Quando chove? Quando é mais barato? Quando tem sol garantido? Antes de embarcar, pesquisei muito qual era a melhor época do ano em Jericoacoara. Descobri que tanto faz, principalmente depois de conversar com os moradores da vila. Mesmo assim, é importante saber detalhes de temperatura, clima e outras informações que vão ajudar você a decidir quando ir a Jericoacoara.

Vou comentar sobre o clima em Jericoacoara de acordo com os meses, divididos pelas estações do ano na vila. E também quando é alta, média e baixa temporada, de acordo com as tabelas de preços que recebi das pousadas.  Vou falar também das desvantagens e vantagens de cada época em Jericoacoara.

Em qualquer época do ano, você pode pode chegar no Ceará com todos os transportes e os melhores passeios de Jericoacoara já reservados pelo site da Touron, agência de turismo online.

Época das chuvas em Jericoacoara | Janeiro a junho

tatajuba-jericoacoara-lagoa-redes

É o verão, época de sol forte e chuvas. Mas como boa praia do nordeste, vai ser difícil pegar chuva todos os dias o dia inteiro, como acontece no sul e no sudeste. As chuvas em Jericoacoara costumam ser passageiras. Se for nesse período, procure ir em junho, no final da estação.

E se chover na sua viagem, nem pense em reclamar para os locais. A seca por lá é brava, quase todos vieram das zonas rurais e ainda têm familiares que precisam da chuva para ter o que comer e beber durante o ano. Perder algumas horas de praia não é nada perto de perder um rebanho inteiro. Curta a chuva.

Quando chove mais: março e abril são os meses mais chuvosos do ano em Jeri.

Quando chove menos: junho é final de estação, historicamente chove muito pouco e as lagoas já estarão cheias. Além de ser baixa temporada, o que abaixa os preços das pousadas. Tem mais dicas sobre isso abaixo.

Sol garantido em Jericoacoara | Julho a dezembro

lagoa-do-paraiso-jericoacoara

Nessa época, que dura 5 meses, é difícil cair alguma gota d`água. Ou seja, garantia de sol e muitos turistas, que enchem as pousadas e ruas da vila. Aliás, se você quer agito, se quer ferver na Rua do Forró, vá no segundo semestre, de preferência beirando o reveillon.

Em dezembro, quando fui pra última vez pra Jeri, chegou a cair um leve chuvisco, que encheu os locais de esperanças (e os turistas de medo). Mas não durou nem 10 minutos e não encheria nem uma xícara de água.

Alta temporada em Jericoacoara | Janeiro, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro

jericoacoara-duna

Cada um por seus motivos, estes são os meses mais disputados (e caros) em Jericoacoara.

Janeiro: férias escolares e ainda não começou a chover muito. Sem falar que nessa época é inverno na Europa e nos Estados Unidos, de onde vem boa parte dos turistas pra Jeri.

Julho: garantia de sol e lagoas cheias. Se quer ver a famosa Lagoa Azul, é uma boa época. Início da temporada dos ventos, que lota Jeri de praticantes de Kite e Windsurf. Reserve seu hotel com antecedência.

Agosto e outubro: alta temporada simplesmente porque é garantia de sol. Em agosto, as lagoas vão estar cheias. Em outubro, só se tiver sorte.

Dezembro: fim de ano Jeri fica ainda mais lotada. Motivos não faltam. É o último mês antes das chuvas, início das férias escolares, Natal e rola o famoso reveillon em Jericoacoara.

Média temporada em Jericoacoara | Fevereiro, março e setembro

alchymist-beach-club-jeri-lago-do-paraiso

Entendo que fevereiro e março, por serem meses chuvosos e sem nada de especial, tenham que ser mais baratos mesmo. Agora, setembro é um mês com garantia de sol e lagoas cheias. Se quer aproveitar os preços bons da média temporada, setembro é um bom mês pra conhecer a região. Considero setembro, pelo sol e pelos preços justos, uma das melhores épocas para curtir Jericoacoara.

Baixa temporada em Jericoacoara | Abril, maio e junho

jericoacoara-kitesurf

Esses meses são a melhor época para gastar pouco em Jericoacoara. Se quer aproveitar os hotéis e passeios com preços mais baixos, procure viajar nos meses listados. Os preços nesses meses realmente vão estar mais baixos. Como eu sei disso? Recebi tabelas de preços de várias pousadas, todas dividindo exatamente assim as épocas do ano em Jeri.

Desses, qual é melhor mês? Por ser fim da estação das chuvas, com muitos dias de sol e lagoas cheias, a dica é ir em junho.

Afinal, qual a melhor época em Jericoacoara?

  • Pra evitar as chuvas e ter sol garantido, vá entre julho e dezembro.
  • Pra pagar mais barato nas pousadas, vá em abril, maio e junho.
  • Para ver as lagoas cheias, inclusive na Duna do Funil, vá entre maio e agosto.

Veja todas as nossas dicas de Jericoacoara

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

43 Comments

  1. Falaê Nivaldo. Poxa…estou indo pra jeri dia 05 março e me desanimei imaginando lagoas rasas ou secas. Será ?
    Tô com medo. o que me fala ?

    • Nivaldo responder

      Impossível dizer como vão estar as lagoas em março…A tendência pro mês é essa relatada aqui, de muitas chuvas.

    • Nivaldo responder

      Oi Lucélia. Particularmente, prefiro junho, especialmente no final do mês, que tem ainda menos chance de chover. A vantagem é que junho é mais tranquilo que julho (mês de férias e início da alta temporada em Jeri).

  2. Olá Nivaldo

    Gestante , encontram problemas pra chegar em Jeri? Pretendo conhecer !

    • Nivaldo responder

      Oi Ana Lucia. Acho pouco arriscado, historicamente não chove tanto no final de maio. Mas não tem como garantir nada. Uma vantagem é ser baixa temporada, então vai diárias mais em conta nas pousadas (entenda onde ficar em Jeri) e a vila menos lotados. Vá sem pressa, assim tem tempo de conhecer tudo se por acaso chover algum dia.

  3. Olá Nivaldo, muito bacana as suas dicas (diretas). Se eu tivesse lido antes teria feito diferente, mas agora já foi. Veja se me ajuda com umas dicas. Eu estou indo a Fortaleza no começo de março/20 – são 06 dias. Vou eu, minha mãe, esposa e 02 filhos 03 e 05 anos. Havia pensado em ir até Jeri, mas com os seus comentários e dicas de épocas acho que melhor deixar para outra oportunidade. A questão das chuvas aliada ao fato de ser um deslocamento considerável com as crianças, fora que imagino que Jeri seja algo para se explorar, muitas caminhadas, enfim talvez não seja um passeio para crianças tão pequenas. Ai ir até la e ainda pegar clima chuvoso, enfim. O que você acha Nivaldo? O que faria? Já estou com as passagens compradas tenho que ver um roteiro ao mesmo tempo bacana para os adultos e para as crianças mesmo pegando chuvas diárias.

    • Nivaldo responder

      Valeu Otávio! Olha, sendo bem sincero, eu não iria pro Ceará nessa época. Tem praias com clima melhor em março, como Natal, Praia do Forte e todo o sul da Bahia. A tendência é realmente chover, mas você pode ter sorte e pegar sol todos os dias, nunca se sabe.

      Sobre viagem com crianças para Jeri, muito gente vai e lida bem. Mas realmente exige muitas caminhadas na areia, desde a Duna do Pôr do Sol até na hora de ir jantar, já que as ruas são todas de areia. Escolha uma pousada bem localizada vai ajudar, fiz um mapa útil no post Onde ficar em Jeri. Particularmente, se fosse com crianças pequenas, iria preferir uma praia com melhor infraestrutura e acesso mais fácil. Por exemplo, pertinho de Fortaleza tem Cumbuco, que você chega de táxi ou Uber, e tem belas pousadas pé na areia.

  4. OI boa tarde nivaldo.
    vou para fortaleza em agosto e queria muito ir visitar jeri
    sabe me informa se vale apena ?

  5. Olá, parabéns pelas dicas, mas estou com uma dúvida, eu vou agora em maio no dia 16 devo ficar uns 5 dias, costuma chover muito ou não, e mesmo com chuva, faz frio ou fica quente? Até porque estaremos no inverno. Estou com muito medo de pegar chuva e tempo fechado

    • Nivaldo responder

      Oi Monica. Em maio ainda há chances medianas de chuva. Nessa época não costuma chover horas sem parar. Boa sorte!

  6. Olá, Bom dia Nivaldo.

    Parabéns pelas excelentes dicas, bem objetivas!!!

    Estarei em lua de mel em Outubro deste ano, 2019. Um dos destinos que estou pesquisando é Jericoacoara. Para outubro vi nas suas dicas que vai depender da sorte se as lagoas estarão cheias, isso significa que corre uma grande chance de não termos as imagens de lá como na internet?, por exemplo as fotos que vejo daquelas redinhas na água transparente pode ocorrer de estar tudo seco? Não conheço o local então não entendi a descrição muito bem da seca, não queria ir com uma expectativa das imagens que há dos locais na internet e chegar lá me arrepender.

    Outro destino que estava pretendendo fazer no lugar de Jeri, seria um tour: mais ou menos, desde Barra de São Miguel dos Milagres até Porto de Galinhas (tendo como foco praia de Antunes em Maragogi). Mas não encontrei lugares com dicas desses lugares e se compensa Jeri ou a outra opção do tour. Nesse mês que vou ter, Outubro. Caso tenha alguma sugestão/Dica, também estou aceitando para que possa me decidir.

    Obrigada desde já.

  7. Oi Nivaldo!

    Gostei muito da sua página, clara, com informações ótimas!
    Tiramos férias de 20 de abril a 10 de junho e vi que é epoca de chuva em Jericoacoara.
    Gostaríamos muito de ir pois realmente deve ser fantástico! Minha pergunta é se chove o dia todo
    ou é chuva de verão que dá aquela pancada e depois abre sol? Ir para lá e não curtirmos a praia e a vila não dá né?
    Grata,

    • Nivaldo responder

      Olá Regina. Olha, previsão do tempo é aquela coisa imprevisível. Mas junho já é inicio do fim da estaçao chuvosa. Pode pegar lindos dias de sol. Quanto mais pro fim do mes, melhor.

  8. Marciana Gonçalves responder

    Olá estou planejando uma viagem para Fortaleza e Jericoacoara, entre Agosto e outubro, oq vc me fala dessa data???

  9. maria Tibeiro responder

    Gostaria de conhecer Jericoacoara, mas me falaram que as praias melhores são longe da vila. Somos da terceira idade, eu e meu esposo. O que vc indica? Não tem hotéis nas praias mais visitadas, tudo é feito de carro? Quero ir no final de fevereiro, ainda é muito caro?

    • Nivaldo responder

      Olá, Maria. Aqui tem um Guia de Praias de Jericoacoara. A melhor fica bem em frente à vila, tem muitas pousadas próximas, dá pra ir a pé. Expliquei em detalhes no post Onde se hospedar em Jericoacoara. Fevereiro é época de chuva em Jeri. Recomendo passar mais tempo, tem chance de ficar lá em mais dias de sol. Por ser baixa temporada, não vai estar tão caro. Cuidado apenas pra esse fim de fevereiro não emendar com março, porque em 2019 vai ser Carnaval.

      • Nivaldo, como é o carnaval em Jeri? Muito agito? Muita gente? Para quem quer fugir da folia é uma opção? Desde já agradeço a sua atenção.

        • Nivaldo responder

          Olá, Luiz. Também sou da turma que foge de Carnaval. Eu não cheguei a passar os dias de Carnaval lá, mas li sua pergunta e fui procurar notícias… Achei essa de 2017 dizendo que foi tranquilo. Também teve em 2018.

          No fórum Mochileiros tem um relato que explica bem:

          “Até meados de 2012 era um povoado pacato durante o carnaval, para quem queria algo mais tranquilo para descansar. Atualmente, a realidade mudou bastante. Vem recebendo cada vez mais turistas e ficando mais e mais popular. Consequentemente, está ficando mais agitado. Algumas pousadas vem investindo bastante em agitação. Como exemplo o já tradicional Café Jeri. É uma balada que acontece numa espécie de lage da pousada, é muito bacana…”

          • Valeu, Nivaldo! Obrigado pelas informações!

          • Olá Nivaldo. Tudo bem ?
            Gostaria de uma dica/informação… Junho (2020) é o mês que iremos conseguir viajar… Qual praia você nos indicaria? Tenho lido que Jeri é uma boa dica.
            Procede ?

    • Nivaldo responder

      Olá Neusa. Assim como em Fortaleza, março e abril são os meses mais chuvosos em Canoa Quebrada. Em maio ainda pode chover um pouco, mas tem mais chances de pegar mais dias de sol. Aproveita pra conhecer Jericoacoara também. Boa viagem!

      • Olá tudo bem? Estou pensando ir em março de 2020 na semana de lua cheia. Amo sol, mas vi que é época de chuvas. Fiquei preocupada. O que você recomenda?

        • Nivaldo responder

          Oi Nadi. Isso é, março é um mês historicamente chuvoso no litoral do Ceará. Dificilmente chove dias sem parar. Se for, fique mais tempo, pelo menos uma semana, pra ter mais chances de curtir a praia e as lagoas.

  10. Hahahahaha desculpa , foi o corretor mesmo 😂😂! Olha valeu, pior que são minhas férias e só pode ser nesta data , que triste!!! Gostei bastante dos seus posts! Abraço

  11. Tô pensando em ir em Abril, você nacgabqur que é uma canoa furada??? Abraço

    • Nivaldo responder

      Olá, Fátima. Abril é época de chuva em Jericoacoara. Claro que é possível ter lindos dias de sol durante sua viagem, afinal não chove ou fica nublado todos os dias o dia inteiro. Recomendo ficar mais dias lá, assim, tem mais chance de pegar tempo bom. Não entendi o que “nacgabqur”, acho que algum loucura do corretor automático. O que seria?

    • Gostaria de ir em jeri inicio de fevereiro tipo dia 08/2020 . Sera que chove muito nesta epoca?

  12. Vou viajar de férias com a família início de Janeiro e gostaria de dicas fe lugares legais. Vou viajar com duas crianças de 4 e 12 anos.

Comentários