duna do Por do Sol?

A duna não é o principal cartão-postal de Jericoacoara à toa. Como falei no início, ela propicia o por do sol mais lindo da cidade e provavelmente o mais bonito do Brasil. De lá da pra ver o toda a extensão da vila de Jericoacoara e muitas praias da região. O balé dos praticantes de kitesurfe no mar dá um charme a mais. E o por do sol, esse não tem preço.

Mar de gente na hora do pôr do sol

duna do por do sol

No Ceará não tem horário de verão e o sol de põe muito cedo o ano inteiro, antes das 18h. Então, se você tiver apenas um dia em Jeri, cuidado para não perder esse espetáculo da natureza. Todo dia depois das 16h começa a romaria de turistas em direção ao topo da Duna do Pôr do Sol. Na alta temporada, quando chega 17h30, já fica difícil encontrar um lugar na duna sem ninguém na frente.

Dicas importantes

entrada duna do por do sol jericoacoara

• O vento é forte na duna. Se for só de sunga ou biquini, vai ser chicoteado pela areia voadora. Leve pelo menos uma camiseta, você vai precisar dela no caminho.

• Leve também seus óculos escuros. Mesmo que o sol já não esteja forte no fim da tarde, ele vai ajudar a proteger seus olhos da areia.

• Água! Leve uma garrafinha com você. Não lembro de ver vendedores ambulantes na duna e torço para que isso não aconteça. Aliás, acho que o comércio por lá é ilegal.

• PERIGO. Não vá à noite na Duna do Pôr do Sol. Enquanto pesquisava pra escrever esse post, li casos de crimes por lá, como o estupro de uma turista alemã, um assalto à mão armada e o sequestro de quatro turistas.

Até breve, Duna do Por do Sol!duna do por do sol jericoacoara

Mais dicas de Jericoacoara

• Trilha da Pedra Furada

• Lagoa de Tatajuba ou da Torta

• Lagoa do Paraíso

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários